MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Contestação Trabalhista   - Danos morais - dormir no caminhão - ausência de diárias

Atualizado por Modelo Inicial em 15/02/2024


AO JUÍZO DA VARA DO TRABALHO DE


PRAZO: Pela Reforma Trabalhista, a CLT indica que: "A parte poderá apresentar defesa escrita pelo sistema de processo judicial eletrônico até a audiência." (Art. 847, parágrafo único).
Já a RESOLUÇÃO CSJT Nº 241/2019* que regulamenta o processo eletrônico, informa que:
Art. 22. A contestação ou a reconvenção e seus respectivos documentos deverão ser protocolados no PJe até a realização da proposta de conciliação infrutífera, com a utilização de equipamento próprio, sendo automaticamente juntados, facultada a apresentação de defesa oral, na forma do art. 847, da CLT.
§ 1º No expediente de notificação inicial ou de citação constará recomendação para que a contestação ou a reconvenção e os documentos que as acompanham sejam protocolados no PJe com pelo menos 48h de antecedência da audiência.
*Certifique-se sempre da vigência e da aplicabilidade das normas indicadas.

SIGILO NO PROTOCOLO DA CONTESTAÇÃO: Ao optar pelo sigilo no ato do registro no processo eletrônico, apresente os fundamentos com base nos arts. art. 770, caput, da CLT e dos arts. 189 ou 773, do CPC, sob pena de desconsideração das peças nos termos da Resolução CJST nº 241/2019:
Art. 22(...) § 3º Com exceção da petição inicial, as partes poderão atribuir sigilo às petições e documentos, nos termos do parágrafo único do art. 773 do CPC.
§ 4º Com exceção da defesa, da reconvenção e dos documentos que os acompanham, o magistrado poderá determinar a exclusão de petições e documentos indevidamente protocolados sob sigilo, observado o art. 15 desta Resolução.
§ 5º O réu poderá atribuir sigilo à contestação e à reconvenção, bem como aos documentos que as acompanham, devendo o magistrado retirar o sigilo caso frustada a tentativa conciliatória.

Processo Nº

, já qualificado no processo em epígrafe, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu representante constituído apresentar

CONTESTAÇÃO

em face da Reclamação Trabalhista movida por , já qualificado, pelos fatos e fundamentos a seguir dispostos.


PRELIMINARES DE DEFESA

  • DO MÉRITO

  • Os argumentos propostos na inicial devem ser integralmente rejeitados, pelos seguintes motivos:
  • Todos os argumentos e provas devem ser rebatidos, sob pena de reputarem-se verdadeiros os fatos não impugnados.
  • DA AUSÊNCIA DE DANOS MORAIS

  • O Reclamante requer indenização por danos morais por ter que dormir no caminhão pela ausência de diárias suficientes para cobrir um hotel. Ocorre que danos morais é cabível somente quando diante de um ato ilícito que afete a dignidade do trabalhador, o que não restou evidenciado no presente caso.
  • O dano moral não pode ser banalizado, se configurando exclusivamente nos casos em que dignidade moral da pessoa é atingida, conforme leciona o STJ sobre o tema:
    • "Portanto, dano moral é todo prejuízo que o sujeito de direito vem a sofrer por meio de violação a bem jurídico específico.É toda ofensa aos valores da pessoa humana, capaz de atingir os componentes da personalidade e do prestígio social. 4. O dano moral não se revela na dor, no padecimento, que são, na verdade, sua consequência, seu resultado. O dano é fato que antecede os sentimentos de aflição e angústia experimentados pela vítima, não estando necessariamente vinculado a alguma reação psíquica da vítima." (STJ, 4.ª T., REsp 1245550-MG, rel. Min. Luis Felipe Salomão, j. 17.3.2015, DJUE 16.4.2015).
  • A simples narrativa sem respaldo de provas que evidenciem o dano à honra ou à moral do trabalhador não são suficientes para o deferimento do pleito, conforme posicionamento do TST:
    • RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO PELO RECLAMANTE. DANO MORAL. PERNOITE NO CAMINHÃO. Esta Corte se manifesta no sentido de que o fato de o motorista dormir na cabine do caminhão não gera, por si só, dano moral, devendo ser demonstrados de forma cabal os prejuízos sofridos pelo reclamante. Com efeito, não há no acórdão regional nenhum elemento fático que demonstre que o reclamante sofreu constrangimento pessoal que pudesse caracterizar abalo dos valores inerentes à sua honra. Recurso de revista não conhecido. (TST, ARR - 1005-45.2015.5.09.0652, Relatora Ministra: Dora Maria da Costa, Data de Julgamento: 24/09/2019, 8ª Turma, Data de Publicação: DEJT 27/09/2019)
  • Nesse sentido confirma a jurisprudência sobre o tema:
  • JORNADA DE TRABALHO. MOTORISTA PROFISSIONAL. TRABALHO EXTERNO. TRANSPORTE DE VEÍCULOS COM SINISTRO EM RODOVIAS. LABOR EM CONDIÇÕES DEGRADANTES NÃO CONFIGURADO. Demonstrada hipótese de trabalho externo (CLT, 62, I), não há direito a horas extras. Ademais disso, remanesce irretocável a sentença, se não há prova de ter-se o reclamante submetido a regime de jornadas exaustivas ou a condições degradantes. Isso porque se mostra desarrazoado exigir do empregador o fornecimento de hotel para pernoite e paradas em rodovias com instalações sanitárias adequadas, se tais cláusulas estão ausentes do contrato de trabalho. "A mera constatação de que o empregador não disponibilizava ao empregado diárias de hotel, permanecendo este na cabine do caminhão em pernoite não configura ilícito passível de atribuição de responsabilidade civil por danos morais, à míngua de qualquer outro elemento que noticie hipótese específica de abalo moral correlato. Nesse sentido, inclusive, a constatação do Regional de que a cabine do caminhão era equipada com cama, mas não possuía condicionador de ar, não é, igualmente, substrato fático suficiente para a manutenção da condenação. Ofensa ao art. 927 do Código Civil verificada. Precedente da 1ª Turma do TST. Recurso de revista conhecido e provido, no particular" (Ministro Emmanoel Pereira).
  • (TRT-10, 0001255-84.2018.5.10.0801, Redator: RICARDO ALENCAR MACHADO, Julgado em: 21/08/2019, Publicado em 23/08/2019)
  • A situação retratada pelo Reclamante, por si só, caracteriza mero aborrecimento decorrente da relação de trabalho, o que não autoriza o recebimento de indenização por danos morais.
  • DA IMPUGNAÇÃO AOS DOCUMENTOS JUNTADOS

  • Por fim, impugnam-se todos os documentos juntados, por manifestamente insuficientes a provar suas alegações.
  • Portanto requer o recebimento e acolhimento da presente defesa, para que sejam julgados totalmente improcedentes os pedidos.

DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto, em sede de CONTESTAÇÃO, requer:

O ACOLHIMENTO NA ÍNTEGRA destas razões, para fins de julgar TOTALMENTE IMPROCEDENTE a Reclamação Trabalhista proposta;

A produção de todas as provas admitidas em direito;

A aplicação do IPCA-E e SELIC para fins de correção e atualização do quantum debeatur nos termos da ADC 58 e 59 do STF;

A condenação do reclamante ao pagamento de sucumbência e honorários advocatícios, nos termos dos Arts 791-A da CLT.

Do valor da causa à Reconvenção: R$

Nestes termos, pede deferimento.

  • , .


ANEXOS:




CÁLCULOS: CÁLCULOS: Verificar nas Resoluções do CJST sobre a obrigatoriedade de utilizar o PJE Calc, sendo vedado o uso de PDF ou HTML para essa finalidade.

Ao chegar ao final da inicial, faça uma leitura completa da peça. De preferência, passe para um colega revisar, evitando a leitura "viciada" daquele que elabora a ação. Seja objetivo e destaque os elementos necessariamente relevantes, de forma a direcionar o julgador aos fatos que influenciem de fato à conclusão do direito.



VER MODELO COMPLETO