ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (L8069/1990)

Artigo 116 - ECA / 1990

VER EMENTA

Da Obrigação de Reparar o Dano

Art. 116. Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuízo da vítima.
Parágrafo único. Havendo manifesta impossibilidade, a medida poderá ser substituída por outra adequada.
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 116

Lei:ECA   Art.:art-116  
03/04/2020 TJ-SP Acórdão

Apelação Cível - Responsabilidade Civil

EMENTA:  
Apelações - Ação de indenização - Contrato de transporte escolar - Sentença de acolhimento parcial dos pedidos - Reforma parcial. 1. Responsabilidade contratual - Hipótese em que o autor, com apenas seis anos de idade, foi molestado sexualmente por adolescente que auxiliava o transportador nos serviços de transporte escolar, como "monitora". Indubitável a responsabilidade civil do transportador na hipótese, que é objetiva, nos termos dos arts. 734 e 932, III, do CC e do art. 14 e §1º, do CDC. ...
« (+147 PALAVRAS) »
...
petição inicial na condição de "representantes" da incapaz. Ressalvada, evidentemente, a possibilidade de ajuizamento de ação própria com essa finalidade. Recurso da ré, consequentemente, não conhecido no capítulo em que sustenta a ausência de responsabilidade de seus pais. 4. Arbitramento da indenização por dano moral - Episódio grave, de consequências nefastas para a imagem da criança autora no meio social e de efeitos indeléveis no plano psíquico. Adequada a indenização arbitrada na sentença, na importância de R$ 15.000,00, apesar de o litígio envolver pessoas simples e de poucas posses. Negaram provimento à apelação do réu (...), conheceram parcialmente da apelação da corré e, na parte conhecida, deram parcial provimento ao recurso, com observações. (TJSP;  Apelação Cível 1000443-86.2019.8.26.0318; Relator (a): Ricardo Pessoa de Mello Belli; Órgão Julgador: 19ª Câmara de Direito Privado; Foro de Leme - 1ª Vara Cível; Data do Julgamento: 28/04/2014; Data de Registro: 03/04/2020)
COPIAR

19/08/2022 TJ-MG Acórdão

Apelação Criminal

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ATO INFRACIONAL ANÁLOGO AO CRIME DE ROUBO MAJORADO - RECURSO DEFENSIVO - ALTERAÇÃO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO - IMPOSSIBILIDADE - EXCEPCIONALIDADE COMPROVADA PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO, REITERAÇÃO INFRACIONAL E CONDIÇÃO PESSOAL DO ADOLESCENTE - AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO IDÔNEA - INOCORRÊNCIA - DECOTE DA MEDIDA DE REPARAÇÃO DE DANO - INVIABILIDADE - ADEQUAÇÃO DO VALOR - NECESSIDADE. - Diante das circunstâncias adversas do caso, sobretudo da reiteração infracional e da condição pessoal do adolescente, a medida socioeducativa de internação é a que se traduz como mais adequada para a proteção, recuperação e reeducação do menor em nítida situação de risco e extrema vulnerabilidade. - Tendo em vista que a aplicação da medida socioeducativa foi concretamente fundamentada e que houve estrita observância ao princípio da atualidade, às condições pessoais do adolescente, bem como ao objetivo de reeducação e reabilitação, não há que se falar em inadequação ou ausência de fundamentação, ainda mais considerando que a medida é mais benéfica do que a internação, cabível nos casos em que o ato infracional é praticado mediante grave ameaça à vítima, como na espécie. - A medida socioeducativa de reparação de danos é prevista no artigo 112, inciso II, do ECA e foi aplicada no caso concreto, em conformidade com o disposto no artigo 116 do ECA, não havendo pois que falar em decote da medida imposta. - Ante a prática do ato infracional por dois autores, deve o valor da medida de reparação ser adequado a este fato. (TJ-MG - Apelação Criminal 1.0079.22.000355-6/001, Relator(a): Des.(a) Haroldo André Toscano de Oliveira (JD Convocado), julgamento em 17/08/2022, publicação da súmula em 19/08/2022)
COPIAR

31/03/2023 TJ-MG Acórdão

Apelação Criminal

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - RECURSOS DEFENSIVOS - TESES COMUNS DAS DEFESAS - ATO INFRACIONAL ANÁLOGO AO CRIME DE ATOS PREPARATÓRIOS DE TERRORISMO - ABSOLVIÇÃO - ATIPICIDADE DA CONDUTA - IMPOSSIBILIDADE - DECOTE DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE REPARAÇÃO DE DANOS - INVIABILIDADE - MEDIDA DEVIDAMENTE APLICADA E FUNDAMENTADA. - Não há que se falar em atipicidade do ato infracional análogo ao crime de atos preparatórios de terrorismo quando comprovada a motivação discriminatória e preconceituosa dos representados na prática do ato infracional em análise, bem como a finalidade de provocar terror social ou generalizado. - A medida socioeducativa de reparação de danos é prevista no artigo 112...
« (+160 PALAVRAS) »
...
quando comprovado nos autos que os referidos atos infracionais são autônomos e não há nexo de dependência ou subordinação entre eles. SEDUNDO RECURSO - PRELIMINAR - EFEITO SUSPENSIVO DO RECURSO - INVIABILIDADE - MÉRITO - ATO INFRACIONAL ANÁLOGO AO CRIME DE ATOS PREPARATÓRIOS DE TERRORISMO - ABSOLVIÇÃO - ATIPICIDADE DA CONDUTA - IMPOSSIBILIDADE - DECOTE DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE - INVIABILIDADE - MEDIDAS DEVIDAMENTE APLICADAS E FUNDAMENTADAS. - Tendo em vista que a aplicação das medidas socioeducativas foi concretamente fundamentada e que houve estrita observância ao princípio da atualidade, às condições pessoais dos adolescentes, bem como ao objetivo de reeducação e reabilitação, não há que se falar em afastamento de alguma medida socioeducativa aplicada. (TJ-MG - Apelação Criminal 1.0707.19.007247-0/001, Relator(a): Des.(a) Haroldo André Toscano de Oliveira (JD Convocado), julgamento em 29/03/2023, publicação da súmula em 31/03/2023)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Art.. 117  - Seção seguinte
 Da Prestação de Serviços à Comunidade

Das Medidas Sócio-Educativas (Seções neste Capítulo) :