LIVRO I (DEC1041/1994)

LIVRO I / 1994 - Transferência de Residência para o Brasil

VER EMENTA

Transferência de Residência para o BrasilLEI REVOGADA

Portadores de Visto Permanente

Art. 19.

As pessoas físicas portadoras de visto permanente que, no curso do ano-calendário, transferirem residência para o território nacional e, nesse mesmo ano, iniciarem a percepção de rendimentos tributáveis de acordo com a legislação em vigor, estão sujeitas ao imposto, como residentes ou domiciliadas no País, observado o disposto no § 2° do art. 1° (Decreto-Lei n° 5.844/43, art. 61).
LEI REVOGADA
Parágrafo único. No caso deste artigo, serão declarados os rendimentos e ganhos de capital percebidos entre a data da chegada e o último dia do ano-calendário (Decreto-Lei n° 5.844/43, art. 61, parágrafo único).
Portadores de Visto Temporário
LEI REVOGADA

Art. 20.

Os rendimentos e ganhos de capital percebidos no território nacional por pessoas portadoras de visto temporário serão tributados na forma do Art. 743, durante os primeiros doze meses de permanência no Brasil, ou até a data em que o visto temporário for transformado em permanente, se este fato ocorrer antes de completado o 12° mês (Decreto-Lei n° 5.844/43, art. 97, a e C).
LEI REVOGADA
Parágrafo único. A partir do 13° mês de permanência ou da data do visto permanente, se anterior, os rendimentos e ganhos de capital serão tributados como os de residente no Brasil. LEI REVOGADA

Art. 21.

A declaração de rendimentos compreenderá os rendimentos e ganhos de capital percebidos entre o primeiro dia do 13° mês de permanência ou a data do visto permanente, se anterior, e o último dia do ano-calendário (Decreto-Lei n° 5.844/43, art. 60).
LEI REVOGADA
Parágrafo único. No caso deste artigo, a declaração abrangerá a totalidade dos rendimentos, ganhos de capital e deduções relativos ao ano-calendário, excluídos da incidência do imposto aqueles tributados na forma do Art. 743 (Decreto-Lei n° 5.844/43, art. 60, parágrafo único).
Transferência e Retorno no Mesmo Exercício
LEI REVOGADA

Art. 22.

As pessoas que, no curso de um ano-calendário, transferirem residência para o Brasil e, nesse mesmo ano-calendário deixarem o território nacional, em caráter definitivo, estarão sujeitas à tributação em conformidade com o disposto na parte final do caput do Art. 14.
LEI REVOGADA
Art.. 23  - Seção seguinte
 Internacionais

Disposições Especiais (Seções neste Capítulo) :