Decreto nº 847 (1890)

Decreto nº 847 / 1890 - Da violação dos direitos de patentes de invenção e descobertas

VER EMENTA

Da violação dos direitos de patentes de invenção e descobertasLEI REVOGADA

Art. 351.

Constitue violação dos direitos de patente de invenção e descoberta:
LEI REVOGADA
§ 1º Fabricar, sem licença do concessionario, os productos que forem objecto de uma patente de invenção ou descoberta legitimamente concedida. LEI REVOGADA
§ 2º Empregar ou fazer applicação dos meios privilegiados pela patente. LEI REVOGADA
§ 3º Importar, expor á venda, occultar, ou receber para o fim de serem vendidos, productos contrafeitos de industria privilegiada, sabendo que o são:
Penas - multa de 500§ a 5:000$ em favor da Nação, de 10 a 20 %, em favor do concessionario da patente, do valor do damno causado ou que se poderia cansar, e perda dos instrumentos ou apparelhos, os quaes serão adjudicados ao concessionario da patente, pela mesma sentença que condemnar o infractor.
Paragrapho unico. Considera-se circumstancia aggravante da infracção:
1º ser, ou ter sido o infractor empregado ou operario, nos estabelecimentos do concessionario da patente;
2º associar-se com empregado, ou operario do concessionario, para ter conhecimento do modo pratico de obter ou empregar a invenção.
LEI REVOGADA

Art. 352.

Inculcar-se alguem possuidor de patentes, usando de emblemas, marcas, lettreiros ou rotulos indicativos de privilegios que não tenha, sobre productos, ou objectos preparados para o commercio, ou expostos á venda:
LEI REVOGADA
§ 1º Continuar o inventor a exercer a industria como privilegiada, estando a patente suspensa, annullada ou caduca; LEI REVOGADA
§ 2º Fazer em prospectos, annuncios, lettreiros, ou por qualquer modo de publicidade, menção da patente sem designar o objecto especial para que a tiver obtido:
Pena - de multa de 100$ a 500$ em favor da Nação.
Paragrapho unico. Na mesma pena incorrerão os profissionaes ou peritos que, incumbidos do exame prévio da materia ou objecto da patente, vulgarizarem o segredo da invenção, sem prejuizo das acções criminaes ou civis que as leis permittirem.
LEI REVOGADA
Arts.. 353 ... 355  - Seção seguinte
 Da violação dos direitos de marcas de fabricas e de commercio

DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE LITTERARIA, ARTISTICA, INDUSTRIAL E COMMERCIAL (Seções neste Capítulo) :