Art. 1.947. O testador pode substituir outra pessoa ao herdeiro ou ao legatário nomeado, para o caso de um ou outro não querer ou não poder aceitar a herança ou o legado, presumindo-se que a substituição foi determinada para as duas alternativas, ainda que o testador só a uma se refira.
Arts. 1.948 ... 1.950 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 1.947
STJ
ACÓRDÃO
DIREITO CIVIL: SUCESSÕES. RECURSO ESPECIAL. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA. LEGADO. SUBSTITUIÇÃO VULGAR OU ORDINÁRIA. NÃO OCORRÊNCIA. MORTE DA LEGATÁRIA POSTERIOR À ACEITAÇÃO DO LEGADO NA SUCESSÃO DA TESTADORA. CADUCIDADE DA SUBSTITUIÇÃO. LEGADO QUE SE TRANSMITE AOS HERDEIROS DA LEGATÁRIA. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO.
1. Conforme o art. 1.784 do Código Civil, "aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários".
2. Nos termos do art. 1.947 ...
+70 PALAVRAS
... caso de falecimento do herdeiro ou legatário após a aceitação do legado, este caberá aos sucessores do legatário.
4. Na hipótese, não houve a efetivação da substituição vulgar, uma vez que a legatária nomeada em primeiro lugar faleceu cerca de 10 (dez) anos após o falecimento da testadora e enquanto tramitava a ação do inventário proposta por ela em litisconsórcio com os demais legatários, o que implica aceitação do legado e a caducidade da substituição.
5. Recurso especial a que se nega provimento.
(STJ, REsp n. 2.018.054/RS, relator Ministro Raul Araújo, Quarta Turma, julgado em 17/9/2024, DJe de 7/10/2024.)
TJ-RS Inventário e Partilha
MONOCRÁTICA
AGRAVO DE INSTRUMENTO. SUCESSÕES. INVENTÁRIO. 1. NOS TERMOS DO ARTIGO 1.784 DO CC, "ABERTA A SUCESSÃO, A HERANÇA TRANSMITE-SE, DESDE LOGO, AOS HERDEIROS LEGÍTIMOS E TESTAMENTÁRIOS". PRINCÍPIO DE SAISINE. 2. NA HIPÓTESE, AO TEMPO DO ÓBITO DO TESTADOR, SUA ESPOSA, INDICADA COMO SUCESSORA EM 1º LUGAR NO TESTAMENTO, JÁ HAVIA FALECIDO. 3. INCIDINDO A SUBSTITUIÇÃO PREVISTA NO ARTIGO 1.947 DO CC, PASSOU A FIGURAR COMO HERDEIRO TESTAMENTÁRIO O FILHO DO DE CUJUS, 2º INDICADO PARA SUCESSÃO NO TESTAMENTO. 4. A POSTERIOR MORTE DO FILHO, OU SEJA, DEPOIS DO ÓBITO DO PAI (TESTADOR), NÃO TORNA O AGRAVANTE, QUE FIGURAVA NO 3º LUGAR NA ORDEM PREVISTA NO TESTAMENTO, HERDEIRO POR SUBSTITUIÇÃO. CONSIDERADO QUE, NA DATA DA ABERTURA DA SUCESSÃO (MORTE) DO TESTADOR, O SUCESSOR INDICADO EM 2º LUGAR TINHA CAPACIDADE E CONDIÇÕES DE SUCEDER, NÃO GEROU EFEITOS (EFICÁCIA) A DISPOSIÇÃO QUE ESTABELECIA A CONDIÇÃO DE HERDEIRO TESTAMENTÁRIO DO AGRAVANTE. RECURSO DESPROVIDO.
(TJ-RS; Agravo de Instrumento, Nº 50690582420258217000, Primeira Câmara Especial Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Leandro Figueira Martins, Julgado em: 21-03-2025)
21/03/2025 •
Monocrática em Agravo de Instrumento
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA