Arts. 40 ... 45 ocultos » exibir Artigos
III - o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;
Arts. 47 ... 52 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 46
STJ
ACÓRDÃO
RECURSO ESPECIAL - PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA FORMULADO NO CURSO DO PROCESSO - EMPRESÁRIO INDIVIDUAL - TRIBUNAL A QUO QUE REFORMOU A DECISÃO DE ORIGEM PARA DEFERIR AOS AUTORES O PEDIDO DE GRATUIDADE DE JUSTIÇA. INSURGÊNCIA DO RÉU Hipótese: Controvérsia envolvendo a necessidade de comprovação da hipossuficiência financeira, pelo microempreendedor individual - MEI e empresário individual, para a concessão do benefício da gratuidade de justiça.
1. O empresário individual e o microempreendedor individual são pessoas físicas que exercem atividade empresária em nome próprio, respondendo com seu patrimônio ...
+197 PALAVRAS
... para a concessão do benefício da gratuidade de Justiça aos microeempreendedores individuais e empresários individuais, em princípio, basta a mera afirmação de penúria financeira, ficando salvaguardada à parte adversa a possibilidade de impugnar o deferimento da benesse, bem como ao magistrado, para formar sua convicção, solicitar a apresentação de documentos que considere necessários, notadamente quando o pleito é realizado quando já no curso do procedimento judicial.
5. Recurso especial desprovido.
(STJ, REsp n. 1.899.342/SP, relator Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, julgado em 26/4/2022, DJe de 29/4/2022.)
29/04/2022 •
Acórdão em INSURGÊNCIA DO RÉU Hipótese: Controvérsia envolvendo a necessidade de comprovação da hipossuficiência financeira, pelo microempreendedor individual - MEI e empresário individual, para a concessão do benefício da gratuidade de justiça
VER ACORDÃO
COPIAR
STJ
ACÓRDÃO
ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE CORPO CLÍNICO DE HOSPITAL. IMPOSSIBILIDADE DA INTERFERÊNCIA DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA. AFRONTA AO DIREITO DE ASSOCIAÇÃO. VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. CPC/73. ACÓRDÃO QUE DECIDE A MATÉRIA COM FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL E INFRACONSTITUCIONAL E A PARTE NÃO INTERPÕE RECURSO EXTRAORDINÁRIO. INCIDÊNCIA DO ENUNCIADO N. 126 DA SÚMULA DO STJ.
I - Ainda que o julgamento ocorra quando já em vigor o Código de Processo Civil de 2015, como a ...
+258 PALAVRAS
... inadmissivel recurso especial, quando o acordão recorrido assenta em fundamentos constitucional e infraconstitucional, qualquer deles suficiente, por si só, para mantê-lo, e a parte vencida não manifesta recurso extraordinário.
IV - Tendo em vista que o acórdão recorrido sustenta-se em matéria constitucional e infraconstitucional e não foi interposto recurso extraordinário, inviável o exame em recurso especial, sob pena de usurpação da competência do Supremo Tribunal Federal.
V - Agravo interno improvido.
(STJ, AgInt nos EDcl no REsp 1490682/SP, Rel. Ministro FRANCISCO FALCÃO, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/11/2017, DJe 10/11/2017)
10/11/2017 •
Acórdão em MANDADO DE SEGURANÇA
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA