CPM - Código Penal Militar (DEL1001/1969)

Artigo 315 - CPM / 1969

VER EMENTA

DA FALSIDADE

Arts. 311 ... 314 ocultos » exibir Artigos

Uso de documento falso

Art. 315. Fazer uso de qualquer dos documentos falsificados ou alterados por outrem, a que se referem os artigos anteriores:
Pena - a cominada à falsificação ou à alteração.
Arts. 316 ... 318 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Súmulas e OJs que citam Artigo 315

Nenhum resultado encontrado
Lei:CPM   Art.:art-315  
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

Jurisprudências atuais que citam Artigo 315

Lei:CPM   Art.:art-315  

TJ-SC


EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL. CRIMES MILITARES. FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO, POR TRÊS VEZES, COMETIDA POR OFICIAL (ARTIGO 311, §1º, DO CÓDIGO PENAL MILITAR). USO DE DOCUMENTO FALSO (ARTIGO 315 DO CÓDIGO PENAL MILITAR). SENTENÇA PARCIALMENTE CONDENATÓRIA. ABSOLVIÇÃO DA PRÁTICA DE UM DOS DELITOS DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO. RECURSO DA DEFESA. PRELIMINARES. PREJUDICIAL DE MÉRITO. SUSCITADA A OCORRÊNCIA DA PRESCRIÇÃO PUNITIVA ESTATAL. PARCIAL ACOLHIMENTO. TRANSCURSO DE LAPSO PRESCRICIONAL SUPERIOR A 4 (QUATRO) ANOS ENTRE A DATA DO CONHECIMENTO DO FATO DELITUOSO ...
« (+150 PALAVRAS) »
...
ARGUMUENTOS E PROVAS APRESENTADOS PELA ACUSAÇÃO.  MÉRITO. ALEGADA A AUSÊNCIA DE PROVAS APTAS A EMBASAR O ÉDITO CONDENATÓRIO. INSUBSISTÊNCIA. PROVA PERICIAL APRESENTADA PELA ACUSAÇÃO QUE ESTÁ RESPALDADA EM ROBUSTA PROVA ORAL PRODUZIDA NOS AUTOS. PLEITO DE ABSORÇÃO DO DELITO DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PELO DE USO DE DOCUMENTO FALSO. NÃO ACOLHIMENTO. FATOS OCORRIDOS EM MOMENTOS TEMPORAIS DISTINTOS E COM DESÍGNIOS AUTÔNOMOS. PARECER DA PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA NO SENTIDO DE MANTER A SENTENÇA CONDENATÓRIA INCÓLUME. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO PARA RECONHECER A PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ESTATAL EM RELAÇÃO AO DELITO DE USO DE DOCUMENTO FALSO (ARTIGO 315 DO CÓDIGO PENAL MILITAR). (TJSC, Apelação Criminal n. 0000716-62.2016.8.24.0021, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Hildemar Meneguzzi de Carvalho, Segunda Câmara Criminal, j. 25-01-2022)
Acórdão em Apelação Criminal | 25/01/2022

TJ-SC


EMENTA:  
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CRIMINAL. CRIMES MILITARES. FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO, POR TRÊS VEZES, COMETIDA POR OFICIAL (ARTIGO 311, §1º, DO CÓDIGO PENAL MILITAR). USO DE DOCUMENTO FALSO (ARTIGO 315 DO CÓDIGO PENAL MILITAR). ALEGADA A EXISTÊNCIA DE OMISSÃO CONSISTENTE NA NÃO READEQUAÇÃO DO REGIME INCICIAL DE RESGATE DA REPRIMENDA CORPORAL. TESE ACOLHIDA. JUÍZO SENTENCIANTE QUE FIXOU O REGIME INICIAL DE RESGATE DA REPRIMENDA CORPORAL COM BASE APENAS NO QUANTUM DA PENA (ART. 33, §2º, "B", DO CÓDIGO PENAL). REDUÇÃO DA PENA NESTE GRAU DE JURISDIÇÃO QUE DEVE ACARRETAR NO RESPECTIVO ABRANDAMENTO DO REGIME, NOS TERMOS DO ARTIGO 33, §2º, "C", DO CÓDIGO PENAL. SUSCITADA OMISSÃO PELA NÃO SUBSTITUIÇÃO DA REPRIMENDA CORPORAL. NÃO ACOLHIMENTO. AUSÊNCIA DE PREVISÃO NA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA (CÓDIGO PENAL MILITAR). PLEITO GENÉRICO DE MANIFESTAÇÃO EXPRESSA DE TODOS OS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS SUSCITADOS NO APELO, COM O FIM DE PRÉ-QUESTIONAMENTO. INVIABILIDADE. NÃO OBSERVÂNCIA DO ARTIGO 619 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. ACLARATÓRIOS CONHECIDOS E PARCIALMENTE ACOLHIDOS, COM CONCESSÃO DE EFEITOS INFRINGENTES. (TJSC, Apelação Criminal n. 0000716-62.2016.8.24.0021, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Hildemar Meneguzzi de Carvalho, Segunda Câmara Criminal, j. 29-03-2022)
Acórdão em Apelação Criminal | 29/03/2022

TJ-AM Crimes Militares


EMENTA:  
PROCESSO PENAL. CRIME MILITAR. VARA DA AUDITORIA MILITAR. CRIME DO ARTIGO 315 DO CÓDIGO PENAL MILITAR. PRELIMINAR DE NULIDADE PELO SILÊNCIO TER SIDO UTILIZADO COMO FATOR PARA CONDENAÇÃO. NÃO ACATADA. INEXISTÊNCIA DE PREJUÍZO PORQUE NÃO FOI O FUNDAMENTO ADOTADO PELA SENTENÇA. TESE DE FRAGILIDADE. CONDENAÇÃO APENAS COM BASE NOS ELEMENTOS DO INQUÉRITO POLICIAL. DESCABIMENTO. DEPOIMENTO TESTEMUNHAL QUE SE COADUNA COM PROVAS DOCUMENTAIS. PEDIDO DE REFORMA DA DOSIMETRIA. CABIMENTO. PENA QUE SUPEROU O MÍNIMO LEGAL EM VIRTUDE DE PUNIÇÕES ADMINISTRATIVAS ANTERIORES EM FUNDAMENTAÇÃO GENÉRICA. APELAÇÃO CRIMINAL CONHECIDA E PARCIALMENTE PROVIDA. 1. Trata-se de Apelação Criminal interposta contra a sentença condenatória ...
« (+280 PALAVRAS) »
...
sido paciente nem o médico em cujo nome estava o atestado havia ali trabalhado (fls. 17). 5. Portanto, as declarações do policial são coesas entre si e com os demais meios probatórios documentais acostados ao processo, em especial o Laudo de Exame Grafotécnico (fls. 92/105), que indica que a assinatura lançada no atestado médico não é da lavra do profissional (...), nisso constituindo a falsidade de que tratam os autos. 6. No que toca à dosimetria imposta, observa-se que as questões trazidas pela Defesa são pertinentes. A ficha funcional do apelante registra transgressões disciplinares e não condenações pretéritas, de modo que não pode haver comunicação entre a seara administrativa com a penal. 7. Recurso conhecido e parcialmente provido. (TJ-AM; Apelação Criminal Nº 0206888-20.2017.8.04.0001; Relator (a): Henrique Veiga Lima; Comarca: Manaus/AM; Órgão julgador: Primeira Câmara Criminal; Data do julgamento: 22/07/2024; Data de registro: 22/07/2024)
Acórdão em Apelação Criminal | 22/07/2024
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 319 ... 334  - Capítulo seguinte
 DOS CRIMES CONTRA O DEVER FUNCIONAL

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (Capítulos neste Título) :