CPC - Código de Processo Civil (L13105/2015)

Artigo 300 - CPC / 2015

VER EMENTA

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.
§ 1 º Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode, conforme o caso, exigir caução real ou fidejussória idônea para ressarcir os danos que a outra parte possa vir a sofrer, podendo a caução ser dispensada se a parte economicamente hipossuficiente não puder oferecê-la.
§ 2º A tutela de urgência pode ser concedida liminarmente ou após justificação prévia.
§ 3º A tutela de urgência de natureza antecipada não será concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão.
Arts. 301 ... 302 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 300

Cível
Contestação - Juizado Especial Cível - Domicílio do Réu, Contrato de adesão, Ausência de documentos ou custas, Incompetência Absoluta, Suspensão da audiência, Falta de caução, Perempção, Juizado Especial, Impugnação ao valor da causa, Pedido genérico, Ausência de pretensão resistida - não esgotamento da via administrativa, Pedido contraposto - contrapedido, Pedido contraposto por Pessoa Jurídica no JEC, Coronavírus, Oposição ao processo 100% digital, Incapacidade processual, Carência da ação - Pedido genérico, contas prestadas, falta de interesse de agir, Incompetência do JEC, Aplicar multa de litigância de má-fé, Ausência de benefício ao Autor, Ilegitimidade passiva, Ausência de Provas, Justa causa - citação eletrônica, Competência em razão do lugar - Territorial, Falsidade ideológica - informação falsa em documento verdadeiro, Revelia - Réu preso, Espólio - inventariante, Mera concordância, Falecimento do Autor, Citação inexistente, Foro eleito em contrato, Pedidos indeterminados, fatos genéricos, Competência da V. de Família - partilha de bens , Provas a produzir, Ausência do periculum in mora, Litispendência, Princípio da instrumentalidade das formas, Coisa Julgada, Peça Apócrifa, Bem imóvel, Direitos indisponíveis, Responsabilidade exclusiva do Autor, Sinais exteriores de riqueza, Citação por e-mail diverso - Justa causa, Incompetência da V. de Família - Indenização uso exclusivo do bem comum, Denunciação da lide, Incapacidade civil, Ilegitimidade ativa, Convenção de arbitragem, Justiça Gratuita ao Contestante, Sociedade empresária, Citação por edital, Ilegitimidade ad causam, Requisitos não atendidos para tutela de urgência, Pedido de reconhecimento da concessão indevida da AJG, Pessoa Jurídica, Revelia, Perda do objeto - contas prestadas, Irregularidade na procuração ou na carta de preposto, Nulidade da citação cível, Ausência de informações e elementos necessários, Ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, Pessoa Física, Ausência de Provas - Geral, Ausência de Provas, Conexão e Juiz prevento, Impugnação à Gratuidade de Justiça, Irreversibilidade da medida, Pedido de reconhecimento da Conexão, Advogado sem procuração, Danos materiais - Perdas e danos, Situações que a citação não deve ocorrer, Pedido pelo processo 100% digital, Direitos indisponíveis, Defesa contra a inversão do ônus da prova, Ausência do fumus buni iuris, Ocorrência da Prescrição, Exceção do contrato não cumprido, Falsidade material - documento falso, Danos Morais - Mero aborrecimento, Falsidade documental, Cônjuges - ausente anuência, Despesas com Advogado, Inépcia da petição inicial, Citação por whatsapp
Previdenciário
Aposentadoria - Atualizado pela Reforma - Lei 13.466/17 - prioridade para idosos com mais de 80 anos, Exigência de Laudo Técnico anterior ao Dec. 2.172/97, Tempo de serviço - Ausência de recolhimento pelo empregador - Anotações na CTPS, Atividade especial sem previsão legal, Tempo de serviço - Atividade especial, Eficácia do EPI - Agente nocivo ruído, Incompatibilidades no laudo do INSS, Tempo de contribuição - atividades concomitantes, Tramitação prioritária - Idoso, Morosidade do INSS, Aposentadoria Deficiente - LC 142/13, Regra de transição por pontos - 86/96, Laudo de atividade similar, Tempo de contribuição no exterior , Tempo de serviço reconhecido em Ação trabalhista, Vídeo - sistema do INSS que induz a erro, Tempo de Serviço - Aprendiz, Aposentadoria Especial - Pós Reforma, Tempo de Serviço - Período em auxílio-doença, Inércia do INSS - esgotamento da via administrativa, Tempo de serviço militar, Por idade após a Reforma, Regra de Transição por contribuição, Tempo de serviço especial como Contribuinte individual, Ausência de PPP contemporâneo ao período requerido, Regra de transição pela idade, Renúncia ao excedente de 60 salários mínimos para JEF, Atualização IPCA - (Inconstitucionalidade da TR - Tema 810), Aposentadoria por idade pós Reforma da Previdência, Incapacidade anterior, Portugal, Mista - Conversão do tempo especial em comum, Itália, Justiça Gratuita - previdenciário, Ausência de informações no PPP , Tutela de urgência - previdenciário

Comentários em Petições sobre Artigo 300

NOTA NO MODELO DE PETIÇÃO

Mandado de segurança - Exoneração por aposentadoria junto ao INSS - Pedido liminar em Mandado de Segurança

ATENÇÃO à demora na propositura da ação, para não correr risco de perda ao argumento do periculum in mora. AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PÚBLICO. MUNICÍPIO DE TAQUARI. EXONERAÇÃO EM FACE DE APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA PELO INSS. LAPSO TEMPORAL DECORRIDO ENTRE A DATA DA EXONERAÇÃO E O AJUIZAMENTO DA DEMANDA QUE AFASTA A POSSIBILIDADE DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. 1. Relativamente ao pedido de concessão da tutela de urgência, devem ser observados os requisitos impostos pelo art. 300 do CPC, exigindo-se, para tanto, a evidência da probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. 2. Embora inequívoco o fato de que a exoneração tenha decorrido da concessão da aposentadoria concedida pelo INSS, a demanda somente foi ajuizada muito tempo após o desligamento do serviço público, o que afasta o perigo da demora, especialmente porque vêm sendo percebidos os proventos de aposentadoria pela autarquia previdenciária. DERAM PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO. (TJRS, Agravo de Instrumento 70077036697, Relator(a): Matilde Chabar Maia, Terceira Câmara Cível, Julgado em: 26/07/2018, Publicado em: 30/07/2018)
NOTA NO MODELO DE PETIÇÃO (+2)

Protesto contra alienação de bens 

ATENÇÃO aos requisitos do provimento: MEDIDA CAUTELAR INCIDENTAL. Na forma prevista no art. 301 do NCPC "A tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito". Essa medida visa assegurar possível direito da parte na satisfação de seu crédito, mas devem estar presentes, para tanto, os requisitos cumulativos de probabilidade do direito e do efetivo perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (artigo 300 do NCPC), o que não ocorreu no caso. (TRT-3 - Pet: 00101443420175030000 0010144-34.2017.5.03.0000, Relator: Convocado Cleber Lucio de Almeida, Setima Turma)
NOTA NO MODELO DE PETIÇÃO (+65)

Ação de divórcio - Guarda provisória - Tutela de urgência

ATENÇÃO à prova do perigo e do direito: AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE DIVÓRCIO DIRETO LITIGIOSO C/C PARTILHA DE BENS E GUARDA. TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA. GUARDA UNILATERAL. REQUISITOS AUSENTES. DILAÇÃO PROBATÓRIA. CONTRADITÓRIO. AMPLA DEFESA. I - Os elementos dos autos não evidenciam a probabilidade do direito e o perigo iminente de dano, art. 300, caput, do CPC, assim, mantém-se a r. decisão que indeferiu a tutela provisória de urgência para fixação de guarda unilateral em favor do genitor. A controvérsia carece de dilação probatória no Primeiro Grau, assegurado o contraditório e a ampla defesa. II - Agravo de instrumento desprovido. (TJDFT, Acórdão n.1806537, 07441254020238070000, Relator(a): VERA ANDRIGHI, 6ª Turma Cível, Julgado em: 24/01/2024, Publicado em: 22/02/2024)

Artigos Jurídicos sobre Artigo 300

Tutela Cautelar Antecedente - Quando escolher. - Geral
Geral 04/10/2024

Tutela Cautelar Antecedente - Quando escolher.

As novidades do Novo CPC e os requisitos para sua utilização. Tutela Antecedente 
Recurso de Apelação: Requisitos e cuidados na elaboração - Geral
Geral 20/08/2024

Recurso de Apelação: Requisitos e cuidados na elaboração

Veja um guia completo e atualizado em 2024 
Tutela de Evidência - Conceito e requisitos - Geral
Geral 10/12/2020

Tutela de Evidência - Conceito e requisitos

Novidade no Novo Código de Processo Civil, veja os requisitos para sua utilização.  Art. 311 NCPC
COVID - Veja como os Tribunais estão decidindo sobre o tema - Geral
Geral 19/05/2020

COVID - Veja como os Tribunais estão decidindo sobre o tema

Veja como alguns tribunais estão se manifestando sobre a pandemia

Decisões selecionadas sobre o Artigo 300

 
FÉRIAS PROPORCIONAIS. CONTRATO DE TRABALHO. EXTINÇÃO (republicada em razão de erro material no registro da referência legislativa), DJ 05.05.2004 Salvo na hipótese de dispensa do empregado por justa causa, a extinção do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remuneração das férias proporcionais, ainda que incompleto o período aquisitivo de 12 (doze) meses (art. 147 da CLT) (ex-Prejulgado nº 51). (TST, Súmula nº 171)

TRT-10   19/07/2024
"MANDADO DE SEGURANÇA. TUTELA. DEFERIMENTO. MANUTENÇÃO DO REGIME DE TELETRABALHO. PROTEÇÃO À FAMÍLIA. O artigo 300 do CPC dispõe que: "a tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo". No caso, verifica-se que a DATAPREV, por intermédio de normativo interno, excluiu a cláusula geográfica, permitindo que os trabalhadores fixassem residência em unidades da federação distintas da lotação. Nesse contexto, a determinação de retorno imediato ao trabalho presencial viola a proteção constitucional de proteção à família, uma vez que as impetrantes encontram-se com suas vidas estruturadas. Ao determinar abruptamente o retorno ao trabalho presencial, a empresa coloca em perigo o princípio da unidade familiar." (TRT da 10ª Região; Processo: 0001823-052023.510.0000; Data de assinatura: 15-03-2024; Órgão Julgador: Desembargador Dorival Borges de Souza Neto - 2ª Seção Especializada; Relator (a): DORIVAL BORGES DE SOUZA NETO) (TRT-10; Processo: 0001645-56.2023.5.10.0000; Relator(a). PEDRO LUÍS VICENTIN FOLTRAN; Órgão Julgador: Desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran; Data: 19/07/2024)

TJ-MG   03/07/2024
TUTELA CAUTELAR ANTECEDENTE - INSTALAÇÃO DE DUCHA EM MURO PARALELO AO MURO VIZINHO - AUSÊNCIA DE CONTENÇÃO - TUTELA DE URGÊNCIA - PARALISAÇÃO - RISCO AO IMÓVEL VIZINHO EVIDENCIADO - PRESENÇA DOS REQUISITOS. A tutela provisória de urgência prevista no artigo 300 do CPC exige dois pressupostos genéricos e cumulativos: (I) plausibilidade do direito (fumus boni iuris) e (II) perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (periculum in mora). Ademais, sendo a tutela de urgência de caráter antecedente, também se exige a reversibilidade dos efeitos da decisão. Neste sentido, presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora legalmente exigidos, sendo a medida de caráter reversível, impõe-se o deferimento da tutela provisória de urgência satisfativa de caráter antecedente, nos termos do artigo 300, paragrafo3º, do CPC. (TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv 1.0000.23.158434-3/001, Relator(a): Des.(a) Antônio Bispo, julgamento em 27/06/2024, publicação da súmula em 03/07/2024)


Jurisprudências atuais que citam Artigo 300

Arts.. 303 ... 304  - Capítulo seguinte
 DO PROCEDIMENTO DA TUTELA ANTECIPADA REQUERIDA EM CARÁTER ANTECEDENTE

DA TUTELA DE URGÊNCIA (Capítulos neste Título) :