Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
§ 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.
§ 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.
§ 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos, observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar aplicável ao agente.
Arts. 15 ... 18-A ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 14
TJ-GO
ACÓRDÃO
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE RESSARCIMENTO DE DANOS AO ERÁRIO. PRESCRIÇÃO AFASTADA. AUSÊNCIA DE NULIDADE PROCESSUAL POR FALTA DE AJUIZAMENTO PRÉVIO DE AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. INAPLICABILIDADE DO RITO ESPECIAL PREVISTO NA LEI 8.429/92. PROFESSOR. AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES PARA DEDICAÇÃO A CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO (DOUTORADO). COMPROMISSO DE PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO PELO MESMO PERÍODO DE DURAÇÃO DO CURSO. PEDIDO DE EXONERAÇÃO ANTES DO PRAZO ACORDADO. RESSARCIMENTO DEVIDO. ABATIMENTO DO PERÍODO LABORADO DURANTE O AFASTAMENTO INTEGRAL. ...
+154 PALAVRAS
... implica na obrigação de ressarcimento das remunerações líquidas recebidas durante o afastamento, isto porque não houve por parte do docente a contraprestação devida. 4. Por se tratar de matéria de ordem pública, cabível a correção, de ofício, do termo inicial dos juros de mora, para que incidam, na proporção de 1% (um por cento) ao mês, a partir da citação, isto porque a obrigação é contratual. Precedentes do STJ. Apelação cível parcialmente provida.
(TJGO, Apelação (CPC) 0261510-64.2015.8.09.0006, Rel. Des(a). ZACARIAS NEVES COELHO, 2ª Câmara Cível, julgado em 21/09/2020, DJe de 21/09/2020)
21/09/2020 •
Acórdão em Apelação (CPC)
COPIAR
STJ
ACÓRDÃO
PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO, AÇÃO DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. ARQUITETO DEMITIDO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO, UMA VEZ QUE DESCUMPRIU O REGIME DE DEDICAÇÃO PROFISSIONAL EXCLUSIVA. RDPE. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. PREQUESTIONAMENTO FICTO. ART. 1.025 DO CÓDIGO (...). NÃO APLICADA. REEXAME DE FATOS E PROVAS. SÚMULA N. 7/STJ. ANÁLISE DA DIVERGÊNCIA PREJUDICADA. DESPROVIMENTO DO AGRAVO INTERNO. MANUTENÇÃO DA DECISÃO RECORRIDA.
I - Na origem, trata-se ...
+708 PALAVRAS
... constitucional, pois a inadmissão do apelo proposto pela alínea a por incidência de enunciado sumular diz respeito aos mesmos dispositivos legais e tese jurídica.
XII - Por fim, como a Lei n. 8.429 foi promulgada em 1992, ou seja, em período anterior ao fato que ensejou a demissão do recorrente - o qual se estendeu até fevereiro de 1998, não há se falar em aplicação retroativa da lei de improbidade administrativa.
XIII - Agravo interno improvido.
(STJ, AgInt no AREsp n. 1.985.699/SP, relator Ministro Francisco Falcão, Segunda Turma, julgado em 6/8/2024, DJEN de 23/12/2024.)
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA