LEP - Lei de Execução Penal (L7210/1984)

Artigo 8 - LEP / 1984

VER EMENTA

Da Classificação

Arts. 5 ... 7 ocultos » exibir Artigos
Art. 8º O condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade, em regime fechado, será submetido a exame criminológico para a obtenção dos elementos necessários a uma adequada classificação e com vistas à individualização da execução.
Parágrafo único. Ao exame de que trata este artigo poderá ser submetido o condenado ao cumprimento da pena privativa de liberdade em regime semi-aberto.
Arts. 9 ... 9-A ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 8

Lei:LEP   Art.:art-8  

TJ-RJ Pena Privativa de Liberdade / Execução Penal / DIREITO PROCESSUAL PENAL


EMENTA:  
AGRAVO EM EXECUÇÃO PENAL. INDULTO (...). DECRETO 11.302/2022. CONCEDIDO O INDULTO E DECLARADA EXTINTA A PUNIBILIDADE. RECURSO MINISTERIAL. PLEITO DE DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE INCIDENTER TANTUM DO ART. 5º, CAPUT E PARÁGRAFO ÚNICO DO DECRETO 11.302/2022 E, COMO CONSEQUÊNCIA, A REFORMA DA DECISÃO ATACADA. ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, DA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA, DA PROPORCIONALIDADE E DA VEDAÇÃO À PROTEÇÃO DEFICIENTE (ARTS. 2º, , XLVI, ...
« (+122 PALAVRAS) »
...
, §5º, CPC) NAQUELE RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ASSIM, COM BASE NA JURISPRUDÊNCIA ATUAL DA EXCELSA SUPREMA CORTE, SEDIMENTADA NA ADI 5874, DEVE SER APLICADO O ENTENDIMENTO DE QUE PREENCHIDOS OS REQUISITOS, A APLICAÇÃO DO BENEFÍCIO PASSA A SER DIREITO DO APENADO, NÃO CABENDO AO PODER JUDICIÁRIO FAZER JUÍZO DE VALOR ACERCA DO SENTIMENTO DE JUSTIÇA DECORRENTE DO DECRETO PRESIDENCIAL. A DECISÃO DE CONCESSÃO DO INDULTO FOI DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA, PREENCHIDOS OS REQUISITOS LEGAIS PELA APENADA. RECURSO NÃO PROVIDO. DECISÃO MANTIDA. Conclusões: POR UNANIMIDADE, E NA FORMA DO VOTO DO(A) DES. RELATOR(A), NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO. (TJ-RJ, AGRAVO DE EXECUCAO PENAL 5011620-68.2023.8.19.0500, Relator(a): DES. SIDNEY ROSA DA SILVA, Publicado em: 26/02/2024)
Acórdão em AGRAVO DE EXECUCAO PENAL | 26/02/2024

TJ-CE Roubo Majorado


EMENTA:  
PENAL. PROCESSUAL PENAL. AGRAVO DE EXECUÇÃO PENAL. RECURSO DEFENSIVO. PLEITO DE REFORMA DA DECISÃO DE INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE PRISÃO DOMICILIAR. PLEITO NÃO CONCEDIDO. NÃO PREENCHIMENTO DO REQUISITO OBJETIVO PELO APENADO. INSUFICIÊNCIA DA SÚMULA VINCULANTE Nº 56 DO STF AO CASO EM QUESTÃO. NÃO CORRESPONDÊNCIA AOS CENÁRIOS PREVISTOS NO ART. 117 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. PRÁTICA DE CRIME HEDIONDO. NÃO APLICAÇÃO DO RE 641.320/RS.CONSIDERÁVEL TEMPO RESTANTE DE CUMPRIMENTO DE PENA NO REGIME SEMIABERTO. AGRAVO CONHECIDO E NÃO PROVIDO. 1. Trata-se de Agravo de Execução interposto, por (...) ...
« (+396 PALAVRAS) »
...
ressalvas acerca dos traços de agressividade, conflito sexual, impulsividade, emotividade e imaturidade do agente, o que gera desconfiança quanto ao retorno social dele, considerando que o requerente está respondendo a novo processo, pela prática de crime de natureza hedionda (estupro), ocorrido no final do ano de 2021, em tese, praticado no curso da execução da pena, conforme consta na Certidão de Antecedentes Criminais (mov. 56.1). 5. Desse modo, não restou alternativa ao judicante senão pelo entendimento de que a possível prática de novo delito somada às ressalvas na avaliação multidisciplinar realizada, apesar do apenado ter um bom comportamento carcerário, mostram-se desfavoráveis para o preenchimento do elemento subjetivo essencial à progressão de regime. 6. Recurso conhecido e não provido. (TJ-CE; Agravo de Execução Penal - 8001940-47.2022.8.06.0001, Rel. Desembargador(a) LIGIA ANDRADE DE ALENCAR MAGALHÃES, 1ª Câmara Criminal, data do julgamento:  25/10/2022, data da publicação:  26/10/2022)
Acórdão em Agravo de Execução Penal | 26/10/2022

TJ-DFT


EMENTA:  
EXECUÇÃO PENAL. AGRAVO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA DECISÃO QUE DEFERIU PROGRESSÃO DE REGIME SEM PRÉVIA IMPLEMENTAÇÃO DAS SUGESTÕES DO LAUDO DE EXAME CRIMINOLÓGICO. DEMORA INJUSTIFICADA E IMPUTÁVEL AO PRÓPRIO ESTADO. DECISÃO CONFIRMADA. 1 Reeducando condenado por porte de arma de fogo de uso permitido, dois roubos majorados, furto qualificado e homicídio qualificado. Inconformidade do Ministério Público com decisão do Juízo da Vara de Execuções Penais que deferiu a progressão ao regime semiaberto, sem prévia implementação das recomendações do exame criminológico. 2 O Reeducando aguarda há um ano o surgimento de vaga para estudar, participar de curso profissionalizante e de terapia de grupo. O laudo de exame criminológico só foi realizado mais de onze anos documprimento da pena em regime fechado, ao se aproximar o tempo exigido  para progredir de regime. O artigo 8º da Lei de Execução Penal determina que o exame seja feito no início da pena, para propiciar adequada classificação e individualização da execução, com o gradativo retorno do Reeducando ao convívio social. 3 A inércia estatal em fornecer os recursos mínimos para ressocialização não deve impedir o Reeducando de progredir de regime, sob pena de frustrar o caráter progressivo da execução penal. Estar-se-ia dessa forma prejudicando o apenado pela inércia do Poder Público em disponibilizar os recursos necessários à ressocialização, fim primordial da execução pena. 4 Agravo não provido. (TJDFT, Acórdão n.1294459, 07353868320208070000, Relator(a): GEORGE LOPES, 1ª Turma Criminal, Julgado em: 22/10/2020, Publicado em: 03/11/2020)
Acórdão em 413 | 03/11/2020
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 10 ... 11  - Seção seguinte
 Disposições Gerais

Do Condenado e do Internado (Capítulos neste Título) :