Lei de Drogas (L11343/2006)

Artigo 56 - Lei de Drogas / 2006

VER EMENTA

Da Instrução Criminal

Arts. 54 ... 55 ocultos » exibir Artigos
Art. 56. Recebida a denúncia, o juiz designará dia e hora para a audiência de instrução e julgamento, ordenará a citação pessoal do acusado, a intimação do Ministério Público, do assistente, se for o caso, e requisitará os laudos periciais.
§ 1º Tratando-se de condutas tipificadas como infração do disposto nos arts. 33, caput e § 1º , e 34 a 37 desta Lei, o juiz, ao receber a denúncia, poderá decretar o afastamento cautelar do denunciado de suas atividades, se for funcionário público, comunicando ao órgão respectivo.
§ 2º A audiência a que se refere o caput deste artigo será realizada dentro dos 30 (trinta) dias seguintes ao recebimento da denúncia, salvo se determinada a realização de avaliação para atestar dependência de drogas, quando se realizará em 90 (noventa) dias.
Arts. 57 ... 59 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 56

Lei:Lei de Drogas   Art.:art-56  

STJ


EMENTA:  
HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE DROGAS E ASSOCIAÇÃO PARA O NARCOTRÁFICO. NULIDADES. CONDENAÇÃO TRANSITADA EM JULGADO. AUSÊNCIA DAS HIPÓTESES DO ART. 621 DO CPP. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NÃO EVIDENCIADO. ORDEM DENEGADA.1. A condenação do réu, após o trânsito em julgado, já foi submetida a nova avaliação pela Corte de origem, ocasião em que não se identificou nenhuma das hipóteses que poderiam autorizar a revisão do que decidido pelas instâncias ordinárias: a) sentença condenatória contrária ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos; b) sentença condenatória fundada em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos; ...
« (+312 PALAVRAS) »
...
ausência de seu cliente, de maneira que, sem a demonstração de eventual prejuízo suportado pela defesa, não há como se reconhecer a nulidade da forma com que realizado o referido ato processual.7. Uma vez que, tanto por ocasião da sentença condenatória quanto no julgamento da apelação, houve uma análise minudente e profunda dos elementos probatórios colacionados aos autos, em que se demonstraram os motivos pelos quais a condenação do acusado seria substancialmente justa e harmônica com as provas produzidas, não se acolhem as nulidades apontadas neste habeas corpus, no qual se discutem matérias que já foram verticalmente analisadas pelas instâncias de origem, inclusive já submetidas a revisão criminal.8. Ordem denegada. (STJ, HC 613.985/DF, Rel. Ministro ROGERIO SCHIETTI CRUZ, SEXTA TURMA, julgado em 07/12/2020, DJe 15/12/2020)
Acórdão em TRÁFICO DE DROGAS E ASSOCIAÇÃO PARA O NARCOTRÁFICO | 15/12/2020

TJ-MS Liminar


EMENTA:  
HABEAS CORPUS - TRÁFICO DE DROGAS - PEDIDO DE REVOGAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA - CONSTRANGIMENTO ILEGAL POR EXCESSO DE PRAZO - OCORRÊNCIA - AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DESIGNADA PARA PERÍODO MUITO LONGÍNQUO - INEXISTÊNCIA DE COMPLEXIDADE DO FEITO - ORDEM CONCEDIDA. Os prazos para a conclusão processual podem ser flexibilizados diante das peculiaridades do caso concreto, em atenção e dentro dos limites da razoabilidade; na hipótese, embora os prazos estipulados pela legislação não possam ser avaliados com rigorismo exacerbado, tem-se que não é razoável que o paciente permaneça preso por 11 meses e 27 dias para o início da instrução processual, em evidente inobservância ao prazo previsto no art. 56, § 2°, da Lei n.º 11.343/2006 da Lei de Drogas e ofensa ao princípio constitucional da razoável duração do processo. Contra o parecer, ordem concedida. (TJMS. Habeas Corpus Criminal n. 1408152-08.2024.8.12.0000,  Campo Grande,  2ª Câmara Criminal, Relator (a):  Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, j: 12/06/2024, p:  17/06/2024)
Acórdão em Habeas Corpus Criminal | 17/06/2024

TJ-MG


EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL - TRÁFICO DE DROGAS - PRELIMINAR DE NULIDADE EM RAZÃO DE VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO - REJEIÇÃO - AUSÊNCIA DE LAUDO TOXICOLÓGICO DEFINITIVO - IRRELEVÂNCIA - VALIDADE DO LAUDO PRELIMINAR DE CONSTATAÇÃO TOXICOLÓGICA SUBSCRITO POR PERITO OFICIAL - AUTORIA E MATERIALIDADE SUFICIENTEMENTE COMPROVADAS - ABSOLVIÇÃO - NÃO CABIMENTO - DESCLASSIFICAÇÃO PARA USO - IMPOSSIBILIDADE - RECURSO PROVIDO. - Não há que se falar em violação ao disposto no art. 5º, inciso XI, da Constituição Federal de 1988, que estabelece o princípio da inviolabilidade do domicílio, quando evidenciado que a polícia militar, sem mandado e autorização do morador, adentrou ...
« (+123 PALAVRAS) »
...
crime de tráfico de drogas, não há que se falar em absolvição. - A condição de usuário, por si só, não permite a desclassificação do crime tipificado no artigo 33 da Lei nº 11.343/06 (tráfico) para aquele tipificado no artigo 28 da mesma Lei (uso próprio), quando as provas produzidas nos autos demonstram a destinação dos entorpecentes ao mercado ilícito. V.v. APELAÇÃO CRIMINAL - TRÁFICO DE DROGAS - MATERIALIDADE NÃO COMPROVADA - AUSÊNCIA DO LAUDO TOXICOLÓGICO DEFINITIVO - ABSOLVIÇÃO - NECESSIDADE. - É indispensável a juntada do laudo toxicológico definitivo a fim de comprovar a materialidade do delito de tráfico de drogas. Na ausência daquele a absolvição é medida que se impõe. (TJ-MG - Apelação Criminal 1.0000.23.185733-5/001, Relator(a): Des.(a) Marcos Flávio Lucas Padula, julgamento em 31/10/2023, publicação da súmula em 31/10/2023)
Acórdão em Apelação Criminal | 31/10/2023
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 60 ... 64  - Capítulo seguinte
 DA APREENSÃO, ARRECADAÇÃO E DESTINAÇÃO DE BENS DO ACUSADO

DO PROCEDIMENTO PENAL (Seções neste Capítulo) :