Art. 759. O tutor ou o curador será intimado a prestar compromisso no prazo de 5 (cinco) dias contado da:
II - intimação do despacho que mandar cumprir o testamento ou o instrumento público que o houver instituído.
§ 1º O tutor ou o curador prestará o compromisso por termo em livro rubricado pelo juiz.
§ 2º Prestado o compromisso, o tutor ou o curador assume a administração dos bens do tutelado ou do interditado.
Arts. 760 ... 763 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 759
TRF-2 Aposentadoria por Invalidez (Art. 42/7), Benefícios em Espécie, DIREITO PREVIDENCIÁRIO, Adicional de 25%, Aposentadoria por Invalidez (Art. 42/7), Benefícios em Espécie, DIREITO PREVIDENCIÁRIO, Auxílio-Doença Previdenciário, Benefícios em Espécie, DIREITO PREVIDENCIÁRIO, Concessão, Pedidos Genéricos Relativos aos Benefícios em Espécie, DIREITO PREVIDENCIÁRIO
ACÓRDÃO
DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CURATELA. LEVANTAMENTO DE VALORES. COMPETÊNCIA DO JUÍZO DA INTERDIÇÃO. HONORÁRIOS CONTRATUAIS. EXCEÇÃO. PARCIAL PROVIMENTO. I. CASO EM EXAME 1. Agravo de instrumento interposto pela parte autora, assistido por sua genitora e curadora, contra decisão que determinou a apresentação de autorização do Juízo da Interdição para o destaque de honorários advocatícios contratuais, bem como a regularização da representação processual. A controvérsia envolve o levantamento de valores de titularidade do curatelado e a possibilidade de pagamento de honorários ...
+383 PALAVRAS
... Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 10ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu, por unanimidade, DAR PARCIAL PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO, para deferir o destaque dos honorários contratuais, nos termos do contrato anexado, determinando que tais valores, uma vez depositados, não sejam remetidos ao juízo da curatela, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
(TRF2 , Agravo de Instrumento, 5006462-50.2024.4.02.0000, Rel. ALFREDO HILARIO DE SOUZA , 10ª TURMA ESPECIALIZADA , Rel. do Acordao - ALFREDO HILARIO DE SOUZA, julgado em 11/02/2025, DJe 14/02/2025 17:44:21)
14/02/2025 •
Acórdão em Agravo de Instrumento
COPIAR
TRF-3
ACÓRDÃO
PREVIDENCIÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO RESCISÓRIA. REQUERENTE ABSOLUTAMENTE INCAPAZ. AUSÊNCIA DE DECADÊNCIA NA PROPOSITURA APÓS DOIS ANOS DO TRÂNSITO EM JULGADO. PRETENSÃO DE DESCONSTITUIÇÃO DE DECISÃO MONOCRÁTICA EM QUE RECONHECIDO IMPROCEDENTE PEDIDO DE CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE. DISCUSSÃO SOBRE A CONDIÇÃO DE DEPENDENTE DA AUTORA, CONSIDERANDO O INSTANTE EM QUE SE TORNOU INCAPAZ. ALEGAÇÃO DE EXISTÊNCIA DE PROVA NOVA E DE OCORRÊNCIA DE ERRO DE FATO. HIPÓTESES NÃO CONFIGURADAS.
Rejeição da alegação autárquica de configuração da decadência para a propositura da rescisória, considerando-se ...
+110 PALAVRAS
... pedido da parte e a respeito do qual o julgador se pronunciou.
Em verdade, o que se deseja é nova análise do caso, buscando-se a alteração do julgado em situação em que seria possível inquinar o conteúdo decisório, no máximo, de injusto, sem que se possa vislumbrar, contudo, a existência de prova nova ou a ocorrência de erro de fato, razão pela qual impossível a revisão pretendida.
Reconhecimento da improcedência do pedido de desconstituição do julgado, nos termos da fundamentação constante do voto.
(TRF 3ª Região, 3ª Seção, AR - AÇÃO RESCISÓRIA - 5017683-37.2023.4.03.0000, Rel. Desembargador Federal THEREZINHA ASTOLPHI CAZERTA, julgado em 26/02/2024, DJEN DATA: 28/02/2024)
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA