CC - Código Civil (L10406/2002)

Artigo 9 - Código Civil / 2002

VER EMENTA

Da Personalidade e da Capacidade

Arts. 1 ... 8 ocultos » exibir Artigos
Art. 9º Serão registrados em registro público:
I - os nascimentos, casamentos e óbitos;
II - a emancipação por outorga dos pais ou por sentença do juiz;
III - a interdição por incapacidade absoluta ou relativa;
IV - a sentença declaratória de ausência e de morte presumida.
Art. 10 oculto » exibir Artigo
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 9

Lei:CC   Art.:art-9  

TJ-RJ Práticas Abusivas / DIREITO DO CONSUMIDOR


EMENTA:  
APELAÇÃO. CONSUMIDOR. CONDOMÍNIO EDILÍCIO. BLOQUEIO EM CONTA CORRENTE PROMOVIDO POR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. EXIGÊNCIA DO REGISTRO DA CONVENÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA. CONDUTA IMPRÓPRIA. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. Ab initio, a hipótese versa sobre relação de consumo, impondo-se, portanto, ao fornecedor, a responsabilidade civil objetiva, estando o consumidor desonerado do ônus de provar a culpa da parte ré. No caso, o condomínio ingressou com a presente demanda de obrigação de fazer c/c indenizatória, aduzindo que se viu impossibilitado de movimentar as contas do condomínio perante o Banco réu, em razão de repentino bloqueio promovido pelo Banco, ao argumento de que seria necessário o registro da Convenção Condominial. A ré alega que a exigência foi legítima, pois o parágrafo único...
« (+89 PALAVRAS) »
...
requisito de existência do condomínio edilício, referindo-se somente à sua oponibilidade perante terceiros. Além disso, a síndica do Condomínio já se encontrava cadastrada e movimentava a conta sem qualquer ressalva. Destarte, incumbia ao Banco, antes de bloquear a conta, informar ao titular da conta acerca da necessidade de apresentação de novos documentos, o que não ocorreu. No momento da abertura da conta, o Banco colheu todos os documentos do Condomínio, concluindo estar apto à titularidade da conta junto à instituição, revelando-se indevida exigência posterior de registro da convenção. Assim, correta a sentença ao determinar o desbloqueio da conta. Recurso desprovido. Conclusões: POR UNANIMIDADE DE VOTOS, NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO, NOS TERMOS DO VOTO DO(A) DES. RELATOR(A). (TJ-RJ, APELAÇÃO 0151219-86.2022.8.19.0001, Relator(a): DES. RENATA MACHADO COTTA , Publicado em: 17/05/2024)
Acórdão em APELAÇÃO | 17/05/2024

TJ-MG


EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. PROVA PERICIAL MÉDICA. PERÍCIA REALIZADA PELA FILHA DO PERITO DESIGNADO PELO JUIZ. PRINCÍPIO DA NÃO SURPRESA. NECESSIDADE DE NOVA PERÍCIA. CABIMENTO. JUIZ DESTINATÁRIO DAS PROVAS. - O Juiz, como destinatário da prova, é a quem compete decidir sobre a necessidade ou não de realização de perícia, uma vez que somente ele sabe o que é necessário à formação de sua convicção. - Aplicação analógica do princípio da não surpresa, disposto pelos artigos 9º e 10 do Código Civil de 2015. - "A norma, seguindo os passos do art. 9º, quer evitar o proferimento das chamadas 'decisões-surpresa', isto é, aquelas proferidas pelo magistrado sem que tenha permitido previamente a oportunidade de influenciar sua decisão. Trata-se, nesse sentido, de escorreita aplicação do 'princípio do contraditório'" (Cassio Scarpinella Bueno, in Novo Código de Processo Civil anotado. São Paulo: (...), 2015, p. 46-48). - Cabe a determinação de nova perícia quando houver vícios ou insuficiência de esclarecimentos sobre a matéria, sendo que o destinatário destes é o julgador. (TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv 1.0024.14.136626-0/003, Relator(a): Des.(a) Rogério Medeiros, julgamento em 16/03/2023, publicação da súmula em 20/03/2023)
Acórdão em Agravo de Instrumento-Cv | 20/03/2023

TJ-GO


EMENTA:  
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL. RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE COBRANÇA. INÉPCIA DA INICIAL. PRELIMINAR AFASTADA. TAXAS CONDOMINIAIS. CONDOMÍNIO. CONVENÇÃO. LEI Nº 4.591/1964. ARTIGO 1.332 DO CÓDIGO CIVIL. AUSÊNCIA DE REGISTRO. VALIDADE PERANTE OS CONDÔMINOS. INCIDÊNCIA DA SÚMULA 260 DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. REGULARIDADE DA COBRANÇA. INAPLICABILIDADE DO TEMA 492. PRECEDENTE DAS TURMAS RECURSAIS E DA TURMA DE UNIFORMIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LEI.   1 ? Ressoa dos autos epigrafados que a parte autora, ora recorrida, pleiteou em juízo a cobrança de taxas condominiais de condômino inadimplente, tendo sido o seu pedido, julgado ...
« (+1931 PALAVRAS) »
...
Dias Toffoli, que trata sobre a cobrança, por parte de associação, de taxas de manutenção e conservação de loteamento imobiliário urbano de proprietário não-associado, pois, como visto, a matéria sub judice diz respeito à cobrança de taxa de condominial.   15 ? Por último, pertinente esclarecer que o entendimento exposto no presente julgamento está em consonância ao posicionamento adotado pela Turma de Uniformização de Jurisprudência do Juizado Especial do Estado de Goiás, por ocasião do julgamento do Recurso de Uniformização de Interpretação de Lei protocolizado sob o nº 5638917-59.2022.8.09.0000, realizado no dia 26 de junho de 2023, de relatoria do Digníssimo Juiz Fernando Ribeiro Montefusco.   16 ? Recurso conhecido e desprovido. Sentença mantida por estes e por seus próprios fundamentos. (TJGO, PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível 5545365-67.2022.8.09.0088, Rel. MÔNICA CEZAR MORENO SENHORELO, 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, julgado em 11/08/2023, DJe de 11/08/2023)
Acórdão em PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível     | 11/08/2023
DETALHES PDF COPIAR
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 11 ... 21  - Capítulo seguinte
 Dos Direitos da Personalidade

DAS PESSOAS NATURAIS (Capítulos neste Título) :