CPC - Código de Processo Civil (L13105/2015)

Artigo 828 - CPC / 2015

VER EMENTA

Da Citação do Devedor e do Arresto

Art. 827 oculto » exibir Artigo
Art. 828. O exequente poderá obter certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.
§ 1º No prazo de 10 (dez) dias de sua concretização, o exequente deverá comunicar ao juízo as averbações efetivadas.
§ 2º Formalizada penhora sobre bens suficientes para cobrir o valor da dívida, o exequente providenciará, no prazo de 10 (dez) dias, o cancelamento das averbações relativas àqueles não penhorados.
§ 3º O juiz determinará o cancelamento das averbações, de ofício ou a requerimento, caso o exequente não o faça no prazo.
§ 4º Presume-se em fraude à execução a alienação ou a oneração de bens efetuada após a averbação.
§ 5º O exequente que promover averbação manifestamente indevida ou não cancelar as averbações nos termos do § 2º indenizará a parte contrária, processando-se o incidente em autos apartados.
Arts. 829 ... 830 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 828

Cível
Execução  - Penhora do bem de família do fiador, Pedido de apreensão CNH e passaporte, Morte após o prazo de carência, Pesquisa SerpJud e CNIB, Morte por doença preexistente, Decisão Judicial Penal, Penhora sobre salário - Desconto em folha, Promissória em branco ou incompleta, Privilégio - Honorários Advocatícios, Parcelas vincendas, Confissão de dívida, Contrato - Pagamento, Suicídio, Contrato de Honorários, Crédito alimentar, Multa diária - astreintes, Promissória em branco ou incompleta, Seguro de vida, Taxas condominiais, Duplicatas - Boletos, Contrato de locação, Seguro de vida, Locação comercial, Outras hipóteses - Limitado a 30%, Título extrajudicial, Locação comercial, Legitimidade passiva, Acidente de trânsito em estado de embriaguez, Penhora do bem de família do fiador, Fraude à Execução, Obrigação de Fazer, Penhora sobre restituição de imposto de renda, Duplicatas - Boletos, Multa por rescisão antecipada do contrato por prazo determinado, Salário superior a 50 salários mínimos, Responsabilidade solidária, Bens à penhora, Justiça Gratuita em Execução, Confissão de dívida, Penhora on-line - bloqueio de conta - SISBAJUD - CNIB - Teimosinha, Contrato de locação, Suicídio antes do prazo de carência - ausência de premeditação, Nota Promissória, Cheque, Pesquisas prévias, Duplicata com Aceite, Nota Promissória, Multa por rescisão antecipada do contrato por prazo determinado, Aluguel em atraso, Seguro de vida, Inocorrência da prescrição #condomínio, Ausência de laudo conclusivo da causa mortis, Gratuidade dos cálculos, Penhora sobre Conta Poupança, Gratuidade dos emolumentos cartorários, Repetição da pesquisa - Teimosinha, Cheque, Devolução da reserva técnica, Duplicata com Aceite, Seguro de vida, Contrato, Penhora sobre fundos de investimentos - Aplicações

Jurisprudências atuais que citam Artigo 828

LeiCPC   Art.art-828  

TRF-3


ACÓRDÃO
    PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. EMBARGOS DE TERCEIRO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS. IMPUTAÇÃO. CAUSALIDADE. AVERBAÇÃO PREMONITÓRIA. AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE DO EMBARGANTE E DOS EMBARGADOS. RECURSO PROVIDO. - Os artigos 85 e seguintes do Código de Processo Civil de 2015 trouxeram significativas alterações no regramento a ser observados para fixação dos honorários advocatícios, preservando, no entanto, a submissão do tema à teoria da causalidade, já reconhecida pelo ...
+147 PALAVRAS
...
ausência do competente registro no DETRAN no tempo adequado. Logo, tanto o apelante como os apelados não deram causa ao ajuizamento dos Embargos de Terceiro, uma vez que, quando foi feito o registro da averbação premonitória pelo DETRAN, solicitada anteriormente pela CEF, a venda do veículo já havia sido concretizada e comunicada ao próprio órgão de trânsito. Portanto, a desídia em questão deve ser atribuída a terceiro, que não é parte na ação.                                      - Recurso provido. (TRF-3, 2ª Turma, ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL - 50000259420244036133, Rel. Desembargador Federal JOSE CARLOS FRANCISCO, julgado em: 19/08/2025, DJEN DATA: 22/08/2025)
22/08/2025 • Acórdão em ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL
COPIAR

TRF-1


ACÓRDÃO
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. EXECUÇÃO. AVERBAÇÃO PREMONITÓRIA NO REGISTRO IMOBILIÁRIO. DEVER DO EXEQUENTE. RECURSO DESPROVIDO. 1. A averbação premonitória no registro de imóvel sujeito a penhora, arresto ou indisponibilidade é uma prerrogativa do exequente para prevenir eventuais alienações fraudulentas, como prevê o art. 828 do CPC. 2. Agravo de instrumento desprovido. (TRF-1, AG 1032486-50.2023.4.01.0000, DESEMBARGADOR FEDERAL CESAR CINTRA JATAHY FONSECA, QUARTA TURMA, PJe 04/06/2025 PAG PJe 04/06/2025 PAG)
04/06/2025 • Acórdão em AGRAVO DE INSTRUMENTO
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 831 ... 836  - Subseção seguinte
 Do Objeto da Penhora

DA EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA (Seções neste Capítulo) :