ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (L8069/1990)

Artigo 244-B - ECA / 1990

VER EMENTA

Dos Crimes em Espécie

Arts. 228 ... 244-A ocultos » exibir Artigos
Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
§ 1 º Incorre nas penas previstas no caput deste artigo quem pratica as condutas ali tipificadas utilizando-se de quaisquer meios eletrônicos, inclusive salas de bate-papo da internet.
§ 2 º As penas previstas no caput deste artigo são aumentadas de um terço no caso de a infração cometida ou induzida estar incluída no rol do Art. 1 º da Lei n º 8.072, de 25 de julho de 1990 .
Art. 244-C oculto » exibir Artigo
FECHAR

Súmulas e OJs que citam Artigo 244-B

Lei:ECA   Art.:art-244b  

STJ Tema nº 221 do STJ


Situação do Tema: Trânsito em Julgado

Questão submetida a julgamento: Questiona-se se o crime de corrupção de menores afigura-se formal: é que o resultado ínsito ao art. 1o. da Lei 2.252/54 - a corrupção, a degradação moral do menor - evidencia-se da consumação ou mesmo da tentativa, do próprio ilícito perpetrado pelo agente ativo com a colaboração - de qualquer espécie - de pessoa com menos de 18 (dezoito) anos.

Tese Firmada: A configuração do crime do art. 244-B do ECA independe da prova da efetiva corrupção do menor, por se tratar de delito formal.

Anotações Nugep: Para a configuração do crime de corrupção de menores não se faz necessária a prova da efetiva corrupção do menor, basta para a sua configuração que o agente pratique ou induza o menor a praticar uma infração penal, sendo desnecessária a comprovação de que o adolescente foi efetivamente corrompido, ainda que o adolescente possua outros antecedentes infracionais.

(STJ, Tema nº 221, publicada em 13/09/2019)
Tema | 13/09/2019
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

Jurisprudências atuais que citam Artigo 244-B

Lei:ECA   Art.:art-244b  

TJ-RS Furto Qualificado


EMENTA:  
APELAÇÃO. CÓDIGO PENAL. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. ART. 155, § 4º, INC. I E IV. FURTO QUALIFICADO. LEI N. 8.069. ECA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ART. 244-B. CORRUPÇÃO DE MENORES. PRELIMINAR. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. PRESCRIÇÃO. RÉU (...). CORRUPÇÃO DE MENORES. Pena de um ano e dois meses de reclusão pelo crime de corrupção de menores. Prazo ...
« (+352 PALAVRAS) »
...
formal reconhecido. Jurisprudência do STJ. Pena do delito mais grave elevada em 1/6.  PENA DE MULTA. Para RICHARD, reduzida para 30 dias-multa, e para (...) reduzida para 24 dias-multa, ambas no valor unitário mínimo. Penas de multa do delito de corrupção de menores afastadas, pois ausente previsão legal.  REGIME DE CUMPRIMENTO DA PENA. Semiaberto para RICHARD, pois reincidente, e aberto para (...), diante da quantidade de pena. PENAS SUBSTITUTIVAS. SURSIS. A multirreincidência de RICHARD impede qualquer benefício. Viável a substituição para (...), por duas restritivas de direitos. PRESCRIÇÃO PARA (...) POR UM DOS CRIMES. APELO DEFENSIVO PROVIDO, EM PARTE. UNÂNIME. (TJ-RS; Apelação Criminal, Nº 50026032820198210068, Quinta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ivan Leomar Bruxel, Julgado em: 19-06-2023)
Acórdão em Apelação | 23/06/2023

TJ-CE Receptação


EMENTA:  
PENAL E PROCESSUAL PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. RECEPTAÇÃO. PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO. CORRUPÇÃO DE MENOR. RECURSO DA ACUSAÇÃO. PRETENSÃO DE RECONHECIMENTO DE PORTE COMPARTILHADO DE ARMA DE FOGO E DE CORRUPÇÃO DE MENOR. IMPOSSIBILIDADE. SOMENTE UM AGENTE FLAGRADO NA PORTANDO ARMA DE FOGO. NÃO CONSTATAÇÃO DE EVIDÊNCIA DE QUE A ARMA APREENDIDA ESTIVESSE À DISPOSIÇÃO DOS DEMAIS AGENTES, TAMPOUCO DE QUE ESTES TIVERAM ALGUMA INFLUÊNCIA PARA QUE UM DOS AGENTES ESTIVESSE PORTANDO ARMA DE FOGO. CORRUPÇÃO DE MENOR. CONJUNTO PROBATÓRIO QUE NÃO INDICA QUE A ADOLESCENTE QUE ESTAVA COM OS RECORRIDOS TENHA PRATICADO OU SIDO INDUZIDA A PRATICAR CONDUTA PREVISTA COMO CRIME. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. 1. O Ministério Público ofereceu denúncia contra (...), ...
« (+598 PALAVRAS) »
...
conjunto de drogas), de modo que incumbia ao Ministério Público, nos termos do art. 384 do Código de Processo Penal, proceder com o aditamento da denúncia, o que não ocorreu. 11. Desse modo, é inviável condenar os acusados pela prática do crime descrito no art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente sob o fundamento apresentado nas razões recursais, sob pena de violação aos princípios da correlação e da ampla defesa, visto que os acusados não podem ser condenados por fato sobre os quais não tiveram a oportunidade de exercer a ampla defesa. 12. Recurso conhecido e desprovido. (TJ-CE; Apelação Criminal - 0278458-70.2021.8.06.0001, Rel. Desembargador(a) ANDREA MENDES BEZERRA DELFINO, 3ª Câmara Criminal, data do julgamento:  20/02/2024, data da publicação:  20/02/2024)
Acórdão em Apelação Criminal | 20/02/2024

TJ-SP Roubo Majorado


EMENTA:  
Roubo - Conjunto probatório desfavorável ao réu lastrado em depoimentos coerentes e harmônicos da vítima e de policiais - Suficiência à aferição da materialidade, da autoria e do dolo A palavra da vítima e dos policiais, se coerentes e em harmonia com outros elementos de convicção existentes nos autos, têm especial importância, tanto para confirmar a materialidade dos fatos quanto sua autoria e dolo. Corrupção de menor - Crime formal - Desnecessária a comprovação de que a conduta efetivamente desvirtuou a criança ou o adolescente - Entendimento Não é necessária a demonstração de que a conduta do agente teria efetivamente desvirtuado criança ou adolescente para que o tipo penal do art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente...
« (+121 PALAVRAS) »
...
permaneça. Pena - Corrupção de menores - Envolvimento do menor na prática de crime violento de roubo majorado - Dinâmica de acentuada gravidade que justifica fixação da pena-base em patamar intermediário entre o mínimo e o máximo previstos no preceito sancionador do tipo e a opção pelo regime inicial fechado A corrupção de menores reveste-se de maior gravidade nas hipóteses nas quais o crime se aperfeiçoa mediante a participação de criança ou de adolescente na prática de crime violento e de maior reprovabilidade, tal como ocorre no roubo majorado pelo concurso de agentes. Aludida dinâmica não apenas justifica, como recomenda, a exacerbação da pena-base em patamar ao menos intermediário entre o mínimo e o máximo previstos no preceito sancionador do tipo e a opção pelo regime inicial fechado. (TJSP;  Apelação Criminal 0036753-73.2018.8.26.0050; Relator (a): Grassi Neto; Órgão Julgador: 9ª Câmara de Direito Criminal; Foro Central Criminal Barra Funda - 28ª Vara Criminal; Data do Julgamento: 19/08/2020; Data de Registro: 19/08/2020)
Acórdão em Apelação Criminal | 19/08/2020
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 245 ... 267  - Capítulo seguinte
 Das Infrações Administrativas

Dos Crimes (Seções neste Capítulo) :