Lei nº 4024 / 1961 - DoEnsinoPrimário

VER EMENTA

DoEnsinoPrimárioLEI REVOGADA

Art. 25.

O ensino primário tem por fim o desenvolvimento do raciocínio e das atividades de expressão da criança, e a sua integração no meio físico e social.
REVOGADO

Art. 26.

O ensino primário será ministrado, no mínimo, em quatro séries anuais.
REVOGADO
Parágrafo único. Os sistemas de ensino poderão estender a sua duração até seis anos, ampliando, nos dois últimos, os conhecimentos do aluno e iniciando-o em técnicas de artes aplicadas, adequadas ao sexo e à idade. REVOGADO

Art. 27.

O ensino primário é obrigatório a partir dos sete anos e só será ministrado na língua nacional. Para os que o iniciarem depois dessa idade poderão ser formadas classes especiais ou cursos supletivos correspondentes ao seu nível de desenvolvimento.
REVOGADO

Art. 28.

A administração do ensino nos Estados, Distrito Federal e Territórios promoverá:
REVOGADO
a) o levantamento anual do registro das crianças em idade escolar; LEI REVOGADA
b) o incentivo e a fiscalização da freqüência às aulas. LEI REVOGADA

Art. 29.

Cada município fará, anualmente, a chamada da população escolar de sete anos de idade, para matrícula na escola primária.
REVOGADO

Art. 30.

Não poderá exercer função pública, nem ocupar emprego em sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público o pai de família ou responsável por criança em idade escolar sem fazer prova de matrícula desta, em estabelecimento de ensino, ou de que lhe está sendo ministrada educação no lar.
REVOGADO
Parágrafo único. Constituem casos de isenção, além de outros previstos em lei: LEI REVOGADA
a) comprovado estado de pobreza do pai ou responsável; LEI REVOGADA
b) insuficiência de escolas; LEI REVOGADA
c) matrícula encerrada; LEI REVOGADA
d) doença ou anomalia grave da criança. LEI REVOGADA

Art. 31.

As empresas industriais, comerciais e agrícolas, em que trabalhem mais de 100 pessoas, são obrigadas a manter ensino primário gratuito para os seus servidores e os filhos desses.
REVOGADO
§ 1º Quando os trabalhadores não residirem próximo ao local de sua atividade, esta obrigação poderá ser substituída por instituição de bolsas, na forma que a lei estadual estabelecer. LEI REVOGADA
§ 2º Compete à administração do ensino local, com recurso para o Conselho Estadual de Educação zelar pela obediência ao disposto neste artigo. LEI REVOGADA

Art. 32.

Os proprietários rurais que não puderem manter escolas primárias para as crianças residentes em suas glebas deverão facilitar-lhes a freqüência às escolas mais próximas, ou propiciar a instalação e funcionamento de escolas públicas em suas propriedades.
REVOGADO
Arts.. 33 ... 43  - Capítulo seguinte
 Do Ensino Médio

Da Educação de Grau Primário (Capítulos neste Título) :