Lei das Sociedades por Ações (Lei das SA) (L6404/1976)

Artigo 138 - Lei das Sociedades por Ações (Lei das SA) / 1976

VER EMENTA

Conselho de Administração e Diretoria Administração da Companhia

Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria.
§ 1º O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa dos diretores.
§ 2º As companhias abertas e as de capital autorizado terão, obrigatoriamente, conselho de administração.
§ 3º É vedada, nas companhias abertas, a acumulação do cargo de presidente do conselho de administração e do cargo de diretor-presidente ou de principal executivo da companhia.
§ 4º A Comissão de Valores Mobiliários poderá editar ato normativo que excepcione as companhias de menor porte previstas no art. 294-B desta Lei da vedação de que trata o § 3º deste artigo.
Art. 139 oculto » exibir Artigo
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 138

Lei:Lei das Sociedades por Ações (Lei das SA)   Art.:art-138  

STJ


EMENTA:  
CONFLITO POSITIVO DE COMPETÊNCIA. JUSTIÇA DO TRABALHO E JUSTIÇA COMUM ESTADUAL. AÇÃO ORDINÁRIA AJUIZADA PERANTE A JUSTIÇA ESTADUAL E AÇÃO CIVIL PÚBLICA, DE MAIOR ABRANGÊNCIA, PROPOSTA NA JUSTIÇA TRABALHISTA. SOCIEDADE ANÔNIMA. PREVISÃO ESTATUTÁRIA E ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DE EMPREGADOS ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS PARA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. PRETENSÃO DE QUESTIONAMENTO E ANULAÇÃO DA ELEIÇÃO EM AMBAS AS AÇÕES. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL, NO PONTO. CONFLITO PARCIALMENTE CONHECIDO.1. Conhece-se parcialmente do conflito para definir a competência a fim de conhecer e julgar ações tratando de anulação de assembleia de eleição de representante dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas para o conselho de administração de sociedade anônima.2....
« (+387 PALAVRAS) »
...
, art. 114, IX) ou, ainda, de litígio acerca de representação sindical, entre sindicatos e trabalhadores (CF, art. 114, III), pois decorre diretamente de previsão estatutária da companhia, com supedâneo em norma de direito empresarial.10. Conflito de competência parcialmente conhecido para, na parte conhecida, declarar a competência da Justiça Comum Estadual, no caso, da 5ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte-MG, nos termos da Súmula 170/STJ. (STJ, CC 164.709/MG, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, Rel. p/ Acórdão Ministro RAUL ARAÚJO, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 28/04/2021, DJe 03/08/2021)
Acórdão em JUSTIÇA DO TRABALHO E JUSTIÇA COMUM ESTADUAL | 03/08/2021

TRF-3


EMENTA:  
    PENAL. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. LEI. 7.492/86. GESTÃO FRAUDULENTA – ARTIGO 4º, CAPUT. GESTÃO TEMERÁRIA – ARTIGO 4º PARÁGRAFO ÚNICO. APROPRIAÇÃO FINANCEIRA – ARTIGO 5º, CAPUT. PRINCÍPIO DA CORRELAÇÃO. NULIDADE PARCIAL DA SENTENÇA. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA RETROATIVA EM RELAÇÃO AOS DELITOS DE GESTÃO TEMERÁRIA E APROPRIAÇÃO FINANCEIRA. REDAÇÃO ANTERIOR À LEI N. 12.234/2010.  APELOS PREJUDICADOS NO PONTO. CONSUNÇÃO. GESTÃO TEMERÁRIA E FRAUDULENTA. POSSIBILIDADE NA HIPÓTESE CONCRETA. GESTÃO FRAUDULENTA E APROPRIAÇÃO ...
« (+1250 PALAVRAS) »
...
pela prática do delito de gestão fraudulenta nos respectivos mínimos legais.14. Quando presentes os requisitos constantes do artigo 44, do Código Penal, substituída a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos consistentes em: a) prestação pecuniária destinada à União Federal, e b) prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas pelo mesmo tempo da pena privativa de liberdade, na forma a ser estabelecida pelo Juízo da execução.15. Recurso da ré S. S. provido. Na parte conhecida, recurso do corréu S.J.T.R provido, recurso dos correús V.C.B G.C.R. e R. F.P parcialmente provido. Recurso do réu J.C.B. provido em parte.   (TRF 3ª Região, 11ª Turma, ApCrim - APELAÇÃO CRIMINAL - 0000344-23.2012.4.03.6181, Rel. Desembargador Federal HELIO EGYDIO DE MATOS NOGUEIRA, julgado em 15/09/2023, Intimação via sistema DATA: 19/09/2023)
Acórdão em APELAÇÃO CRIMINAL | 19/09/2023

TRF-3


EMENTA:  
      DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. INDÍCIOS DE DISSOLUÇÃO IRREGULAR. REDIRECIONAMENTO. INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA.1. Não se trata no caso de execução fiscal de crédito tributário ou não tributário, amparado em título extrajudicial, mas de cumprimento de sentença que condenou a empresa em verba honorária de sucumbência em embargos à execução fiscal, pleiteando-se redirecionamento da cobrança em face da infração supostamente praticada por administrador, nos termos do artigo 158, I e II, ...
« (+70 PALAVRAS) »
...
. Expressa claramente tal percepção o próprio teor da Súmula 630, segundo a qual "Em execução fiscaldedívida ativa tributária ou não tributária, dissolvida irregularmente a empresa, está legitimado o redirecionamento ao sócio-gerente".3. A Turma, neste sentido, tem decidido que, em se tratando de cumprimento de sentença relativa à condenação em verba honorária, a discussão da eventual responsabilidade de terceiro, sócio ou administrador, somente pode ser levada a efeito mediante instauração do procedimento previsto no artigo 133 do Código de Processo Civil.4. Agravo de instrumento desprovido.  (TRF 3ª Região, 1ª Turma, AI - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 5007993-81.2023.4.03.0000, Rel. Desembargador Federal LUIS CARLOS HIROKI MUTA, julgado em 06/07/2023, DJEN DATA: 10/07/2023)
Acórdão em AGRAVO DE INSTRUMENTO | 10/07/2023
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

SEÇÕES DENTRO DESTE CAPÍTULO (Conselho de Administração e Diretoria Administração da Companhia) :

SEÇÃOS NESTE CAPÍTULO:
Arts.. 140 ... 142  - Seção seguinte
 Conselho de Administração Composição