Lei de Direitos Autorais (L9610/1998)

Artigo 49 - Lei de Direitos Autorais / 1998

VER EMENTA

Da Transferência dos Direitos de Autor

Art. 49. Os direitos de autor poderão ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, por ele ou por seus sucessores, a título universal ou singular, pessoalmente ou por meio de representantes com poderes especiais, por meio de licenciamento, concessão, cessão ou por outros meios admitidos em Direito, obedecidas as seguintes limitações:
I - a transmissão total compreende todos os direitos de autor, salvo os de natureza moral e os expressamente excluídos por lei;
II - somente se admitirá transmissão total e definitiva dos direitos mediante estipulação contratual escrita;
III - na hipótese de não haver estipulação contratual escrita, o prazo máximo será de cinco anos;
IV - a cessão será válida unicamente para o país em que se firmou o contrato, salvo estipulação em contrário;
V - a cessão só se operará para modalidades de utilização já existentes à data do contrato;
VI - não havendo especificações quanto à modalidade de utilização, o contrato será interpretado restritivamente, entendendo-se como limitada apenas a uma que seja aquela indispensável ao cumprimento da finalidade do contrato.
Arts. 50 ... 52 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 49

Lei:Lei de Direitos Autorais   Art.:art-49  

TJ-SP ISS/ Imposto sobre Serviços


EMENTA:  
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - Apelação cível - Embargos à execução fiscal - Município de Santos - Recurso provido para manter a cobrança de ISS, afastando a alegação de que as atividades autuadas consistem em cessão de direito de uso de imagem - Acórdão que rejeitou os embargos de declaração - Determinação de retorno dos autos, no julgamento do AREsp nº 2.067.978-SP, para o exame dos pontos indicados. 1) Inexistência de erro material em relação à atuação da embargante como representante jurídica do atleta nos contratos juntados aos autos - Embargante que exerce a atividade de agenciamento, intermediação e assessoria, prestando serviço ao atleta em relação a terceiros interessados em contratá-lo. 2) Inexistência de obscuridade quanto à classificação adotada pelo Tribunal, que se pautou pelo exame ...
« (+109 PALAVRAS) »
...
direitos autorais e benefícios fiscais à prestação de serviços intelectuais por pessoas jurídicas - Inaplicabilidade - Matérias completamente distintas da controvérsia dos autos - Acolhimento dos declaratórios para que os esclarecimentos integrem o acórdão embargado, sendo incabível, contudo, a rediscussão sobre os aspectos fáticos da conclusão adotada pela Turma Julgadora por meio da presente irresignação - Em caso análogo no AREsp nº 2.571.715, o STJ afastou o recurso especial entendendo que: "não há contrariedade ao art. 489 do CPC quando o Tribunal a quo decide de modo claro e fundamentado, como ocorreu na hipótese." Embargos de declaração acolhidos, sem modificação do julgamento. (TJSP;  Embargos de Declaração Cível 1006251-19.2019.8.26.0562; Relator (a): Eutálio Porto; Órgão Julgador: 15ª Câmara de Direito Público; Foro de Santos - 3ª Vara da Fazenda Pública; Data do Julgamento: 08/08/2024; Data de Registro: 15/08/2024)
Acórdão em Embargos de Declaração Cível | 15/08/2024

TJ-RJ Cláusulas Abusivas


EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISÃO QUE INDEFERIU A TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA REQUERIDA COM O FIM DE SUSPENDER A EFICÁCIA DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS. INEXISTÊNCIA DE PROBABILIDADE DO DIREITO. CONTRATO DE CESSÃO ONEROSA DE DIREITOS SOBRE INTERPRETAÇÕES ARTÍSTICAS POR MEIO DO QUAL A AGRAVANTE OUTORGOU À AGRAVADA A PLENA E ABSOLUTA EXCLUSIVIDADE DE SUAS INTERPRETAÇÕES PARA GRAVAÇÕES, ALÉM DE TER SE OBRIGADO A NÃO INTERPRETAR GRAVAÇÕES PARA SI OU PARA TERCEIROS, NO BRASIL OU NO EXTERIOR. CLÁUSULA CONTRATUAL QUE SE ENCONTRA EM CONSONÂNCIA COM O DISPOSTO NO ARTIGO 49, DA LEI 9610/98. A ALEGAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA DA AGRAVADA EM RELAÇÃO AO PAGAMENTO DE ROYALTIES DEVE SER SUBMETIDA AO CONTRADITÓRIO NO FEITO DE ORIGEM. DECISÃO AGRAVADA QUE NÃO É TERATOLÓGICA, CONTRÁRIA A LEI OU A PROVA DOS AUTOS. ENUNCIADO Nº 59 DA SÚMULA DE JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE. DESPROVIMENTO DO RECURSO. Conclusões: Por unanimidade, negou-se provimento ao recurso, nos termos do voto do des Relator. Usaram da palavra, pela agravante, Dr. (...) e, pela agravada, Dr. (...) (TJ-RJ, AGRAVO DE INSTRUMENTO 0071670-98.2020.8.19.0000, Relator(a): DES. FLAVIA ROMANO DE REZENDE , Publicado em: 07/05/2021)
Acórdão em AGRAVO DE INSTRUMENTO | 07/05/2021

TJ-MG


EMENTA:  
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - REMESSA NECESSÁRIA - APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO ANULATÓRIA E DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO - DIREITO TRIBUTÁRIO - ISSQN - PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - GRAVAÇÃO DE SOM E EDIÇÃO DE MÚSICA - CESSÃO DE DIREITO AUTORAL - NÃO DEMONSTRAÇÃO - TRIBUTAÇÃO COMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO ACOLHIDOS COM EFEITOS INFRINGENTES - Inserindo-se a atividade de "gravação de som e edição de música" no âmbito do objeto social expressamente descrito no contrato social da parte autora, bem como no Comprovante de Inscrição Cadastral junto à Receita Federal, e declinadas tais atividades pelo contribuinte no bojo da Declaração Eletrônica de Serviços apresentada ao Fisco Municipal, mostra-se inviável o reconhecimento de que ocorreu a mera cessão de direitos autorais, ante a ausência da necessária comprovação nesse sentido. - Embargos de declaração acolhidos com efeitos infringentes. V.V - 1 - Cabível o acolhimento dos embargos de declaração quando verificada a existência de omissão no tocante à manifestação sobre a exigência de contrato escrito prevista nos arts. 49, II e 50, da Lei nº 9.610/1998 e art. 565, do Código Civil, para fins de transmissão total ou parcial dos direitos autorais. 2 - Não se pode imputar a ocorrência de fato gerador (prestação de serviços) de tributo pela simples existência ou não de acordo entre particulares. 3 - Embargos acolhidos, mas sem alteração do resultado. (TJ-MG - Embargos de Declaração-Cv 1.0024.13.296018-8/003, Relator(a): Des.(a) Sandra Fonseca, julgamento em 16/03/2021, publicação da súmula em 26/04/2021)
Acórdão em Embargos de Declaração-Cv | 26/04/2021
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 53 ... 67  - Capítulo seguinte
 Da Edição

Dos Direitos do Autor (Capítulos neste Título) :