CP - Código Penal (DEL2848/1940)

Artigo 3 - Código Penal / 1940

VER EMENTA

DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL

Arts. 1 ... 2 ocultos » exibir Artigos

Lei excepcional ou temporária

Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
Arts. 4 ... 12 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Artigos Jurídicos sobre Artigo 3

Nova lei da tratamento diferenciado aos processos de violência doméstica - Família e Sucessões

Nova lei da tratamento diferenciado aos processos de violência doméstica

Durante a pandemia, serão tratados com maior urgência os processos que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher, crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Jurisprudências atuais que citam Artigo 3

Lei:CP   Art.:art-3  
Publicado em: 26/08/2019 STJ Acórdão

INDEFERIMENTO LIMINAR

EMENTA:  
AGRAVO REGIMENTAL NA REVISÃO CRIMINAL. INDEFERIMENTO LIMINAR. INEXISTÊNCIA DAS HIPÓTESES DE CABIMENTO DA AÇÃO REVISIONAL. REGIME INICIAL MAIS GRAVOSO. EXISTÊNCIA DE TRÊS CIRCUNSTÂNCIAS JUDICIAIS DESFAVORÁVEIS. AGRAVO DESPROVIDO.1. Conforme destacado pelo decisum agravado, cabe revisão criminal nos casos em que o édito condenatório for contrária ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos, o que não ocorre no presente caso.2. Ao manter o regime intermediário para o início do cumprimento da pena, esta Corte Superior não proferiu decisão contrária a texto legal, mas tão somente entendeu cabível a manutenção do regime intermediário, notadamente em função da existência de três circunstâncias judiciais desfavoráveis ao condenado. Tal conclusão encontra-se em total harmonia com o art. 33, parágrafo 2º, b, e , do Código Penal - CP, inexistindo a alegada violação expressa a dispositivo legal.3. Agravo regimental desprovido. (STJ, AgRg na RvCr 4.917/ES, Rel. Ministro JOEL ILAN PACIORNIK, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 14/08/2019, DJe 26/08/2019)
COPIAR

Publicado em: 11/11/2021 TRF-3 Acórdão

HABEAS CORPUS CRIMINAL

EMENTA:  
  PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEASCORPUS. ART. 22, PARÁGRAFO ÚNICO, DA LEI N. 7.492/86. INQUÉRITO POLICIAL. REQUISIÇÃO. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. LEGITIMIDADE PASSIVA. TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL. COMPETÊNCIA.HABEAS CORPUS. INQUÉRITO POLICIAL. REQUISIÇÃO MINISTERIAL. COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL. TRANCAMENTO. INQUÉRITO POLICIAL. AÇÃO PENAL. EXAME APROFUNDADO DE PROVAS. INADMISSIBILIDADE. ORDEM DENEGADA.1. O paciente é contribuinte pessoa física e possuía, depósitos de ativos lícitos no exterior não declarados ao Banco Central do Brasil – Bacen, motivo pelo qual foi indiciado pelo delito de evasão de divisas nos termos ...
« (+342 PALAVRAS) »
...
decorre que não retroagirão para beneficiar o réu (CF/88, art. 5º, XL; CP, art. 2º, parágrafo único).7. Tendo em vista os esclarecimentos requeridos pelo Delegado de Polícia, a comprovação ou não da origem lícita dos valores a serem repatriados pelo paciente e qual seria a norma processual vigente à época, verifica-se ser prematuro o trancamento do inquérito policial nesse momento.8. Ordem de habeas corpus denegada. (TRF 3ª Região, 5ª Turma, HCCrim - HABEAS CORPUS CRIMINAL - 5021417-64.2021.4.03.0000, Rel. Desembargador Federal ANDRE CUSTODIO NEKATSCHALOW, julgado em 10/11/2021, Intimação via sistema DATA: 11/11/2021)
COPIAR

Publicado em: 30/04/2019 TJ-MA Acórdão

HABEAS CORPUS CRIMINAL

EMENTA:  
HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE ENTORPECENTES, ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO, POSSE ILEGAL DE MUNIÇÃO DE USO RESTRITO E RECEPTAÇÃO. NULIDADE DA PRISÃO EM FLAGRANTE. NÃO CONSTATAÇÃO. CUSTÓDIA PREVENTIVA. REQUISITOS LEGAIS DO ART. 312 DO CPP. COAÇÃO ILEGAL NA LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO DOS PACIENTES. INEXISTÊNCIA. I. Rejeitada a tese de nulidade das prisões em flagrante dos pacientes, porquanto não configurada a alegada violação de domicílio. Constatada a justa causa para a busca e apreensão realizada na residência dos custodiados, a qual foi precedida de investigação policial visando a combater o tráfico de entorpecentes. II. Escorreita e devidamente fundamentada a decisão da magistrada que, baseada em elementos ...
« (+2597 PALAVRAS) »
...
requisitos autorizadores da prisão preventiva e de que seria inidônea a decisão que a decretara. Por derradeiro, não sendo a prisão preventiva incompatível com o princípio fundamental da presunção de inocência, diante da existência dos requisitos legais, adequada a manutenção do cárcere, pelo que não há falar em aplicação de medida cautelar diversa, o que se afiguraria insuficiente ao caso. Ante o exposto, de acordo com o parecer da douta Procuradoria-Geral de Justiça, CONHEÇO do presente habeas corpus para DENEGAR a ordem impetrada, tendo em vista a ausência de coação ilegal na liberdade de locomoção dos pacientes. É como voto. Sala das Sessões da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, em São Luís, 25 de abril de 2019. Desembargador Vicente de Castro Relator (TJ-MA, HABEAS CORPUS CRIMINAL 0800807-70.2019.8.10.0000, Rel. VICENTE DE PAULA GOMES DE CASTRO, 2ª Câmara Criminal, Publicado em 30/04/2019)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 13 ... 25  - Título seguinte
 DO CRIME

GERAL (Títulos neste Parte) :