CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 427 - CPP / 1941

VER EMENTA

Do Desaforamento

Art. 427. Se o interesse da ordem pública o reclamar ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a segurança pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento do Ministério Público, do assistente, do querelante ou do acusado ou mediante representação do juiz competente, poderá determinar o desaforamento do julgamento para outra comarca da mesma região, onde não existam aqueles motivos, preferindo-se as mais próximas.
§ 1º O pedido de desaforamento será distribuído imediatamente e terá preferência de julgamento na Câmara ou Turma competente.
§ 2º Sendo relevantes os motivos alegados, o relator poderá determinar, fundamentadamente, a suspensão do julgamento pelo júri.
§ 3º Será ouvido o juiz presidente, quando a medida não tiver sido por ele solicitada.
§ 4º Na pendência de recurso contra a decisão de pronúncia ou quando efetivado o julgamento, não se admitirá o pedido de desaforamento, salvo, nesta última hipótese, quanto a fato ocorrido durante ou após a realização de julgamento anulado.
Art. 428 oculto » exibir Artigo
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 427

Lei:CPP   Art.:art-427  

TRF-3


EMENTA:  
  PROCESSO PENAL. DESAFORAMENTO – ARTS. 427 E 428, AMBOS DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL – PRECEITOS LEGAIS QUE COMPÕEM A “SEÇÃO V” DO “CAPÍTULO II” DO DIPLOMA PROCESSUAL, CUJO TÍTULO É: “DO PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI” – CONSTATAÇÃO DE QUE O INSTITUTO TEM CABIMENTO DE SER INVOCADO, APENAS E TÃO SOMENTE, EM PROCEDIMENTOS AFETOS À COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL POPULAR – PRECEDENTES DO C. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. NÃO CONHECIMENTO DA REPRESENTAÇÃO ENTÃO OFERTADA PELO MAGISTRADO LOTADO JUNTO AO MM. JUÍZO DA 1ª VARA FEDERAL MISTA COM JUIZADO ESPECIAL FEDERAL ADJUNTO DE JALES/SP. Trata-se de Representação por Desaforamento ...
« (+292 PALAVRAS) »
...
judicante lotada junto ao MM. Juízo da 1ª Vara Federal Mista com Juizado Especial Federal Adjunto de Jales/SP (por meio da qual se requeria a transferência da competência para o processamento do Inquérito Policial nº 0000184-28.2019.403.6124 a outro MM. Juízo) não pode ser conhecida ante a inaplicabilidade do instituto do Desaforamento para fins de alteração da competência territorial de feitos diversos daqueles de competência do Tribunal do Júri. Representação apresentada pelo Excelentíssimo Juiz Federal Bruno Valentim Barbosa, lotado junto ao MM. Juízo da 1ª Vara Federal Mista com Juizado Especial Federal Adjunto de Jales/SP (por meio da qual se requeria a transferência da competência para o processamento do Inquérito Policial nº 0000184-28.2019.403.6124 a outro MM. Juízo), não conhecida. (TRF 3ª Região, 11ª Turma, - DESAFORAMENTO DE JULGAMENTO - 5025150-09.2019.4.03.0000, Rel. Desembargador Federal FAUSTO MARTIN DE SANCTIS, julgado em 06/06/2022, Intimação via sistema DATA: 12/08/2022)
Acórdão | 12/08/2022

TJ-SC


EMENTA:  
PROCESSO PENAL. DESAFORAMENTO (ART. 427 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL). INSURGÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. CRIMES CONTRA A VIDA. HOMICÍDIO QUALIFICADO POR MOTIVO FÚTIL, POR MOTIVO TORPE E MEDIANTE DISSIMULAÇÃO OU OUTRO RECURSO QUE DIFICULTE OU TORNE IMPOSSÍVEL A DEFESA DO OFENDIDO (ART. 121, § 2º, INCISOS I E IV, DO CÓDIGO PENAL). MEDIDA NECESSÁRIA DIANTE DO INTERESSE DA ORDEM PÚBLICA, DA EXISTÊNCIA DE DÚVIDA SOBRE A IMPARCIALIDADE DO JÚRI E PARA GARANTIR A SEGURANÇA PESSOAL DOS ACUSADOS. OCORRÊNCIA. VETOR INTERESSE DA ORDEM PÚBLICA CONSUBSTANCIADO NO FATO DE QUE O CRIME APURADO TROUXE GRANDE COMOÇÃO À POPULAÇÃO, DIANTE DA EXISTÊNCIA DE INDÍCIOS CONCATENADOS DE QUE OS SUPOSTOS AUTORES DO FATO CRIMINOSO SÃO INTEGRANTES DE FACÇÃO CRIMINOSA. SESSÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI NA COMARCA DE SANTA ROSA DO SUL QUE TÊM LUGAR NO PRÉDIO DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO, LOCAL QUE NÃO POSSUI ESTRUTURA DE SEGURANÇA ADEQUADA À REALIZAÇÃO DO ATO. PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO E DOS ACUSADOS QUE INDICAM A POSSIBILIDADE DE OS JURADOS SEREM INFLUENCIADOS EM VIRTUDE DE ANIMOSIDADE OU TEMOR. EXISTÊNCIA DE DIVERSAS AÇÕES PENAIS INSTAURADAS PARA APURAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA, EM TESE, TAMBÉM, PERPETRADOS POR INTEGRANTES DA REFERIDA FACÇÃO CRIMINOSA NA REGIÃO. HIPÓTESES PREVISTAS NO ARTIGO 427 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL OBSERVADAS. MANIFESTAÇÃO DO JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE SANTA ROSA DO SUL FAVORÁVEL AO PEDIDO EFETUADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. RELEVÂNCIA DA OPINIÃO DO MAGISTRADO QUE PRESIDE A CAUSA SOBRE A POSSÍVEL PARCIALIDADE DO JÚRI. PEDIDO DE DESAFORAMENTO CONHECIDO E PROVIDO. (TJSC, DESAFORAMENTO DE JULGAMENTO n. 5025458-22.2022.8.24.0000, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Luiz Neri Oliveira de Souza, Quinta Câmara Criminal, j. 21-07-2022)
Acórdão em Desaforamento de Julgamento | 21/07/2022

TJ-SC


EMENTA:  
PROCESSO PENAL. DESAFORAMENTO  FORMULADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO (ART. 427 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL). CRIMES CONTRA A VIDA. TENTATIVA DE HOMICÍDIO. RETALIAÇÃO À AÇÃO POLICIAL QUE CULMINOU NA MORTE DE INTEGRANTE DE FACÇÃO CRIMINOSA. MEDIDA NECESSÁRIA DIANTE DO INTERESSE DA ORDEM PÚBLICA, DA EXISTÊNCIA DE DÚVIDA SOBRE A IMPARCIALIDADE DO JÚRI E PARA GARANTIR A SEGURANÇA PESSOAL DOS PARTICIPANTES. VETOR INTERESSE DA ORDEM PÚBLICA CONSUBSTANCIADO NO FATO DE QUE O CRIME APURADO TROUXE GRANDE COMOÇÃO À POPULAÇÃO, EM FACE DE INDÍCIOS CONCATENADOS DE QUE OS SUPOSTOS AUTORES DO FATO CRIMINOSO SÃO INTEGRANTES DE FACÇÃO CRIMINOSA. SESSÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI NA COMARCA DE TIJUCAS QUE TÊM LUGAR NO PRÉDIO DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO, LOCAL QUE NÃO POSSUI ESTRUTURA DE SEGURANÇA ADEQUADA À REALIZAÇÃO DO ATO. PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO QUE INDICAM A POSSIBILIDADE DE OS JURADOS SEREM INFLUENCIADOS EM VIRTUDE DE ANIMOSIDADE OU TEMOR. EXISTÊNCIA DE OUTRAS AÇÕES PENAIS INSTAURADAS PARA APURAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA, EM TESE, TAMBÉM, PERPETRADOS POR INTEGRANTES DA REFERIDA FACÇÃO CRIMINOSA NA REGIÃO. HIPÓTESES PREVISTAS NO ARTIGO 427 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL OBSERVADAS. MANIFESTAÇÃO DO JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE TIJUCAS FAVORÁVEL AO PEDIDO EFETUADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. RELEVÂNCIA DA PERCEPÇÃO DO MAGISTRADO QUE PRESIDE A CAUSA SOBRE A POSSÍVEL PARCIALIDADE DO JÚRI. PEDIDO DE DESAFORAMENTO CONHECIDO E PROVIDO. (TJSC, DESAFORAMENTO DE JULGAMENTO n. 5009403-59.2023.8.24.0000, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Luiz Neri Oliveira de Souza, Quinta Câmara Criminal, j. 27-04-2023)
Acórdão em Desaforamento de Julgamento | 27/04/2023
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 429 ... 431  - Seção seguinte
 Da Organização da Pauta

DO PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI (Seções neste Capítulo) :