CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 225 - CPP / 1941

VER EMENTA

DAS TESTEMUNHAS

Arts. 202 ... 224 ocultos » exibir Artigos
Art. 225. Se qualquer testemunha houver de ausentar-se, ou, por enfermidade ou por velhice, inspirar receio de que ao tempo da instrução criminal já não exista, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, tomar-lhe antecipadamente o depoimento.
FECHAR

Artigos Jurídicos sobre Artigo 225

Provas a produzir. Tipos e cuidados da fase probatória  - Geral
Geral Há 3 dias

Provas a produzir. Tipos e cuidados da fase probatória 

Entenda a diferença das provas e momento adequado para juntar ao processo. Veja como os Tribunais decidem sobre o tema em 2024.

Jurisprudências atuais que citam Artigo 225

Lei:CPP   Art.:art-225  

TJ-DFT


EMENTA:  
RECLAMAÇÃO CRIMINAL. CRIME CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL PRATICADO CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE. DEPOIMENTO ESPECIAL DAS VÍTIMAS. PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS.  EXPEDIÇÃO DE CARTA PRECATÓRIA PARA VIABILIZAR A OITIVA PRESENCIAL. LEI 13.431/2017. PRESENÇA DE INDÍCIOS QUE DETERMINAM A PROVIDÊNCIA. RECLAMAÇÃO PROCEDENTE.    1. Admitir-se-á reclamação no processo penal contra ato jurisdicional que contenha erro de procedimento que, à falta de recurso específico, possa resultar em dano irreparável ou de difícil reparação, consoante RITJDFT. Ademais, esta Corte tem admitido o cabimento da medida contra a decisão que indefere a produção antecipada de provas, diante da urgência e demais contornos que tangenciam ...
« (+93 PALAVRAS) »
...
perante autoridade policial ou judiciária - será realizado uma única vez, em sede de produção antecipada de prova judicial, garantida a ampla defesa do investigado.  4. In casu, a indigitada prova se mostra pertinente, porquanto os fatos em apuração abrangem suposto crime de estupro de vulnerável e de maus tratos contra crianças de 4 e 2 anos à época dos fatos, respectivamente e, ao menos em tese, existem fundamentos para justificar a entrevista das crianças e aprofundar as investigações, até como forma de prestigiar sua proteção.  5. A inviabilidade de atendimento remoto pode ser superada mediante oitiva feita por profissionais do local onde atualmente habitam as vítimas, mediante expedição de carta precatória para a Comarca em que residem.  6. Reclamação admitida e pedido julgado procedente.    (TJDFT, Acórdão n.1832376, 07529402620238070000, Relator(a): SANDOVAL OLIVEIRA, 3ª Turma Criminal, Julgado em: 14/03/2024, Publicado em: 22/03/2024)
Acórdão em Segredo de Justiça | 22/03/2024

TJ-MG


EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL - PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO COM NUMERAÇÃO SUPRIMIDA - ABSOLVIÇÃO - IMPOSSIBILIDADE - MATERIALIDADE E AUTORIA COMPROVADAS - AUSÊNCIA DE VIOLAÇÃO AOS ARTIGOS 203 E 204 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - CONDENAÇÃO MANTIDA - REVISÃO DA PENA PECUNIÁRIA - POSSIBILIDADE - REDUÇÃO DO VALOR UNITÁRIO DOS DIAS-MULTA - NECESSIDADE VERIFICADA EX OFFICIO - INSUFICIÊNCIA DE PROVA SOBRE A CAPACIDADE ECONÔMICA DOS SENTENCIADOS. O procedimento de inquirição de testemunhas, disciplinado pelos artigos 202 a 225 do Código de Processo Penal...
« (+96 PALAVRAS) »
...
do Código Penal). Inexistindo prova de que a situação financeira do sentenciado o permite arcar com o pagamento da quantia fixada acima do mínimo previsto no artigo 45, §1º, do Código Penal, o valor unitário dos dias-multa deve ser reduzido. Conforme orientação do Superior Tribunal de Justiça, a prestação pecuniária possui caráter sancionatório e reparatório. O crime de posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida é de perigo abstrato, sendo certo que, em uma perspectiva funcionalista normativa, a finalidade reparadora da pena imposta ao autor se resume ao resgate da expectativa social na vigência da norma. (TJ-MG - Apelação Criminal 1.0093.20.000250-4/001, Relator(a): Des.(a) Henrique Abi-Ackel Torres, julgamento em 09/03/2023, publicação da súmula em 14/03/2023)
Acórdão em Apelação Criminal | 14/03/2023

STJ


EMENTA:  
PROCESSO PENAL. RECURSO EM HABEAS CORPUS. ESTELIONATO. DENÚNCIA. CITAÇÃO POR EDITAL. PRISÃO PREVENTIVA E PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVA. ART. 366 DO CPP. SÚMULA 455/STJ. AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO E OFENSAS AOS PRINCÍPIOS DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO. NÃO OCORRÊNCIA. PRODUÇÃO DE PROVAS RESPALDADA PELO ORDENAMENTO. PRINCÍPIO PAS DE NULLITÉ SANS GRIEF. AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DO PREJUÍZO. NULIDADE NÃO CONFIGURADA. RECURSO NÃO PROVIDO.1. Conforme o disposto no art. 366 do CPP, "se o acusado, citado por edital, não comparecer, ...
« (+220 PALAVRAS) »
...
fundamentação da decisão que determina a produção antecipada de provas pode limitar-se a destacar a probabilidade de que, não havendo outros meios de prova disponíveis, as testemunhas, pela natureza de sua atuação profissional, marcada pelo contato diário com fatos criminosos que apresentam semelhanças em sua dinâmica, devem ser ouvidas com a possível urgência".5. Segundo entendimento pacífico desta Corte Superior, a vigência no campo das nulidades do princípio pas de nullité sans grief impõe a manutenção do ato impugnado que, embora praticado em desacordo com a formalidade legal, atinge a sua finalidade, restando à parte demonstrar a ocorrência de efetivo prejuízo, o que não ocorreu no presente caso.6. Recurso não provido. (STJ, RHC 99.183/GO, Rel. Ministro RIBEIRO DANTAS, QUINTA TURMA, julgado em 26/03/2019, DJe 01/04/2019)
Acórdão em RECURSO EM HABEAS CORPUS | 01/04/2019
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 226 ... 228  - Capítulo seguinte
 DO RECONHECIMENTO DE PESSOAS E COISAS

DA PROVA (Capítulos neste Título) :