CC - Código Civil (L10406/2002)

Artigo 147 - Código Civil / 2002

VER EMENTA

Do Dolo

Arts. 145 ... 146 ocultos » exibir Artigos
Art. 147. Nos negócios jurídicos bilaterais, o silêncio intencional de uma das partes a respeito de fato ou qualidade que a outra parte haja ignorado, constitui omissão dolosa, provando-se que sem ela o negócio não se teria celebrado.
Arts. 148 ... 150 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 147

Lei:CC   Art.:art-147  
11/03/2022 TJ-RJ Acórdão

APELAÇÃO - Indenização Por Dano Moral - Outros / Indenização por Dano Moral / Responsabilidade Civil / DIREITO CIVIL

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO CIVIL. AÇÃO DE CONHECIMENTO COM PEDIDOS DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO E COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. CESSÃO ONEROSA DE POSSE. ALEGAÇÃO DE OMISSÃO DOS CEDENTES QUANTO À EXISTÊNCIA REIVINDICAÇÃO DA POSSE POR TERCEIRA. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. INSURGÊNCIA DOS RÉUS.PROVAS CAREADAS AOS AUTOS DEMONSTRAM QUE, NO MOMENTO DA CELEBRAÇÃO DO NEGÓCIO, OS RÉUS TINHAM PLENA CIÊNCIA DE QUE A POSSE DO IMÓVEL CEDIDO ERA REIVINDICADA POR TERCEIRA HÁ MUITOS ANOS. QUEBRA DA BOA-FÉ OBJETIVA CONTRATUAL. ARTIGO 422 DO CÓDIGO CIVIL. CARACTERIZAÇÃO DE DOLO NEGATIVO, NA FORMA DO ARTIGO 147 DO CÓDIGO CIVIL. NEGÓCIO QUE NÃO SERIA CELEBRADO SE O AUTOR TIVESSE CONHECIMENTO DO FATO. ANULAÇÃO QUE SE IMPÕE, COM RETORNO DAS PARTES AO ESTADO QUE ANTES DELE DE ACHAVAM, NOS TERMOS DO ARTIGO 182 DO CÓDIGO CIVIL. FRUSTAÇÃO DAS LEGÍTIMAS EXPECTATIVAS DO AUTOR DE CONSTRUIR SUA RESIDÊNCIA NO IMÓVEL QUE LHE FOI ONEROSAMENTE CEDIDO. AFLIÇÕES VIVENCIADAS QUE ULTRAPASSAM OS MEROS ABORRECIMENTOS COTIDIANOS. DANOS MORAIS CARATERIZADOS. VERBA COMPENSATÓRIA QUE NÃO COMPORTA REDUÇÃO, EM OBSERVÂNCIA AOS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE, DA PROPORCIONALIDADE E DAS PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO. SÚMULA 343 DO TJRJ.MANUTENÇÃO DA SENTENÇA QUE SE IMPÕE. RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. Conclusões: POR UNANIMIDADE DE VOTOS, NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO. (TJ-RJ, APELAÇÃO 0014236-76.2015.8.19.0211, Relator(a): DES. LUIZ ROLDAO DE FREITAS GOMES FILHO , Publicado em: 11/03/2022)
COPIAR

05/08/2020 TJ-RJ Acórdão

APELAÇÃO - Indenização Por Dano Moral - Outros / Indenização por Dano Moral / Responsabilidade Civil / DIREITO CIVIL

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE CONHECIMENTO COM PEDIDOS DE DECLARAÇÃO DE NULIDADE DE NEGÓCIOS JURÍDICOS E DE COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. CESSÃO DE PERMISSÃO PARA OPERAÇÃO DO SERVIÇO DE TÁXI E COMPRA E VENDA DE VEÍCULO EFETIVADAS NO ANO DE 2012. AUTORIZAÇÃO QUE SE AMPARAVA EM LIMINAR CONCEDIDA EM MANDADO DE SEGURANÇA E REVOGADA DESDE 2006.SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA, COM A DECLARAÇÃO DE NULIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS. INSURGÊNCIA DA RÉ.PROVAS CAREADAS AOS AUTOS DEMONSTRAM QUE A RÉ QUE TINHA CIÊNCIA DA PRECARIEDADE DA LICENÇA OBJETO DO CONTRATO E NÃO INFORMOU AO AUTOR. QUEBRA DA BOA-FÉ OBJETIVA CONTRATUAL. ARTIGO 422 DO CÓDIGO CIVIL.CARACTERIZAÇÃO DE DOLO NEGATIVO, NA FORMA DO ARTIGO 147 DO CÓDIGO CIVIL. NEGÓCIOS QUE NÃO SERIAM CELEBRADOS SE O AUTOR TIVESSE CONHECIMENTO DO FATO. ANULAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO QUE SE IMPÕE, RETORNANDO AS PARTES AO ESTADO QUE ANTES DELES DE ACHAVAM, NOS TERMOS DO ARTIGO 182 DO CÓDIGO CIVIL. QUESTÃO REFERENTE À RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E DA DESPACHANTE INTERMEDIADORA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CELEBRADOS ENTRE AS PARTES QUE SE ENCONTRA PRECLUSA. ARTIGO 507 DO CPC. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA, EMBORA COM FUNDAMENTOS DIVERSOS DOS EXPENDIDOS PELO JUÍZO DE ORIGEM. RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. Conclusões: POR UNANIMIDADE DE VOTOS, NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO. (TJ-RJ, APELAÇÃO 0044179-93.2014.8.19.0205, Relator(a): DES. LUIZ ROLDAO DE FREITAS GOMES FILHO, Publicado em: 05/08/2020)
COPIAR

03/03/2021 TRF-3 Acórdão

RECURSO INOMINADO - QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS, PREVENÇÃO E REPARAÇÃO DOS DANOS

EMENTA:  
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE. VÍCIO INEXISTENTE. MERO INCONFORMISMO. DESNECESSÁRIO REBATER, UM A UM, OS ARGUMENTOS DAS PARTES. EMBARGOS REJEITADOS. 1- Os embargos de declaração destinam-se a integrar a decisão portadora de vício de omissão, obscuridade ou contradição, ou a corrigir erro material. Trata-se de recurso de fundamentação vinculada, uma vez que são limitadas as suas hipóteses de cabimento, conforme art. 1.022 do Código de Processo Civil. O mero descontentamento com o resultado do julgamento não autoriza a oposição de embargos de declaração. Com efeito, a obtenção de efeitos infringentes por meio de embargos de declaração é excepcional, ligando-se àquelas ...
« (+885 PALAVRAS) »
...
, presumindo-se verdadeiras as alegações de fato constantes da petição inicial. Nesse sentido, o descumprimento da oferta pública gera perplexidade e caracteriza má-fé da instituição financeira, pois com seu comportamento reprovável busca locupletar-se à custa do mutuário que atuou de acordo com a nova condição que se agregou ao contrato. De fato, a conduta da ré é violadora do princípio da confiança que deve permear as relações de consumo, ofende o sentimento e a consciência do consumidor, que se vê vulnerável diante da falta de informação segura, de modo que tenho como configurado o dano moral." Destarte, não se verifica a ocorrência de vício a ser sanado na estreita via dos embargos de declaração. 4- Embargos de declaração rejeitados. É o voto. (TRF 3ª Região, 15ª TURMA RECURSAL DE SÃO PAULO, 16 - RECURSO INOMINADO - 0018917-59.2020.4.03.6301, Rel. JUIZ(A) FEDERAL RODRIGO OLIVA MONTEIRO, julgado em 23/02/2021, e-DJF3 Judicial DATA: 03/03/2021)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 151 ... 155  - Seção seguinte
 Da Coação

Dos Defeitos do Negócio Jurídico (Seções neste Capítulo) :