Código Civil de 1916 (L3071/1916)

Código Civil de 1916 / 1916 - DA LOCAÇÃO DE SERVIÇOS

VER EMENTA

DA LOCAÇÃO DE SERVIÇOSLEI REVOGADA

Art. 1.216.

Toda a espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuição.
LEI REVOGADA

Art. 1.217.

No contrato de locação de serviços, quando qualquer das partes não souber ler, nem escrever, o instrumento poderá ser escrito e assinado a rogo, subscrevendo-o, neste caso, quatro testemunhas.
LEI REVOGADA

Art. 1.218.

Não se tendo estipulado, nem chegando a acordo as partes, fixar-se-á por arbitramento a retribuição, segundo o costume do lugar, o tempo de serviço e sua qualidade.
LEI REVOGADA

Art. 1.219.

A retribuição pagar-se-á depois de prestado o serviço, se, convenção, ou costume, não houver de ser adiantada, ou paga em prestações.
LEI REVOGADA

Art. 1.220.

A locação de serviços não se poderá convencionar por mais quatro anos, embora o contato tenha por causa o pagamento de dívida do locador, ou se destine à execução de certa e determinada obra. Neste caso, decorridos quatro anos, dar-se-á por findo o contrato, ainda que não concluída a obra (Art. 1.225).
LEI REVOGADA

Art. 1.221.

Não havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes a seu arbítrio, mediante prévio aviso, pode reincidir o contato.
LEI REVOGADA
Parágrafo único. Dar-se-á o aviso: LEI REVOGADA
I - Com antecedência de oito dias, se o salário se houver fixado por tempo de um mês, ou mais. LEI REVOGADA
II - Com antecipação de quatro dias, se o salário se tiver ajustado por semana, ou quinzena. LEI REVOGADA
III - De véspera, quando se tenha contratado por menos de sete dias. LEI REVOGADA

Art. 1.222.

No contrato de locação de serviços agrícolas, não havendo prazo estipulado, presume-se o de um ano agrário, que termina com a colheita ou safra da principal cultura pelo locatário explorada.
LEI REVOGADA

Art. 1223.

Não se conta no prazo do contrato o tempo em que o locador, por culpa sua, deixou de servir.
LEI REVOGADA

Art. 1.224.

Não sendo o locador contratado para certo e determinado trabalho, entender-se-á que se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com as suas forças e condições.
LEI REVOGADA

Art. 1.225.

O locador contratado por tempo certo, ou por obra determinada, não se pode ausentar, ou despedir, sem justa causa, antes de preenchido o tempo, ou concluída a obra (Art. 1.220).
LEI REVOGADA
Parágrafo único. Se se despedir sem justa causa, terá direito à retribuição vencida, mas responderá por perdas e danos. LEI REVOGADA

Art. 1.226.

São justas causas para dar o locador por findo o contrato:
LEI REVOGADA
I - Ter de exercer funções públicas, ou desempenhar obrigações legais, incompatíveis estas ou aquelas com a continuação do serviço. LEI REVOGADA
II - Achar-se inabilitado, por força maior, para cumprir o contrato. LEI REVOGADA
III - Exigir o locatário do locador serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheiros ao contrato. LEI REVOGADA
IV - Tratar o locatário ao locador com rigor excessivo, ou não lhe dar a alimentação conveniente. LEI REVOGADA
V - Correr o locador perigo manifesto de dano ou mal considerável. LEI REVOGADA
VI - Não cumprir o locatário as obrigações do contrato. LEI REVOGADA
VII - Ofender o locatário, ou tentar ofender o locador na honra de pessoas de sua família. LEI REVOGADA
VIII - Morrer o locatário. LEI REVOGADA

Art. 1.227.

O locador poderá dar por findo o contrato em qualquer dos casos do artigo antecedente, embora o contrário tenha convencionado.
LEI REVOGADA
§ 1º Despedindo-se por qualquer dos motivos especificados no artigo antecedente, ns I, II, V e VIII, terá direito o locador à remuneração vencida, sem responsabilidade alguma para com o locatário. LEI REVOGADA
§ 2º Despedindo-se por alguns dos motivos designados nesse artigo, ns III, IV, VI e VII, ou por falta do locatário no caso do n. V, assistir-lhe-á direito à retribuição vencida e ao mais do artigo subseqüente. LEI REVOGADA

Art. 1.228.

O locatário que, sem justa causa, despedir o locador, será obrigado a pagar-lhe por inteiro a retribuição vencida, e por metade a que lhe tocaria de então ao termo legal do contrato.
LEI REVOGADA

Art. 1.229.

São justas causas para ser dispensado o locador:
LEI REVOGADA
I - Enfermidade, ou qualquer outra causa que o torne incapaz dos serviços contratados. LEI REVOGADA
II - Vícios ou mau procedimento do locador. LEI REVOGADA
III - Força maior que impossibilite o locatário de cumprir suas obrigações. LEI REVOGADA
IV - Falta do locador à observância do contrato. LEI REVOGADA
V - Imperícia do locador no serviço contratado. LEI REVOGADA
VI - Ofensa do ao locatário na honra de pessoa de sua família LEI REVOGADA

Art. 1.230.

Na locação agrícola, o locatário é obrigado a dar ao locador atestado de que o contrato está findo; e, no caso de recusa, o juiz a quem competir, deverá expedi-lo, multando o recusante em cem a duzentos mil réis, a favor do locador.
Esta mesma obrigação subsiste, se o locatário, sem justa causa, dispensar os serviços do locador, ou se este, por motivo justificado, der por findo o contrato.
Todavia, se, em qualquer destas hipóteses, o locador estiver em débito, esta circunstância constará do atestado, ficando o novo locatário responsável pelo devido pagamento.
LEI REVOGADA

Art. 1.231.

O locatário poderá despedir o locador por qualquer das causas especificadas no Art. 1.229, ainda que o contrário tenha convencionado.
LEI REVOGADA
§ 1º Se o locador for despedido por alguma das causas ali particularizadas sob os ns I, III e V, terá direito à retribuição vencida, sem responsabilidade alguma para com o locatário. LEI REVOGADA
§ 2º Se for despedido por algum dos fundamentos ali admitidos sob os ns II, IV e VI, terá direito à retribuição vencida, respondendo, porém, por perdas e danos. LEI REVOGADA

Art. 1.232.

Nem o locatário, ainda que outra coisa tenha contratado, poderá transferir a outros o direito aos serviços ajustados, nem o locador, sem aprazimento do locatário, dar substituto, que os preste.
LEI REVOGADA

Art. 1.233.

O contrato de locação de serviços acaba com a morte do locador.
LEI REVOGADA

Art. 1.234.

Embora outra coisa haja estipulado, não poderá o locatário cobrar ao locador juros sobre as soldadas, que lhe adiantar, nem, pelo tempo do contrato, sobre dívida alguma, que o locador esteja pagando com serviços.
LEI REVOGADA

Art. 1.235.

Aquele que aliciar pessoas obrigadas a outros por locação de serviços agrícolas, haja ou não instrumento deste contrato, pagará em dobro ao locatário prejudicado a importância, que ao locador, pelo ajuste desfeito, houvesse de caber durante quatro anos.
LEI REVOGADA

Art. 1.236.

A alienação do prédio agrícola onde a locação dos serviços se opera, não importa a rescisão do contrato; salvo ao locador opção entre continuá-lo com o adquirente da propriedade, ou com o locatário anterior.
LEI REVOGADA
Arts.. 1.237 ... 1.247  - Seção seguinte
 DA EMPREITADA

DA LOTAÇÃO (Seções neste Capítulo) :