CC - Código Civil (L10406/2002)

Artigo 425 - Código Civil / 2002

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Art. 425. É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código.
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Jurisprudências atuais que citam Artigo 425

Lei:CC   Art.:art-425  

TJ-GO


EMENTA:  
RECURSO INOMINADO. AÇÃO RESTITUIÇÃO DE IMPORTÂNCAIS PAGAS E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. RESTITUIÇÃO DE VALORES PAGOS IMEDIATAMENTE. VENDA DO IMÓVEL A TERCEIRO. RETENÇÃO DE 10% DO VALOR PAGO. RECURSO DESPROVIDO. I. Narra a parte reclamante ter adquirido um lote urbano situado na Rua VC-04, Qd. 05, Lt.08, Residencial Vergílio Araújo, em Itaberaí/GO em 2007, por meio de ingresso junto à Associação ? AMBRI. Aduz que pagou para as reclamadas parcelas que variaram entre  R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e R$ 246,00 (duzentos e quarenta e seis reais), referentes ao imóvel, no entanto, o bem nunca foi registrado em seu nome. Verbera que ao diligenciar junto as reclamadas foi surpreendido com a informação de que havia sido excluído, de forma unilateral, da associação e seu lote teria sido alienado ...
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sentença. Apelação Cível conhecida e desprovida. Sentença mantida. Processo n° 5337217-20.2018.8.09.0079- 2ª Câmara Cível- Relator:REINALDO ALVES FERREIRA ? (DESEMBARGADOR)- Publicado em 19/08/2021 17:01:26. XI-  RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. Sentença mantida por seus próprios e jurídicos fundamentos. Fica a parte recorrente condenada ao pagamento das custas processuais, bem como dos honorários advocatícios, ora fixados em 15% (quinze por cento) sobre o valor da condenação, os quais ficarão suspensos e somente poderão ser executados se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado deste acórdão, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário. (TJGO, PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível 5436494-72.2019.8.09.0079, Rel. Fernando Ribeiro Montefusco, 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, julgado em 27/04/2022, DJe de 27/04/2022)
Acórdão em PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível     | 27/04/2022
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TJ-RJ Prestação de Serviços / Espécies de Contratos / Obrigações / DIREITO CIVIL


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. Direito Empresarial, Civil e Processual Civil. Ação de Prestação de Contas. 1ª Fase. Sentença de procedência. 1. Preliminar de ilegitimidade ativa ad causam. Prova documental carreada aos autos que comprova que a 2ª autora atuou no contrato de acordo operacional, mediante ingresso na qualidade de cessionária de direitos e obrigações, tendo, posteriormente, celebrado diretamente com a Petrobrás S.A. um contrato de afretamento de embarcação. Demonstração inequívoca de legitimidade e de interesse processual para postular pela prestação de contas. Rejeição da preliminar. 2. Prestação de caução. Empresas autoras que integram um conglomerado econômico, do qual faz parte uma empresa brasileira, com substancial capital social e que se tornou a titular dos direitos creditórios envolvendo ...
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atingido pela prescrição decenal. 5. Mérito. Conjunto fático-probatório que comprovou a existência de relação jurídica de direito material, a legitimidade e o interesse processual das empresas autoras de obter prestação de contas das receitas/despesas. Adequação da condenação imposta à empresa ré, na 1ª Fase da Ação de Prestação de Contas, na forma do artigo 550, §§ 1º e , do CPC. Sentença mantida. DESPROVIMENTO DO RECURSO. Conclusões: Por unanimidade de votos, negou-se provimento ao recurso, nos termos do voto do Relator. Falou o Dr. Ian (...). (TJ-RJ, APELAÇÃO 0354786-88.2015.8.19.0001, Relator(a): DES. CELSO SILVA FILHO , Publicado em: 25/02/2022)
Acórdão em APELAÇÃO | 25/02/2022

TRF-4


EMENTA:  
CIVIL. AÇÃO POPULAR. CONTRATO DE PATROCÍNIO. EMPRESA PÚBLICA FEDERAL. AUSÊNCIA DE NULIDADE.1. O contrato de patrocínio é negócio jurídico bilateral atípico (art. 425, Código Civil), por meio do qual uma das partes (o 'patrocinado') obriga-se a veicular o nome ou a marca da outra parte (o 'patrocinador'), em determinado projeto/evento que promoverá, para atender a objetivos culturais, esportivos, educacionais, sociais ou de inovação tecnológica, mediante retribuição pecuniária (apoio financeiro) ou entrega de bens ou serviços. Como instrumento de promoção, tem por objetivo influenciar, positivamente, a percepção do público-alvo em relação ao patrocinador, para, com a divulgação ...
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mercado - ou, na dicção dos atos normativos de regência, para (4.1) gerar identificação e reconhecimento do patrocinador por meio da iniciativa patrocinada; (4.2) ampliar relacionamento com públicos de interesse; (4.3) difundir marcas, produtos, serviços, posicionamentos, programas e políticas de atuação; (4.4) ampliar vendas, e (4.5) agregar valor à marca do patrocinador - não há como vincular a propaganda/patrocínio às finalidades institucionais da empresa pública (artigo 2º do Decreto-Lei n.º 759/1969), mas, sim, à disputa mercadológica, que, ao fim e ao cabo, convergirá para a consecução de suas finalidades institucionais. Logo, inexiste - sob essa ótica - afronta ao princípio da legalidade. (TRF-4, AC 5023905-83.2013.4.04.7100, Relator(a): VIVIAN JOSETE PANTALEÃO CAMINHA, QUARTA TURMA, Julgado em: 27/10/2021, Publicado em: 03/11/2021)
Acórdão em APELAÇÃO CIVEL | 03/11/2021
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TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
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 Da Formação dos Contratos

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