CPC - Código de Processo Civil (L13105/2015)

Artigo 422 - CPC / 2015

VER EMENTA

Da Força Probante dos Documentos

Arts. 405 ... 421 ocultos » exibir Artigos
Art. 422. Qualquer reprodução mecânica, como a fotográfica, a cinematográfica, a fonográfica ou de outra espécie, tem aptidão para fazer prova dos fatos ou das coisas representadas, se a sua conformidade com o documento original não for impugnada por aquele contra quem foi produzida.
§ 1º As fotografias digitais e as extraídas da rede mundial de computadores fazem prova das imagens que reproduzem, devendo, se impugnadas, ser apresentada a respectiva autenticação eletrônica ou, não sendo possível, realizada perícia.
§ 2º Se se tratar de fotografia publicada em jornal ou revista, será exigido um exemplar original do periódico, caso impugnada a veracidade pela outra parte.
§ 3º Aplica-se o disposto neste artigo à forma impressa de mensagem eletrônica.
Arts. 423 ... 429 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 422

Lei:CPC   Art.:art-422  

TJ-MG


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, REPETIÇÃO DE INDÉBITO E CONDENAÇÃO EM DANOS MORAIS - EMPRÉSTIMO CONSIGNADO - PRELIMINAR - VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE RECURSAL - INOCORRÊNCIA - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - APLICABILIDADE EM CONTRATOS COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS - NEGATIVA DE EXISTÊNCIA DE NEGÓCIO JURÍDICO - ÔNUS PROBATÓRIO DA RELAÇÃO JURÍDICA CABÍVEL AO DEMANDADO - CONTRATAÇÃO ELETRÔNICA - ASSINATURA VIA BIOMETRIA FACIAL - TRANSFERÊNCIA DOS VALORES - COMPROVAÇÃO - DOCUMENTOS NÃO IMPUGNADOS PELO AUTOR - NEGÓCIO JURÍDICO PROVADO - SENTENÇA MANTIDA. I - O princípio da dialeticidade recursal prevê a necessidade de impugnar, direta e especificamente, os pontos da decisão hostilizada ...
« (+187 PALAVRAS) »
...
, do CPC, "considera-se autêntico o documento quandonão houver impugnação da parte contra quem foi produzido o documento." VIII - Se houve a contratação de cartão de crédito consignado, o depósito de valores na conta de titularidade do autor, a realização do pagamento de prestações inerentes ao aludido pacto e, ainda, tendo em vista a inexistência de vício a macular a operação bancária debatida na lide, conclui-se que a instituição financeira agiu no exercício regular de seu direito e não praticou ato ilícito a justificar a falha na prestação de seus serviços, tampouco sua condenação à restituição de valores em dobro e ao pagamento de indenização por danos morais. IX - Recurso conhecido e desprovido. (TJ-MG - Apelação Cível 1.0000.23.348807-1/001, Relator(a): Des.(a) Luiz Gonzaga Silveira Soares, julgamento em 28/08/2024, publicação da súmula em 29/08/2024)
Acórdão em Apelação Cível | 29/08/2024

TJ-MG


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DECLARATÓRIA C/C INDENIZATÓRIA - CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - JUNTADA PELO RÉU DO INSTRUMENTO CONTRATUAL ACOMPANHADO DE SELFIES E DOCUMENTO PESSOAL DO AUTOR - AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA - PREVALÊNCIA DA VERSÃO DA PARTE RÉ - IMPROCEDÊNCIA DOS PEDIDOS INICIAIS - As chamadas "selfies", mormente quando acompanhadas dos dados da geolocalização captados no momento em que tirada a foto, podem prestar-se a provar o negócio jurídico negado pelo consumidor. - Se a reprodução fotográfica não é oportunamente impugnada por aquele contra quem é produzida, é de tomá-la como prova dos fatos ou coisas representadas, nos termos do artigo 225 do Código Civil e 422 do Código de Processo Civil. - Provada a contratação do empréstimo consignado e não havendo dúvidas quanto ao depósito da quantia mutuada na conta bancária do consumidor, reputa-se legítima a contratação e, consequentemente, revelam-se legítimos os descontos efetuados pela instituição financeira a título de pagamento das parcelas do mútuo. (TJ-MG - Apelação Cível 1.0000.24.163473-2/001, Relator(a): Des.(a) Fernando Lins, julgamento em 12/08/2024, publicação da súmula em 13/08/2024)
Acórdão em Apelação Cível | 13/08/2024

TJ-MG


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL - CONTRATO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO - PACTUAÇÃO NEGADA NA INICIAL - PROVAS DO NEGÓCIO JUNTADAS COM A CONTESTAÇÃO - ALEGAÇÃO DE INVALIDADE DO CONTRATO EM RÉPLICA - TENTATIVA DE ALTERAÇÃO DA CAUSA DE PEDIR SEM O CONSENTIMENTO DO RÉU - INADMISSIBILIDADE - AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO DA ASSINATURA NOS INSTRUMENTOS CONTRATUAIS E DA SELFIE - PRESUNÇÃO DE AUTENTICIDADE - QUANTIA MUTUADA COMPROVADAMENTE TRANSFERIDA PARA CONTA DO AUTOR - IMPROCEDÊNCIA DOS PEDIDOS INICIAIS - Se o autor, na petição inicial de demanda proposta contra descontos relativos a empréstimo consignado, nega a existência do contrato, mas, posteriormente, quando confrontado com as provas documentais juntadas com a contestação, adota uma nova linha de argumentação, sustentando a invalidade do negócio, sem que o réu concorde ...
« (+100 PALAVRAS) »
...
documento particular de cuja autenticidade não se duvida prova que o seu autor fez a declaração que lhe é atribuída". - Se a reprodução fotográfica não é oportunamente impugnada por aquele contra quem produzida, é de tomá-la como prova dos fatos ou coisas representadas, nos termos do artigo 225 do Código Civil e 422 do Código de Processo Civil. - Prevalecendo a versão de que o consumidor contratou o empréstimo consignado e que a quantia mutuada foi creditada em sua conta, afiguram-se legítimos os descontos efetuados mensalmente pela instituição financeira, com base no referido negócio, para pagamento das parcelas do mútuo. (TJ-MG - Apelação Cível 1.0000.24.170118-4/001, Relator(a): Des.(a) Fernando Lins, julgamento em 31/07/2024, publicação da súmula em 01/08/2024)
Acórdão em Apelação Cível | 01/08/2024
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 430 ... 433  - Subseção seguinte
 Da Arguição de Falsidade

Da Prova Documental (Subseções neste Seção) :