MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Reclamatória trabalhista - Corretor de imóveis

Atualizado por Modelo Inicial em 15/01/2020
Modelo de reclamatória trabalhista (rito sumário ou rito sumaríssimo, respeitando as particularidades de cada rito), em face de imobiliária para o reconhecimento do vínculo de corretor de imóveis.

AO JUÍZO DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE

A competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro lugar ou no estrangeiro - Art. 651 CLT. Segundo entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, deve-se privilegiar o juízo da localidade que seja mais acessível ao trabalhador.

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA
em face de

, inscrito no , telefone, e-mail com endereço na , nº , na cidade de , , pelo rito pelas razões de fato e de direito que passa a expor:


A escolha do RITO deve considerar o valor da causa: a) rito sumário - causas de até 2 (dois) salários mínimos (art. 2º, §§ 3º e da Lei nº 5.584/70); b) rito sumaríssimo - entre 2 (dois) salários mínimos e 40 (quarenta) salários mínimos (art. 852-A e seguintes da CLT); c) rito ordinário - causa com valor d.a causa acima de 40 (quarenta) salários mínimos

SÍNTESE DOS FATOS

O Reclamante foi contratado em pela Imobiliária , ora Reclamado para trabalhar no cargo de corretor de imóveis, com a função de agenciar a venda de imóveis e ser comissionado para tanto.

No entanto, apesar de ilusoriamente exercer uma função autônoma, o reclamante era obrigado a usar crachá e uniforme da empresa, cumprir a carga horária de horas diárias, devendo chegar às com saída às horas com de intervalo, além da obrigatoriedade de comparecer nos plantões nos fins de semana uma vez por mês.

A remuneração contratada foi de , perfazendo em média mensal, sem qualquer pacto nem pagamento sobre as horas extras.

Em foi despedido, sem aviso prévio, sob o motivo de e até a presente data não recebeu as verbas rescisórias nem a documentação necessária para o seguro-desemprego, motivo pelo qual vem em busca da tutela jurisdicional.

ATENÇÃO! Os fatos devem ser minuciosamente comprovados por testemunhas, trocas de e-mails ou outros documentos.

DOS REQUERIMENTOS

DOS PEDIDOS



VER MODELO COMPLETO