CC - Código Civil (L10406/2002)

Artigo 587 - Código Civil / 2002

VER EMENTA

Do Mútuo

Art. 586 oculto » exibir Artigo
Art. 587. Este empréstimo transfere o domínio da coisa emprestada ao mutuário, por cuja conta correm todos os riscos dela desde a tradição.
Arts. 588 ... 592 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Artigos Jurídicos sobre Artigo 587

Contrato de permuta, mútuo e comodato. Conceito, semelhanças e diferenças - Cível
Cível 17/02/2019

Contrato de permuta, mútuo e comodato. Conceito, semelhanças e diferenças

Apesar de causar confusão em alguns casos, os conceitos e cabimento de cada tipo de contrato são bem distintos, entenda cada um deles.

Jurisprudências atuais que citam Artigo 587

Lei:CC   Art.:art-587  
Publicado em: 01/12/2022 TJ-RJ Acórdão

APELAÇÃO - Pagamento / Adimplemento e Extinção / Obrigações / DIREITO CIVIL

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA. CONTRATO DE TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL. VALORES DEVIDOS A TÍTULO DE FRETE MARÍTIMO; SOBRETAXA DE SEGURO; TAXA DE MOVIMENTAÇÃO NO PORTO DE DESCARGA (OU CAPATAZIA/GUINDADA); TAXA DE SEGURO NO DESTINO E TAXA DE DOCUMENTAÇÃO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. INSURGÊNCIA DA RÉ. LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA DAS PARTES AFERIDA IN STATUS ASSERTIONIS. PERTINÊNCIA SUBJETIVA DA TRANSPORTADORA AUTORA E DA CONSIGNATÁRIA RÉ. RÉ QUE NÃO LOGROU DEMONSTRAR NOS AUTOS A EXISTÊNCIA DE RELAÇÃO CONTRATUAL DE IMPORTADORA POR CONTA E ORDEM DE EMPRESA QUE FIGURE COMO A REAL ADQUIRENTE DA COMPRA INTERNACIONAL. INAPLICABILIDADE DA PRESCRIÇÃO ÂNUA À SITUAÇÃO EM DEBATE. CONTRATO EM ANÁLISE QUE É UNIMODAL, EIS QUE A EMPRESA AUTORA FOI SOMENTE RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE MARÍTIMO DO PORTO ...
« (+169 PALAVRAS) »
...
QUANTO AO INADIMPLEMENTO SE PRESUMA VERDADEIRA, NÃO SE PODE PERDER DE VISTA QUE A RÉ QUESTIONA EM SUA DEFESA ASPECTOS IMPORTANTES DA COBRANÇA EM TELA, QUAIS SEJAM, O FATO DOS DOCUMENTOS EM QUE CONSUBSTANCIADOS OS DÉBITOS ESTAREM ILEGÍVEIS E SEM A REGULAR TRADUÇÃO, TORNANDO ININTELIGÍVEL A FORMA COMO APURADOS OS VALORES DEVIDOS EM REAIS. MODIFICAÇÃO DA SENTENÇA PARA SE DETERMINAR QUE O QUANTUM DEBEATUR SEJA CALCULADO EM SEDE DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA, OPORTUNIZANDO-SE ÀS PARTES A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS AOS AUTOS QUE MELHOR ESCLAREÇAM A QUANTIA ENTÃO DEVIDA PELA RÉ À AUTORA, LIMITADA A VERBA CONDENATÓRIA AO PEDIDO VEICULADO NA PETIÇÃO INICIAL. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. Conclusões: Por unanimidade, deu-se parcial provimento ao recurso, nos termos do voto da Desembargadora Relatora. (TJ-RJ, APELAÇÃO 0101117-41.2014.8.19.0001, Relator(a): DES. MÔNICA FELDMAN DE MATTOS , Publicado em: 01/12/2022)
COPIAR

Publicado em: 07/07/2021 TJ-MS Acórdão

Apelação Cível - Empréstimo consignado

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE - EMPRÉSTIMO CONSIGNADO - RECURSO DO BANCO - CONTRATO DE MÚTUO - AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE REGULARIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO E DO REPASSE DO VALOR DO EMPRÉSTIMO AO CONSUMIDOR - FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - DANO MORAL CONFIGURADO - QUANTUM INDENIZATÓRIO QUE NÃO COMPORTA REDUÇÃO - JUROS DE MORA - A PARTIR DO EVENTO DANOSO - RELAÇÃO EXTRACONTRATUAL - HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS ARBITRADOS NO PATAMAR MÍNIMO DE 10% - IMPOSSIBILIDADE DE REDUÇÃO - RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO. Em contratos de mútuo, em que há o empréstimo de coisas fungíveis, nos termos dos artigos 586 e 587 do Código Civil, o mutuário é obrigado a restituir ao mutuante ...
« (+179 PALAVRAS) »
...
demandas ajuizadas pela parte autora buscando a nulidade de contratos bancários e a demora de mais de um ano para ingressar em juízo, o arbitramento do quantum indenizatório deve ser feito com moderação, em obediência aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade e, principalmente, para que não haja um enriquecimento sem causa. A pulverização de ações vem sendo comumente utilizada na tentativa de auferir indenização por danos morais em patamares mais elevados, chance maior em ações isoladas de que em conjunto, ainda que contra o mesmo Banco. A adoção desta prática, pode render ao consumidor somas vultuosas, que fogem à razoabilidade e proporcionalidade, implicam no desvirtuamento da finalidade do instituto da responsabilidade civil. Quantum indenizatório mantido. Recurso improvido. (TJMS. Apelação Cível n. 0803620-39.2021.8.12.0002,  Dourados,  4ª Câmara Cível, Relator (a):  Juiz Luiz Antônio Cavassa de Almeida, j: 30/06/2021, p:  07/07/2021)
COPIAR

Publicado em: 25/09/2023 TRF-4 Acórdão

AGRAVO DE INSTRUMENTO

EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO FISCAL. PENHORA DE ATIVOS FINANCEIROS. SISBAJUD. ASSUNÇÃO DE RISCOS DECORRENTES DE DEPÓSITO DE BEM FUNGÍVEL. ART. 587, CC. 1. A penhora dos ativos financeiros depositados na conta bancária da executada é plenamente viável, com suporte no tratamento legal ofertado ao mútuo, aplicável ao depósito de coisas fungíveis, conforme o disposto no art. 645 do Código Civil.2. As obrigações que possui com a seguradora e seus clientes não interferem no bloqueio, tendo em vista que, na qualidade de depositária de bem fungível, assumiu os riscos a partir do depósito (art. 587, CC).3. Agravo provido. (TRF-4, AG 5021556-18.2023.4.04.0000, Relator(a): EDUARDO VANDRÉ OLIVEIRA LEMA GARCIA, SEGUNDA TURMA, Julgado em: 19/09/2023, Publicado em: 25/09/2023)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 593 ... 609  - Capítulo seguinte
 Da Prestação de Serviço

Do Empréstimo (Seções neste Capítulo) :