Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.
Arts. 539 ... 554 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Petições selectionadas sobre o Artigo 538
Jurisprudências atuais que citam Artigo 538
TJ-RS Divisão e Demarcação
ACÓRDÃO
APELAÇÃO CÍVEL. DIVISÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRAS PARTICULARES. AÇÃO DEMARCATÓRIA. FRAÇÃO DE TERRAS DENTRO DE UMA MATRÍCULA MAIOR. POSSE ADVINDA DE COMODATO. INTENÇÃO DOADORA DOS PROPRIETÁRIOS. DELIMITAÇÃO DA ÁREA CEDIDA UNILATERALMENTE PELOS DETENTORES DO DOMÍNIO. 1. A INTENÇÃO INICIAL DOS PROPRIETÁRIOS ERA DE REALIZAR A DOAÇÃO DAQUELA FRAÇÃO DO IMÓVEL, E A DOAÇÃO É UMA TRANSMISSÃO VOLUNTÁRIA E GRATUITA DE UMA COISA, CONFORME O ART. 538 DO CÓDIGO CIVIL, O QUE DEMONSTRA PARTIR ...
+102 PALAVRAS
... OS TERRENOS NOS EXTREMOS DA POSSE QUE A DE CUJUS EXERCIA [O QUE, SEGUNDO O APELO, BENEFICIAR-LHE-IA], É IMPERATIVO QUE SE RECONHEÇA QUE A PROVA ORAL NÃO VEIO EM DEFESA DESTA TESE, E NEM HÁ, NA INSTRUÇÃO DOCUMENTAL, EVIDÊNCIA DE UMA POSSE QUE SE ESTENDA ALÉM DOS 364M² RELATADOS PELOS DEMANDANTES. 3. PORTANTO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM UMA EXTENSÃO DE TERRAS SUPERIOR ÀQUELA CUJO CERCAMENTO FOI DETERMINADO NA SENTENÇA. DESPROVIMENTO DO APELO. HONORÁRIOS RECURSAIS. NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME.
(TJ-RS; Apelação Cível, Nº 50001678020178210096, Décima Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ketlin Carla Pasa Casagrande, Julgado em: 23-08-2024)
30/08/2024 •
Acórdão em Apelação
COPIAR
TJ-RS Inventário e Partilha
ACÓRDÃO
AGRAVO DE INSTRUMENTO. SUCESSÕES. INVENTÁRIO CONJUNTO. DÍVIDAS DE DOIS HERDEIROS PERANTE OS ESPÓLIOS. CORREÇÃO MONETÁRIA DEVIDA ATÉ O EFETIVO PAGAMENTO, COM O DEPÓSITO JUDICIAL DO VALOR DEVIDO, OU ATÉ A PARTILHA. REMISSÃO DE DÍVIDA FEITA POR UM DOS INVENTARIADOS. NÃO CARACTERIZAÇÃO DE DOAÇÃO SUJEITA A COLAÇÃO. 1. É CERTO QUE A HERANÇA A SER TRANSMITIDA AOS HERDEIROS É, DE FATO, O PATRIMÔNIO (BENS, DIREITOS E VALORES) DEIXADO PELO FALECIDO NO MOMENTO DO SEU ÓBITO, CONFORME ART. 1.784 DO CÓDIGO CIVIL. CONTUDO, ESSE PATRIMÔNIO ...
+231 PALAVRAS
... DOAÇÕES SÃO PASSÍVEIS DE COLAÇÃO. LOGO, TAL DISPOSITIVO NÃO SE APLICA À REMISSÃO DE DÍVIDA, VISTO QUE SE TRATA DE UMA FORMA DE EXTINÇÃO DE OBRIGAÇÃO, E NÃO DE DOAÇÃO, QUE É CONTRATO REGRADO PELOS ARTS. 538 E SEGUINTES DO CÓDIGO CIVIL. PORTANTO, DESCABE DETERMINAR QUE O VALOR DA REMISSÃO DE DÍVIDA SEJA CONSIDERADO COMO DOAÇÃO EFETIVADA PELO AUTOR DA HERANÇA, E POR ISSO SUJEITA A COLAÇÃO. DERAM PARCIAL PROVIMENTO. UNÂNIME.
(TJ-RS; Agravo de Instrumento, Nº 51803473020238217000, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em: 11-10-2023)
11/10/2023 •
Acórdão em Agravo de Instrumento
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA