CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 306 - CPP / 1941

VER EMENTA

DA PRISÃO EM FLAGRANTE

Arts. 301 ... 305 ocultos » exibir Artigos
Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
§ 1º Em até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública.
§ 2º No mesmo prazo, será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e os das testemunhas.
Arts. 307 ... 310 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 306

Penal
Habeas Corpus - 2024 - Excesso de prazo no laudo médico pericial, Pertencente ao grupo de risco, Prisão preventiva superior a 90 dias - pacote anticrime, Inépcia da peça acusatória, whatsapp, Medidas socioeducativas de Internação, Prisão em segunda instância - Ausência de trânsito em julgado, Prisão preventiva - Excesso de prazo, Procedimento comum, Estabelecimento Prisional com superlotação, Prisão sem audiência de custódia, Recebimento da denúncia, Impossibilidade de reversão da prisão em flagrante em preventiva, Prescrição punitiva - penal, Medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, Saída antecipada do regime fechado e semiaberto, Domicílio - Asilo inviolável, Procedimento do Juri, Decisão penal não fundamentada, Prisão provisória, Pertencente a Grupo de Risco, Coronavírus , Prisão de ofício, Clínica de reabilitação - Ausência de motivação na internação - insanidade mental, Efeito suspensivo a decisão de 2º grau, Desvio de finalidade - efishing expedition, Prisão em flagrante, Flagrante preparado, Nulidade - Provas ilícitas, Ausência dos motivos à prisão preventiva - periculum libertatis , Prisão preventiva superior a 90 dias, Bons antecedentes, endereço certo e emprego fixo, Vícios materiais da prisão em flagrante, Cerceamento de defesa - falha insanável na instrução penal, Cabimento do Habeas Corpus, Réu com mais de 70 anos, Decreto de prisão não motivado, Prisão civil por atraso na pensão alimentícia, Ausência de antecedentes com trânsito em julgado, Testemunhas ouvidas sem a presença do Réu, Extensão dos efeitos - Art. 580 CPP, Crime hediondo

Jurisprudências atuais que citam Artigo 306

Lei:CPP   Art.:art-306  

TJ-GO


EMENTA:  
HABEAS CORPUS LIBERATÓRIO. TRÁFICO DE DROGAS. ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO. PRISÃO EM FLAGRANTE. DIA DE ELEIÇÃO. ILEGALIDADE NÃO VERIFICADA. VIOLAÇÃO DOMICILIAR. CONVERSÃO EM PRISÃO PREVENTIVA. DECISÃO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA. MEDIDAS CAUTELARES. IMPOSSIBILIDADE. PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. 1. Da leitura do artigo 326 do Código Eleitoral, denota-se que o próprio texto legal excepciona a proibição da prisão no prazo descrito ? desde 5 dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição ?, nos casos de flagrante delito, como é o caso. 2. O auto de prisão em flagrante encontra-se formalmente em ordem e a situação fática encontra-se subsumida às hipóteses previstas no art. 302 ...
« (+60 PALAVRAS) »
...
de autoria, na garantia da ordem pública, na conveniência da instrução criminal, na aplicação da lei penal e no risco de reiteração delitiva, mostra-se impositiva a sua manutenção, sendo insuficientes as medidas cautelares diversas. 5. Não merece prosperar o argumento de que a prisão do paciente ofende o princípio constitucional da presunção de inocência, haja vista que o inciso LXI do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil admite a possibilidade de custódia provisória no caso de ordem escrita e fundamentada da autoridade competente, pressuposto atendido no caso. ORDEM CONHECIDA E DENEGADA (TJGO, PROCESSO CRIMINAL -> Medidas Garantidoras -> Habeas Corpus Criminal 5704500-98.2022.8.09.0029, Rel. Des(a). Aureliano Albuquerque Amorim, 3ª Câmara Criminal, julgado em 12/12/2022, DJe de 12/12/2022)
Acórdão em PROCESSO CRIMINAL -> Medidas Garantidoras -> Habeas Corpus Criminal     | 12/12/2022
DETALHES PDF COPIAR

TJ-RS Associação para a Produção e Tráfico e Condutas Afins


EMENTA:  
HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE DROGAS. PRISÃO PREVENTIVA. CONSTRANGIMENTO ILEGAL. INOCORRÊNCIA. I. PRELIMINAR. NULIDADE DO DECRETO PREVENTIVO POR AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO DA DEFESA. INEXISTÊNCIA. Não há falar em nulidade do decreto preventivo por ausência de intimação da defesa técnica. Na oportunidade em que os pacientes foram presos em flagrante, foram devidamente cientificados de seus direitos constitucionais e do direito de nomear defensor para sua assistência. Os conscritos, todavia, naquela ocasião, não indicaram advogado constituído, havendo, portanto, a remessa do auto de prisão em flagrante para a Defensoria Pública. De efeito, o Código de Processo Penal, conforme redação do artigo 306, §1º, ...
« (+385 PALAVRAS) »
...
tenham excedido o prazo de 90 dias por crimes, praticados sem violência ou grave ameaça. Entretanto, trata-se de mera recomendação, cabendo ao Juízo singular a análise de cada caso. Hipótese em que, não restou devidamente demostrado que os pacientes se enquadrem no denominado grupo de risco. Pandemia de COVID-19 não pode ser utilizada como justificada para concessão indiscriminada da prisão domiciliar. População já se encontra confinada em quarentena, para evitar a propagação do COVID-19 e, por consequência, o colapso do sistema de saúde, suportando as consequências econômicas da paralisação das atividades comerciais do País. Não se podendo dela exigir o enclausuramento por medo, pela soltura indiscriminada de todo e qualquer indivíduo preso. PRELIMINAR DE NULIDADE REJEITADA. ORDEM DENEGADA. (TJ-RS; Habeas Corpus Criminal, Nº 70084531573, Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Viviane de Faria Miranda, Julgado em: 29-10-2020)
Acórdão em Habeas Corpus | 09/11/2020

TJ-RS Crimes de Tráfico Ilícito e Uso Indevido de Drogas


EMENTA:  
APELAÇÃO CRIME. TRÁFICO DE DROGAS. IRRESIGNAÇÃO DEFENSIVA. PRELIMINAR DE NULIDADE POR AUSÊNCIA DE DEFENSOR NO ATO DO FLAGRANTE. FLAGRANTE ARMADO PELOS AGENTES. ALEGAÇÕES AFASTADAS. SUFICIÊNCIA PROBATÓRIA. MANUTENÇÃO DA CONDENAÇÃO. AGRAVANTE DE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA. AFASTAMENTO. REDIMENSIONAMENTO DA PENA.  PRELIMINAR: É de salientar que o Código de Processo Penal, conforme redação do artigo 306, §1º, do CPP, não prevê a obrigatoriedade de ser o flagrado acompanhado por advogado durante a lavratura do flagrante, dispondo que deve ser prestada assistência técnica, bastando, para tanto, a ...
« (+359 PALAVRAS) »
...
na vigência do Decreto Estadual n. 64.879/2020, de 20/3/2020, que reconheceu estado de calamidade pública em razão da pandemia da COVID-19. Entretanto, conforme jurisprudência do STJ, a incidência da agravante da calamidade pública pressupõe "[...] a existência de situação concreta dando conta de que o paciente se prevaleceu da pandemia para a prática [...]" do delito em questão (HC n. 625.645/SP, Relator Ministro FELIX FISCHER, DJe 04/12/2020). Nesse contexto, ausente a demonstração de que o agente se aproveitou do estado de calamidade pública para praticar o crime em exame, revela-se inidônea a respectiva incidência, redimensionando-se a pena do réu para 5 anos e 8 meses de anos de reclusão, em regime fechado.  PRELIMINARES REJEITADAS, E NO MÉRITO, RECURSO DEFENSIVO PARCIALMENTE PROVIDO. (TJ-RS; Apelação Criminal, Nº 51030933120208210001, Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rosaura Marques Borba, Julgado em: 21-06-2021)
Acórdão em Apelação | 28/06/2021
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 311 ... 316  - Capítulo seguinte
 DA PRISÃO PREVENTIVA

DA PRISÃO, DAS MEDIDAS CAUTELARES E DA LIBERDADE PROVISÓRIA (Capítulos neste Título) :