Arts. 586 ... 589 ocultos » exibir Artigos
Art. 590. O mutuante pode exigir garantia da restituição, se antes do vencimento o mutuário sofrer notória mudança em sua situação econômica.
Arts. 591 ... 592 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Artigos Jurídicos sobre Artigo 590
Cível
08/04/2025
Contrato de permuta, mútuo e comodato. Conceito, semelhanças e diferenças
Apesar de causar confusão em alguns casos, os conceitos e cabimento de cada tipo de contrato são bem distintos, entenda cada um deles.Jurisprudências atuais que citam Artigo 590
STJ
ACÓRDÃO
CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO. NATUREZA JURÍDICA DO CONTRATO. FACTORING. DESCARACTERIZAÇÃO PARA MÚTUO FENERATÍCIO PELO TRIBUNAL DE ORIGEM. REVISÃO. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULAS 5 E 7 DO STJ. AUTONOMIA PRIVADA E LIBERDADE DE CONTRATAR. CONTRATO TÍPICO. OBSERVÂNCIA ÀS REGRAS ESPECÍFICAS. EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO (MÚTUO FENERATÍCIO) ENTRE PARTICULARES. POSSIBILIDADE. JUROS DE 12% AO ANO E CAPITALIZAÇÃO APENAS ANUAL. ART. 591 DO CC/2002. LEI DA USURA...
+329 PALAVRAS
... Tribunal de origem para o de mútuo feneratício; (III) não há que se falar em invalidade do contrato em razão do empréstimo não ter sido concedido por instituição financeira; (IV) as razões do recurso especial se limitam a discutir a validade do negócio, sem alegar abusividade da taxa de juros e sem indicar dispositivos legais eventualmente violados referentes a esse tema, sendo inviável a sua análise no presente julgamento.
7. Recurso especial parcialmente conhecido e, nessa extensão, não provido.
(STJ, REsp n. 1.987.016/RS, relatora Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, julgado em 6/9/2022, DJe de 13/9/2022.)
TRF-3
ACÓRDÃO
CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO DE APELAÇÃO. CONTRATO DE FINANCIAMENTO. SFH. CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE. INADIMPLÊNCIA. DESAPROPRIAÇÃO DO BEM FINANCIADO. SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES DO FINANCIAMENTO.
1 - Recurso de Apelação interposto em face de decisão que julgou improcedente ação anulatória de consolidação da propriedade.
2 - Anteriormente à presente ação, os autores manejaram uma outra ação, na qual buscavam provimento judicial que os liberassem do pagamento das prestações do financiamento em razão de decreto expropriatório municipal que recaiu sobre o imóvel objeto do contrato.
3 - Com o acolhimento da pretensão de suspensão do pagamento das parcelas do financiamento a partir da desapropriação, não subsiste a inadimplência sustentada pela ré, a partir da 48ª prestação, de modo que o motivo que acarretou a consolidação da propriedade, do mesmo modo, não se verifica.
4 - Acolhida a pretensão autoral, anulando-se a consolidação da propriedade.
5 - E afastada a consolidação da propriedade, somada à desapropriação do imóvel, o qual, inclusive, já teve sua posse transferida à municipalidade, deve-se analisar a questão envolvendo a resolução do contrato.
6 - Deverá ser apurada a indenização recebida pela ré do poder expropriante, com a consequente imputação na solução da dívida e entrega de eventual saldo aos autores.
7 - Recurso de apelação provido. ônus de sucumbência invertido.
(TRF 3ª Região, 1ª Turma, ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL - 5002895-19.2017.4.03.6114, Rel. Desembargador Federal ALEXANDRE BERZOSA SALIBA, julgado em 12/12/2022, DJEN DATA: 16/12/2022)
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA