Arts. 481 ... 487 ocultos » exibir Artigos
Art. 488. Convencionada a venda sem fixação de preço ou de critérios para a sua determinação, se não houver tabelamento oficial, entende-se que as partes se sujeitaram ao preço corrente nas vendas habituais do vendedor.
Parágrafo único. Na falta de acordo, por ter havido diversidade de preço, prevalecerá o termo médio.
Arts. 489 ... 504 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 488
TJ-MG
ACÓRDÃO
APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO C/C INDENIZAÇÃO. CONTRATOS DE OPERAÇÃO DE POSTO IPIRANGA E DE BONIFICAÇÃO ANTECIPADA. PERÍCIA. EFICAZ E CONCLUSIVA. PRÉVIO DESCUMPRIMENTO DO CONTRATO PELA CONTRADA. MULTA PELOS CONTRATANTES. INDEVIDA. CLÁUSULA SEM ESTIPUÇÃO DE PREÇO DO COMBUSTÍVEL. NULIDADE. NÃO VERIFICADA. PREJUÍZOS FINANCEIROS. NÃO DEMONSTRADOS. TERMO INICIAL DA MULTA COMPENSATÓRIA. DATA DA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL. - Sendo a perícia realizada por profissional habilitado e inexistindo qualquer vício no laudo, apresentado com informações claras e conclusivas capazes de contribuírem ...
+77 PALAVRAS
... do Código Civil. - Inexistindo prova de que a cobrança de preço abusivo do combustível foi a única que acarretou o prejuízo financeiro acumulado pelo posto autor, impossível responsabilizar civilmente a distribuidora pelo dano patrimonial daquele. - O termo inicial da multa compensatória deve ser a data da notificação extrajudicial informando a pretendida rescisão do contrato por práticas ilícitas e infrações contratuais.
(TJ-MG - Apelação Cível 1.0000.19.112372-8/002, Relator(a): Des.(a) Aparecida Grossi, julgamento em 04/12/2024, publicação da súmula em 05/12/2024)
05/12/2024 •
Acórdão em Apelação Cível
COPIAR
TJ-SC
ACÓRDÃO
APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO DECLARATÓRIA CUMULADA COM INDENIZATÓRIA, INTENTADA EM DECORRÊNCIA DE SUPOSTOS DESCONTOS INDEVIDOS EM BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. INSURGÊNCIAS DE AMBOS OS CONTENDORES. PRELIMINAR DE NÃO CONHECIMENTO DO RECLAMO ADVERSÁRIO, INVOCADA PELA PARTE RÉ, EM CONTRARRAZÕES, QUE NÃO DEMANDA CONHECIMENTO, JÁ QUE O MÉRITO DO JULGAMENTO A FAVORECE. EXEGESE DO ART. 488 DA LEI PROCESSUAL CIVIL. IRRESIGNAÇÃO DA REQUERIDA. AVENTADA A INEXISTÊNCIA DOS REQUISITOS ENSEJADORES DE SUA RESPONSABILIDADE CIVIL. ARGUMENTO ACOLHIDO. DOCUMENTOS ...
+74 PALAVRAS
... VALOR DO DANO MORAL PREJUDICADA, ANTE O ACOLHIMENTO DO APELO OPOSTO. IRRESIGNAÇÃO, PORTANTO, NÃO CONHECIDA. ÉDITO REFORMADO. ÔNUS SUCUMBENCIAIS, POR COROLÁRIO, REDISTRIBUÍDOS. EXIGIBILIDADE, TODAVIA, SUSPENSA. PARTE AUTORA QUE LITIGA SOB O AUSPÍCIO DA GRATUIDADE JUDICIÁRIA. INTELIGÊNCIA DO ART. 98, § 3º, DO DIGESTO PROCESSUAL. RECURSO DA RÉ CONHECIDO E PROVIDO. APELO DA AUTORA NÃO CONHECIDO, POR PREJUDICADO.
(TJSC, Apelação n. 5002618-83.2021.8.24.0022, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. André Carvalho, Terceira Câmara de Direito Civil, j. 20-06-2023)
20/06/2023 •
Acórdão em Apelação
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA