Como captar clientes na advocacia é um questionamento muito comum para os profissionais da área, uma vez que já existe uma forte concorrência e, ao mesmo tempo, o Código de Ética da categoria impõe uma série de restrições à divulgação e publicidade.
Dessa maneira, é normal encontrar advogados que cometem erros e enfrentam dificuldades para captar clientes, pois aqueles que estão no começo da carreira precisam enfrentar novos desafios e não sabem como proceder. Já os mais experientes muitas vezes acabam imersos em uma intensa rotina de audiências e demais atos profissionais e deixam de lado essa questão tão importante.
Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como captar clientes na advocacia sem ferir o código de ética da profissão, acompanhe este post com 12 dicas importantes. Confira!
1. Invista no branding
A tradução da expressão branding está diretamente ligada à palavra "marca". Contudo, a sua representação vai muito além. Na realidade, trata-se da maneira como uma pessoa está posicionada no mercado por meio de planejamento e de estratégia, ou seja, é a mensagem que a imagem do profissional transmite.
Assim, é fundamental que o advogado invista em sua imagem a fim de fidelizar novos clientes e, para tanto, é preciso prestar atenção em alguns aspectos:
- imagem transmitida diretamente ao cliente, por meio de apresentação, autoridade no assunto, postura, publicações online, redes sociais etc.;
- imagem transmitida aos Juízes, por meio de petições leves, objetivas e com boa fé;
- imagem transmitida aos colegas, por meio de um tratamento harmonioso, conduta respeitosa e cooperativa.
A mensagem deve ser sempre de seriedade, assertividade e cooperativismo.
2. Pratique o marketing jurídico
O marketing jurídico é uma ótima ferramenta para captar clientes na advocacia e, atualmente, a melhor maneira de praticá-lo é por meio de blogs especializados e compartilhamento nas redes sociais, que permitem contato com potenciais clientes.
Assim, a fim de convencer esses clientes e despertar maior interesse nas pessoas que acessam as suas páginas, o advogado deve construir uma boa imagem e, para tanto, o profissional pode disponibilizar conteúdos relevantes, que demonstrem domínio e experiência no assunto.
Contudo, é válido ressaltar que tudo deve ser disponibilizado de maneira planejada e utilizando as ferramentas adequadas de marketing digital, como o direcionamento de nicho e a aplicação das técnicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization, ou seja, "otimização para mecanismos de busca") para que os resultados esperados sejam alcançados, além da especial atenção ao código de ética e ao plágio, que além de configurar crime, pode comprometer a sua imagem.
3. Tenha uma presença online
Como vimos, hoje uma importante ferramenta para captar clientes é o meio digital e, por essa razão, o advogado deve ter presença online, ou seja, ser notado nesse meio.
Para tanto, o profissional pode criar um site com suas qualificações e dados para contato, produzir textos para o blog de seu site sobre algum tema jurídico relevante que desperte o interesse das pessoas, e alimentar com frequência suas páginas profissionais nas redes sociais com assuntos que estão em alta, por exemplo.
É válido ressaltar que as publicações devem contar com uma linha de raciocínio e o cliente deve ser instigado a continuar consumindo as informações da sua plataforma, até criar confiança no seu conhecimento, de forma que, quando for preciso, o seu nome será lembrado.
Além disso, a produção de conteúdo deve ocorrer com frequência para que o cliente acesse com regularidade a sua página para encontrar novidades, pois assim o seu site se torna uma referência de conteúdo informativo.
4. Agregue valor ao cliente e compartilhe o seu conhecimento
Já vimos que fornecer material em um blog ou nas redes sociais, por exemplo, é uma excelente estratégia. Dessa maneira, o advogado deve fazer uso desses artigos para criar conteúdos sobre os temas da sua área de especialidade a fim de agregar valor e atrair para a sua página clientes que buscam por esse assunto na internet.
Além disso, o conteúdo deve ter uma linguagem adequada ao seu público-alvo, então é fundamental se lembrar que os clientes são, em geral, pessoas leigas e, por essa razão, os temas devem ser explicados de maneira simples, evitando termos técnicos.
5. Cadastre-se no Google Meu Negócio e acompanhe o Google Analytics
O Google tem um mecanismo que considera a localização física do usuário e o seu histórico de pesquisa para apresentar resultados mais relevantes e personalizados, e o advogado que deseja captar novos clientes pode utilizar essa ferramenta a seu favor.
Para tanto, o profissional deve se cadastrar no "Google Meu Negócio" e o seu endereço passa a aparecer nas pesquisas realizadas em sua região. Assim, quando uma pessoa de uma localidade próxima procurar por "escritório de advocacia" ou "advogados" no Google, por exemplo, o seu escritório deverá ser exibido, pois a plataforma tende a posicioná-lo nas primeiras posições dos resultados do Google Meu Negócio.
É válido lembrar que, para obter os resultados esperados e, de fato, captar novos clientes, é imprescindível cadastrar corretamente as suas informações, como endereço, telefone e e-mail, para que o cliente consiga entrar em contato.
Já o Google Analytics é outra ferramenta interessante que possibilita que o dono de um site tenha acesso às estatísticas de visitação e exibição de sua página, o que permite que o advogado acompanhe o alcance de suas publicações e possa pensar numa estratégia de publicação.
6. Participe de eventos
Outra boa maneira de captar clientes é participando de eventos jurídicos, pois tais ambientes permitem que o profissional faça novos contatos e, além disso, um advogado que busca aprimorar os seus conhecimentos transmite mais credibilidade.
Os eventos com temáticas relacionadas à área de atuação dos seus clientes, como cursos, palestras e simpósios, são uma ótima oportunidade para fazer networking e, ainda, aprender sobre temas relevantes do interesse do seu público alvo que podem auxiliá-lo durante a prática profissional.
7. Tenha um bom networking
O grande desafio de muitos daqueles que iniciam na advocacia é a falta de contatos profissionais. A maior dificuldade de conseguir clientes no início é justamente não ser conhecido. Por essa razão, é relevante realizar contatos para captar clientes na advocacia, uma vez que nessa área ter conexões costuma fazer diferença na carreira.
Você pode dar início a sua rede de networking se conectando, por exemplo, com os seus ex-colegas de turma e professores da faculdade. Procure manter contato com eles a fim de aprender com suas experiências.
Mais um ponto relevante é se oferecer para indicar clientes conforme o ramo de atuação. Assim, se você não atua na área de Direito Civil, por exemplo, indique seus colegas como advogados se alguém que você conheça o procurar para fazer esse tipo de trabalho. Em troca, peça indicações para casos na sua área.
Outra maneira de aumentar o seu networking é participando dos eventos que são promovidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da sua cidade.
8. Ministre palestras
Mais uma maneira de captar clientes na advocacia é ministrando palestras para pessoas, grupos e associações que são frequentados pelo seu público alvo.
Procure promover palestras sobre temas que atraiam possíveis interessados em seus serviços. Também é importante estar sempre presente em feiras de negócios e eventos de classe, por exemplo, para se tornar mais conhecido.
9. Ofereça um atendimento de qualidade
Para que os seus clientes fiquem satisfeitos com os serviços prestados e indiquem seus serviços, é fundamental que você preste um bom atendimento a eles. Muitos profissionais conquistam boa parte de sua clientela por meio do famoso "boca-a-boca".
Assim, é importante sempre procurar dar retorno aos seus clientes acerca do andamento do processo de cada um. Nesse momento, é preciso entrar em explicações técnicas, basta procurar deixá-lo tranquilo em relação à sua dedicação ao caso.
É relevante lembrar, ainda, que o trabalho de um advogado vai além de apenas obter uma sentença favorável. É preciso saber como confortar seu cliente e dar a ele a certeza que você tem a solução que ele necessita.
10. Crie sua identidade profissional
Em geral, por causa do tradicionalismo, a identidade profissional dos advogados costuma se associar a um linguajar rebuscado e com diversos termos técnicos que a maioria das pessoas comuns não consegue entender. Isso ocorre porque os profissionais do ramo jurídico contam com um "idioma nativo".
No entanto, a tendência é que esse padrão de diálogo e interação entre clientela e profissionais mude cada vez mais, especialmente por conta da internet e das redes sociais.
11. Capriche na linguagem audiovisual
O acesso à informação sobre cidadania e direitos, bem como o uso da linguagem audiovisual em redes sociais, está mudando a interatividade e a comunicação da sociedade.
Nesse sentido, desenvolver conteúdos jurídicos relevantes e informativos para que eles sejam publicados online se tornou uma relevante estratégia para assegurar a visibilidade de determinada marca frente à audiência.
Nesse sentido, muitos advogados criam contas em redes como Instagram e Facebook para divulgar informações que são relevantes para a maioria das pessoas, como as relacionadas a Direito do Consumidor, seguridade social, saúde, Direito de Família etc.
Mais uma plataforma que costuma garantir visibilidade ao profissional e ajudá-lo a captar clientes na advocacia é o YouTube, já que atualmente é comum encontrar pessoas que colocam suas dúvidas na plataforma a fim de obter soluções aos seus problemas.
Por isso, uma estratégia relevante é produzir vídeos informativos para atrair novos clientes. A seguir, vamos apresentar algumas dicas para que você se destaque nas redes!
Temas
O ideal é optar por temas que despertam a curiosidade das pessoas e, é claro, usar títulos que chamam a atenção. Também é relevante saber como utilizar palavras-chave corretas para que possíveis clientes consigam encontrar o seu vídeo.
Considere o principal interesse ou motivação do seu público: conhecer seus direitos e esclarecer dúvidas. Em geral, assuntos jurídicos que envolvem dinheiro costumam despertar a curiosidade das pessoas.
Roteiro
Para fazer um trabalho de qualidade, é importante ter um roteiro que detalhe a mensagem que você deseja transmitir, duração do conteúdo, sequências de cenas, falas etc. Assim, você consegue ser claro e ter um direcionamento durante a produção.
Equipamentos
Hoje em dia, equipamentos como smartphones ou webcams já são capazes de fazer boas filmagens em produções mais simples. Para vídeos mais elaborados, os youtubers costumam usar microfones, iluminação e câmera profissional.
Gravação
Durante a gravação, procure seguir o roteiro que você criou. Também busque prestar atenção à sua linguagem corporal e expressão verbal, uma vez que a percepção que os outros têm de nós é formada por mensagens transmitidas por meio da postura, tom de voz, roupas, discurso e gestos.
Lembre-se que é necessário saber se comunicar corretamente para que seja possível estabelecer conexões com clientes. Por isso, procure expressar suas ideias de forma clara e compreensível para seus interlocutores, a fim de "traduzir" a linguagem jurídica para um público mais amplo.
Edição
Para editar os seus conteúdos de áudio, imagem e vídeo, existem diversos programas, softwares e aplicativos gratuitos disponíveis na internet.
Em caso de vídeos para o YouTube, também é preciso salvar o conteúdo em uma extensão que é suportada pela plataforma, como .avi, .mov, .wmv, webm, .mpeg etc.
Upload
Por fim, é preciso fazer login na plataforma e carregar o seu vídeo. No caso do YouTube, crie uma conta e faça o upload dos conteúdos produzidos. É imprescindível preencher os campos com informações como descrição, título, categoria, tags e salvar as alterações ao terminar.
Se você deseja colocar o seu vídeo nas redes sociais, como o Instagram, procure usar hashtags curtas e relacionadas ao conteúdo do vídeo, afinal, essas palavras-chave são fundamentais para que outras pessoas encontrem o conteúdo.
12. Tenha um cartão de visita
Apesar de criar conteúdos na internet para captar clientes na advocacia estar em alta, ainda existem muitas pessoas que não são adeptas de redes sociais.
Nesse sentido, o Código de Ética da OAB não permite que advogados façam publicidade tradicional, como em um comercial de TV — o ideal é que o profissional conte com um cartão de visita que pode ser distribuído a seus futuros clientes.
O cartão de visitas é um tradicional aliado dos advogados e ainda muito utilizado pelos profissionais da área. Apesar de parecer para muitas pessoas que é uma estratégia ultrapassada, um profissional jurídico sem cartão de visitas pode perder grandes oportunidades ao se encontrar eventualmente com potenciais clientes.
O método ainda é muito útil quando é preciso passar o seu contato profissional rapidamente para outra pessoa, como numa festa, num acidente de carro ou mesmo na espera por um atendimento. Por essa razão, o cartão de visita não deve ser deixado de lado pelos advogados, tanto físico quanto digital.
Ao produzir seu cartão de visitas, procure ser sucinto e inserir apenas informações necessárias, como seu nome, ramo de atuação e número de inscrição da OAB. Procure evitar imagens, frases ou itens que geram poluição visual. O ideal é fazer algo direto e sóbrio.
Depois, distribua seus cartões para seus amigos, colegas de profissão, familiares, para pessoas que você deseja fazer networking e, especialmente, em locais que você visita para prospecção de clientes. O objetivo é que, ao precisar dos serviços de um advogado, as pessoas se lembrem de você.
Agora que você conhece 12 dicas relevantes para captar clientes na advocacia de maneira eficaz, procure colocá-las em prática! Contudo, lembre-se que um erro comum que os advogados cometem em uma estratégia de captação de clientes é não se manter devidamente capacitado. Por isso, além de investir em conquistar uma clientela, procure sempre estar informado e atualizado para ter uma importante vantagem competitiva no mercado.