CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 182 - CPP / 1941

VER EMENTA

DO EXAME DE CORPO DE DELITO, DA CADEIA DE CUSTÓDIA E DAS PERÍCIAS EM GERAL

Arts. 158 ... 181 ocultos » exibir Artigos
Art. 182. O juiz não ficará adstrito ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte.
Arts. 183 ... 184 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 182

Lei:CPP   Art.:art-182  

STJ


EMENTA:  
CONFLITO DE COMPETÊNCIA. INQUÉRITO POLICIAL. SUPOSTA PRÁTICA DO CRIME DE MOEDA FALSA E TRÁFICO DE DROGAS. JUIZO FEDERAL EM FACE DE JUÍZO ESTADUAL. AUSÊNCIA DE LAUDO PERICIAL ACERCA DA QUALIDADE DA CONTRAFAÇÃO DA MOEDA. RELEVÂNCIA DO REFERIDO LAUDO PARA SOLUCIONAR CONTROVÉRSIA ENTRE MAGISTRADOS. COMPETÊNCIA DO JUÍZO DE DIRETO SUSCITADO.1. O presente conflito de competência deve ser conhecido, por se tratar de incidente instaurado entre juízos vinculados a Tribunais distintos, nos termos do art. 105, inciso I, alínea d, da Constituição Federal.2. O incidente foi instaurado ...
« (+374 PALAVRAS) »
...
conforme mencionou o Juízo de Direito suscitado.7. Destarte, no atual estágio das investigações, à míngua de laudo pericial que ateste a qualidade da falsificação das cédulas apreendidas, revela-se precipitado o encaminhamento do inquérito para a Justiça Federal. Consequentemente, sem a certeza sobre a aptidão de a falsificação das moedas enganar possíveis vítimas, torna-se inócua a análise da incidência da Súmula n. 122/STJ por suposta conexão do crime de tráfico de drogas.8. Conflito conhecido para, considerando o atual estágio das investigações documentado no presente incidente, declarar competente Juízo de Direito da Vara Criminal de Santana do Livramento, o suscitado. (STJ, CC 177.290/RS, Rel. Ministro JOEL ILAN PACIORNIK, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 23/06/2021, DJe 25/06/2021)
Acórdão em INQUÉRITO POLICIAL | 25/06/2021

TJ-PR


EMENTA:  
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CRIME DE ROUBO MAJORADO (ART. 157, § 2º, II, E § 2º-A). SENTENÇA CONDENATÓRIA PROFERIDA EM DESFAVOR DO RÉU (...) E DECISÃO ABSOLUTÓRIA COM RELAÇÃO AO RÉU (...), POR INSUFICIÊNCIA PROBATÓRIA. RECURSO DO PARQUET ESTADUAL E DO CONDENADO.RECURSO MINISTERIAL PROVIDO PARA CONDENAR O RÉU (...). CONDENAÇÃO DE RÉU COM BAIXA ACUIDADE VISUAL, POR CONSIDERADO CAPAZ DA PRÁTICA DO CRIME DE ROUBO. ALEGADAS OMISSÃO, OBSCURIDADE E CONTRADIÇÃO, AO ARGUMENTO DE QUE A DECISÃO OBJURGADA CONTRARIOU O LAUDO PERICIAL DO MÉDICO NOMEADO PELO JUIZ E DE QUE SE AFASTOU DOS ENTENDIMENTOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS. PROVAS INEQUÍVOCAS DA PRÁTICA DELITIVA. CONDENAÇÃO DE RÉU COM BAIXA ACUIDADE VISUAL. VISÃO CLÍNICA NÃO IMPEDITIVA DA PRÁTICA DO CRIME DE ROUBO. LAUDO PERICIAL QUE NÃO VINCULA O JUÍZO. INTELIGÊNCIA DO ART. 182, CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. VÍCIOS INEXISTENTES. ARGUMENTOS RECURSAIS RELACIONADOS À CONVICÇÃO ALCANÇADA PELO ÓRGÃO JULGADOR. PRETENSÃO DE REDISCUSSÃO DA MATÉRIA EXAMINADA E DECIDIDA EM SEDE DE APELAÇÃO CRIMINAL. INVIABILIDADE NA VIA ELEITA. EMBARGOS DECLARATÓRIOS REJEITADOS. (TJPR - 4ª C.Criminal - 0039431-51.2018.8.16.0014 - Londrina - Rel.: Desembargadora Sônia Regina de Castro - J. 13.02.2020)
Acórdão em EMBARGOS DE DECLARAÇÃO | 14/02/2020

STJ


EMENTA:  
AGRAVO REGIMENTAL EM HABEAS CORPUS. ESTUPRO DE VULNERÁVEL. DESCLASSIFICAÇÃO PARA O DELITO PREVISTO NO ART. 215, CAPUT, DO CÓDIGO PENAL. VÍTIMA MAIOR DE IDADE QUE ESTAVA EMBRIAGADA. AUSÊNCIA DE LAUDO PERICIAL. VULNERABILIDADE COMPROVADA POR OUTROS MEIOS. POSSIBILIDADE. PRINCÍPIO DO LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NÃO EVIDENCIADO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.1. A parte que se considerar agravada por decisão de relator, à exceção do indeferimento de liminar em procedimento de habeas corpus e recurso ordinário em habeas corpus, poderá requerer, dentro de 5 dias, a apresentação do feito em mesa relativo à matéria penal em geral, para que a Corte Especial, a Seção ...
« (+95 PALAVRAS) »
...
vulnerabilidade da vítima, ao não ser capaz de oferecer resistência ao ato, em razão de sua embriaguez, foi comprovada por outros meios de prova e está adequada a subsunção dos fatos ao tipo previsto no art. 217-A, §1º, do Código Penal, pois, consoante o disposto no art. 182 do Código de Processo Penal, o magistrado não está adstrito ao laudo pericial para instruir a sua conclusão, vale dizer, a livre valoração das provas permite ao juiz formar a própria convicção com base em outros elementos probatórios.5. Agravo regimental desprovido. (STJ, AgRg no HC n. 843.029/RR, relator Ministro Jesuíno Rissato (Desembargador Convocado do TJDFT), Sexta Turma, julgado em 11/12/2023, DJe de 15/12/2023.)
Acórdão em ESTUPRO DE VULNERÁVEL | 15/12/2023
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 185 ... 196  - Capítulo seguinte
 DO INTERROGATÓRIO DO ACUSADO

DA PROVA (Capítulos neste Título) :