MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Contestação - Paternidade Socioafetiva

Atualizado por Modelo Inicial em 23/04/2024
Contestação à ação de Investigação e Reconhecimento de Paternidade

AO JUÍZO DA VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE



Processo nº


CONTESTAÇÃO EM AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE SOCIOAFETIVA

movida por , o que faz pelos fundamentos de fato e de direito a seguir dispostos.

BREVE SÍNTESE

Trata-se de Ação de Reconhecimento de Paternidade Socioafetiva, cumulada com retificação de registro civil, que deve ser de plano indeferida, pelos motivos abaixo dispostos.

Incluir somente fatos indispensáveis à conclusão correta. Desnecessário repetir situações já narradas na inicial, exceto, se houver contraposição.

DA TEMPESTIVIDADE

Nos termos do Art. 335 do CPC, considerando que a intimação para responder a presente ação ocorreu em , conforme , tem-se por tempestiva a presente contestação, devendo ser acolhida.

DAS PRELIMINARES

DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto, em sede de CONTESTAÇÃO, requer:

A TOTAL IMPROCEDÊNCIA da presente demanda;

A condenação do Autor ao pagamento de honorários advocatícios nos parâmetros previstos no art. 85, §2º do CPC;

Requer que as intimações ocorram EXCLUSIVAMENTE em nome do Advogado , OAB .

INTIMAÇÃO EM NOME DE ADVOGADO ESPECÍFICO: O pedido de intimação em nome exclusivo de um Advogado serve para resguardar o controle das notificações em caso de juntada de substabelecimentos ou procurações futuras no processo (eventuais diligências), com o risco de publicação somente em nome do novo Advogado. Veja precedente: "Havendo requerimento expresso de publicação exclusiva, é nula a intimação em nome de outro advogado, ainda que conste dos autos instrumento de procuração ou substabelecimento, haja vista o cerceamento de defesa (art. 236, § 1º, do CPC) (...) Na hipótese dos autos, é possível concluir que a publicação do acórdão de fls. 614/620 não levou em consideração pedido pretérito para que as publicações fossem realizadas em nome de advogado específico, restando evidenciado o cerceamento de defesa, (...)." (STJ - REsp: 1577282 MA 2015/0327496-5, Relator: Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, Data de Publicação: DJ 02/10/2018)

Por fim, manifesta o na audiência conciliatória, nos termos do Art. 319, inc. VII do CPC.


Nestes termos, pede deferimento.

  • , .

Anexos:


Ao chegar ao final da inicial, faça uma leitura completa da peça. De preferência, passe para um colega revisar, evitando a leitura "viciada" daquele que elabora a ação. Seja objetivo e destaque os elementos necessariamente relevantes, de forma a direcionar o julgador aos fatos que influenciem de fato à conclusão do direito.



VER MODELO COMPLETO