Afinal, como captar clientes na advocacia? Veja 7 dicas

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Por Modelo Inicial
23/10/2019  
Afinal, como captar clientes na advocacia? Veja 7 dicas - Geral
Se você deseja captar novos clientes na advocacia sem correr o risco de ferir o código de ética da profissão, não pode perder nosso post. Confira 7 dicas sobre o tema!

Neste artigo:
  1. Invista no branding
  2. Pratique o marketing jurídico
  3. Tenha uma presença online
  4. Agregue valor ao cliente e compartilhe o seu conhecimento
  5. Cadastre-se no Google Meu Negócio e acompanhe o Google Analytics
  6. Participe de eventos
  7. Tenha um cartão de visitas

Como captar clientes na advocacia é um questionamento muito comum para os profissionais da área, uma vez que já existe uma forte concorrência e, ao mesmo tempo, o Código de Ética da categoria impõe uma série de restrições à divulgação e publicidade da advocacia.

Dessa maneira, é comum encontrar advogados que cometem erros e enfrentam dificuldades para captar clientes, pois aqueles que estão no começo da carreira precisam enfrentar novos desafios e não sabem como proceder, e os mais experientes muitas vezes acabam imersos em uma intensa rotina de audiências e demais atos profissionais, deixando de lado essa questão tão importante.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como captar clientes na advocacia sem ferir o código de ética da profissão, acompanhe o post com 7 dicas importantes. Confira!

1. Invista no branding

A tradução da expressão branding está diretamente ligada à palavra "marca". Contudo, a sua representação vai muito além. Na realidade, trata-se da maneira como uma pessoa está posicionada no mercado por meio de planejamento e estratégia, ou seja, é a mensagem que a imagem do profissional transmite.

Assim, é fundamental que o advogado invista em sua imagem a fim de fidelizar novos clientes e, para tanto, é preciso prestar atenção em alguns aspectos:

- Imagem transmitida diretamente ao cliente, por meio da apresentação, autoridade no assunto, postura, publicações online, redes sociais, etc;

- Imagem transmitida aos Juízes, por meio de petições leves, objetivas e com boa fé;

- Imagem transmitida aos colegas, por meio de um tratamento harmonioso, conduta respeitosa e cooperativa.

A mensagem deve ser sempre de seriedade, assertividade e cooperativismo.

2. Pratique o marketing jurídico

O marketing jurídico é uma ótima ferramenta sobre como captar clientes na advocacia e, atualmente, a melhor maneira de praticá-lo é por meio de blogs especializados e compartilhamento nas redes sociais, que permitem contato com potenciais clientes.

Assim, a fim de convencer esses clientes e despertar maior interesse nas pessoas que acessam as suas páginas, o advogado deve construir uma boa imagem e, para tanto, o profissional pode disponibilizar conteúdos relevantes, que demonstrem domínio e experiência no assunto.

Contudo, é válido ressaltar que tudo deve ser disponibilizado de maneira planejada e utilizando as ferramentas adequadas de marketing digital, como o direcionamento de nicho e a aplicação das técnicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization, ou seja, "otimização para mecanismos de busca"), para que os resultados esperados sejam alcançados, além da especial atenção ao código de ética e ao plágio, que além de configurar crime, pode comprometer a sua imagem.

3. Tenha uma presença online

Como vimos, hoje uma importante ferramenta para captar clientes é o meio digital e, por essa razão, o advogado deve ter presença online, ou seja, ser notado nesse meio.

Para tanto, o profissional pode criar um site com suas qualificações e dados para contato, produzir textos para o blog de seu site sobre algum tema jurídico relevante que desperte o interesse das pessoas, e alimentar com frequência suas páginas profissionais nas redes sociais com assuntos que estão em alta, por exemplo.

É válido ressaltar que as publicações devem contar com uma linha de raciocínio e o cliente deve ser instigado a continuar consumindo as informações da sua plataforma, até criar confiança no seu conhecimento, de forma que quando vier a precisar, o seu nome será lembrado.

Além disso, a produção de conteúdo deve ocorrer com frequência para que o cliente acesse com regularidade a sua página para encontrar novidades, pois dessa maneira o seu site se torna uma referência de conteúdo informativo.

4. Agregue valor ao cliente e compartilhe o seu conhecimento

Já vimos que fornecer material em um blog ou nas redes sociais, por exemplo, é uma excelente estratégia. Dessa maneira, o advogado deve fazer uso desses artigos para criar conteúdos sobre os temas da sua área de especialidade a fim de agregar valor e atrair para a sua página clientes que buscam por esse assunto na internet.

Além disso, o conteúdo deve ter uma linguagem adequada ao seu público-alvo, então é fundamental se lembrar que os clientes são, em geral, pessoas leigas e por essa razão os temas devem ser explicados de maneira simples, evitando termos técnicos.

5. Cadastre-se no Google Meu Negócio e acompanhe o Google Analytics

O Google tem um mecanismo que considera a localização física do usuário e o seu histórico de pesquisa para apresentar resultados mais relevantes e personalizados, e o advogado que deseja captar novos clientes pode utilizar essa ferramenta a seu favor.

Para tanto, o profissional deve se cadastrar no "Google Meu Negócio" e o seu endereço passa a aparecer nas pesquisas realizadas em sua região. Assim, quando uma pessoa de uma localidade próxima procurar por "escritório de advocacia" ou "advogados" no Google, por exemplo, o seu escritório deverá ser exibido, pois a plataforma tende a posicionar nas primeiras posições os resultados do Google Meu Negócio.

É válido lembrar que para obter os resultados esperados e, de fato, captar novos clientes, é imprescindível cadastrar corretamente as suas informações, como endereço, telefone e e-mail, para que o cliente consiga entrar em contato.

Já o Google Analytics é outra ferramenta interessante que possibilita que o dono de um site tenha acesso às estatísticas de visitação e exibição de sua página, o que permite que o advogado acompanhe o alcance de suas publicações e possa pensar numa estratégia de publicações.

6. Participe de eventos

Outra boa maneira para captar clientes é participando de eventos jurídicos, pois tais ambientes permitem que o profissional faça novos contatos e, além disso, um advogado que busca aprimorar os seus conhecimentos transmite mais credibilidade.

Os eventos com temáticas relacionadas à área de atuação dos seus clientes, como cursos, palestras e simpósios, são uma ótima oportunidade para realizar networking e, ainda, para aprender sobre temas relevantes do interesse do seu público alvo que podem auxiliá-lo durante a prática profissional.

7. Tenha um cartão de visitas

O cartão de visitas é um tradicional aliado dos advogados e ainda muito utilizado pelos profissionais da área. Apesar de parecer para muitas pessoas que é uma estratégia ultrapassada, um advogado sem cartão de visitas pode aproveitar grandes oportunidades ao se encontrar eventualmente com potenciais clientes.

O método ainda é muito útil quando é preciso passar o seu contato profissional rapidamente para outra pessoa, como numa festa, num acidente de carro ou mesmo na espera por um atendimento e, por essa razão, o cartão de visita não deve ser deixado de lado pelos advogados, tanto físico quanto digital.

Agora, você tem algumas novas dicas para captar clientes na advocacia de maneira eficaz. No entanto, lembre-se sempre de que se manter capacitado é fundamental, sendo essa uma importante vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Por isso, siga acompanhando nossas publicações e não deixe de ler sobre os principais erros cometidos por Advogados.

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