CPC - Código de Processo Civil (L13105/2015)

Artigo 698 - CPC / 2015

VER EMENTA

DAS AÇÕES DE FAMÍLIA

Arts. 693 ... 697 ocultos » exibir Artigos
Art. 698. Nas ações de família, o Ministério Público somente intervirá quando houver interesse de incapaz e deverá ser ouvido previamente à homologação de acordo.
Parágrafo único. O Ministério Público intervirá, quando não for parte, nas ações de família em que figure como parte vítima de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha).
Arts. 699 ... 699-A ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 698

Família e Sucessões
Reconhecimento e dissolução de União Estável - Com pedido de separação de corpos, Contrato de compra e venda, Adequação da rotina, Saldo em contas bancárias, Indícios de abuso ou maus tratos, Cidades distintas, Violência doméstica, Partilha de bens em união estável, Inocorrência da prescrição, Comunhão total de bens, Ações e títulos financeiros, Coronavírus, Filho, Bens móveis, Fatores de risco na visita, Exclusão da conta bancária, Plano de parentalidade - visitas, Em favor do pai, Desnecessidade de prova da participação financeira, Recém nascido, Justiça Gratuita à pessoa física, Ausência de regime na declaração de união estável, Bens adquiridos antes da união, Em favor da mãe, Exclusão de bens advindos de frutos anteriores ao casamento, Separação final de aquestos, Alimentos, Proventos e salário, Valores a compor a base de cálculo dos alimentos, Riscos ao menor, COVID, Permitir/Aumentar o tempo de visita, Reduzir a periodicidade ou suspensão das visitas, Impedir visita por quem deve ficar em quarentena, Em favor de familiar (tios, avós), Bens imóveis, Gratuidade dos emolumentos cartorários, Regulamentação de visitas, Compartilhada, Benfeitorias no imóvel particular, Verbas rescisórias - Ação trabalhista, Participação em lucros , Guarda provisória, Comunhão parcial de bens, COVID, Sinais exteriores de riqueza, Alienação parental, Separação total de bens - União Estável, Guarda, Cautelar - Separação de corpos, Maioridade civil, Apenas um Autor, Com vínculo de emprego, Créditos trabalhistas, Existência de renda e patrimônio, União paralela a casamento, Conta poupança e investimentos, Violência psicológica, Animal doméstico, Necessidades especiais do alimentado, Direitos possessórios, Unilateral - Exclusiva, Condições psicológicas prejudiciais, Gravídicos - gravidez
Família e Sucessões
Ação de divórcio - Endereço do Réu incerto e não sabido, Bens imóveis, Bens adquiridos antes do casamento/da união, Comunhão total de bens, Reduzir a periodicidade ou suspensão das visitas, COVID, Permitir/Aumentar o tempo de visita, Alimentos, Bens móveis, Alimentos ao Cônjuge, Arbitramento de aluguel - imóvel comum, Valores a compor a base de cálculo dos alimentos, Riscos ao menor, Bens móveis, Conta poupança e investimentos, Dilapidação do patrimônio, Em favor da mãe, Exclusão de bens advindos de frutos anteriores ao casamento, Em favor do pai, Plano de parentalidade - visitas, Proventos e salário, Retorno ao nome de solteira, Recém nascido, Justiça Gratuita à pessoa física, Partilha de bens em divórcio, Comunhão parcial de bens, Filho, Coronavírus, Fatores de risco na visita, Bens adquiridos antes do divórcio, mas em período de separação de fato, Indícios de abuso ou maus tratos, Cidades distintas, Exclusão da conta bancária, Violência doméstica, Inocorrência da prescrição, Saldo em contas bancárias, Bens imóveis, Com pedido de separação de corpos, Adequação da rotina, Cautelar - Separação de corpos, Créditos trabalhistas, Casamento no exterior, Ações e títulos financeiros, Unilateral - Exclusiva, Bens no Brasil, Benfeitorias no imóvel particular, Condições psicológicas prejudiciais, Gravídicos - gravidez, Animal doméstico, Violência psicológica, Necessidades especiais do alimentado, Separação final de aquestos, Com vínculo de emprego, Domicílio no Brasil, Existência de renda e patrimônio, Desnecessidade de prova da participação financeira, Maioridade civil, Alienação parental, Guarda, Participação em lucros , Guarda provisória, Direitos possessórios, COVID, Sinais exteriores de riqueza, Regulamentação de visitas, Direitos possessórios, Compartilhada, Verbas rescisórias - Ação trabalhista, Impedir visita por quem deve ficar em quarentena, Em favor de familiar (tios, avós), Tutela de urgência, Gratuidade dos emolumentos cartorários
Família e Sucessões
Ação de dissolução de União Estável - Plano de parentalidade - visitas, Em favor do pai, Desnecessidade de prova da participação financeira, Recém nascido, Ausência de regime na declaração de união estável, Justiça Gratuita à pessoa física, Comunhão total de bens, Ações e títulos financeiros, Coronavírus, Filho, Fatores de risco na visita, Exclusão da conta bancária, Bens móveis, Indícios de abuso ou maus tratos, Cidades distintas, Violência doméstica, Inocorrência da prescrição, Com pedido de separação de corpos, Contrato de compra e venda, Adequação da rotina, Saldo em contas bancárias, Reduzir a periodicidade ou suspensão das visitas, COVID, Permitir/Aumentar o tempo de visita, Alimentos, Proventos e salário, Riscos ao menor, Valores a compor a base de cálculo dos alimentos, Bens adquiridos antes da união, Em favor da mãe, Exclusão de bens advindos de frutos anteriores ao casamento, Separação final de aquestos, Alienação parental, Guarda, Participação em lucros , Arbitramento de aluguel - imóvel comum, Guarda provisória, Comunhão parcial de bens, COVID, Cautelar - Separação de corpos, Sinais exteriores de riqueza, Regulamentação de visitas, Compartilhada, Separação total de bens - União Estável, Benfeitorias no imóvel particular, Verbas rescisórias - Ação trabalhista, Impedir visita por quem deve ficar em quarentena, Em favor de familiar (tios, avós), Gratuidade dos emolumentos cartorários, Bens imóveis, Direitos possessórios, Unilateral - Exclusiva, Condições psicológicas prejudiciais, Gravídicos - gravidez, Conta poupança e investimentos, Violência psicológica, Necessidades especiais do alimentado, Animal doméstico, Apenas um Autor, Com vínculo de emprego, Créditos trabalhistas, Existência de renda e patrimônio, Maioridade civil, Partilha de bens em união estável
Família e Sucessões
Ação de Alimentos  - Guarda
Família e Sucessões
Ação de divórcio - Alimentos
Família e Sucessões
Ação de divórcio - Guarda

Jurisprudências atuais que citam Artigo 698

Lei:CPC   Art.:art-698  
Publicado em: 09/03/2023 TRF-3 Acórdão

AGRAVO DE INSTRUMENTO

EMENTA:  
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO FISCAL. EMBARGOS DECLARATÓRIOS. OMISSÃO. ARREMATAÇÃO DE BEM IMÓVEL. EXTINÇÃO DA HIPOTECA. INTIMAÇÃO CREDOR HIPOTECÁRIO. ARTIGO 1501 DO CÓDIGO CIVIL. ARTIGO 698 E 711 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. ARTIGOS 22 E 29 DA LEI 6.830/80. ARTIGO 186 DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. SEGURANÇA JURÍDICA.1. O artigo 22 da Lei 6.830/80 disciplina as condições para arrematação de bens penhorados em execução fiscal e a publicação do edital para ciência de terceiros não impede, tampouco supre outras exigências legais, notadamente a prevista no artigo 1501 do Código Civil.2. A intimação do credor hipotecário da arrematação de bem imóvel em execução fiscal consubstancia exigência legal, cujo descumprimento acarreta ineficácia em relação ao titular da garantia.3. Embargos declaratórios do agravante acolhidos em parte. (TRF 3ª Região, QUINTA TURMA, AI - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 393396 - 0043218-44.2009.4.03.0000, Rel. DESEMBARGADOR FEDERAL MAURICIO KATO, julgado em 27/02/2023, DJEN DATA:09/03/2023)
COPIAR

Publicado em: 05/04/2024 TJ-DFT Acórdão

Segredo de Justiça

EMENTA:  
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE ALIMENTOS AJUIZADA POR EX-COMPANHEIRA. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. PARTE VENCIDA QUE OPTA POR NÃO RECORRER. APELAÇÃO INTERPOSTA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO FISCAL DA ORDEM JURÍDICA. HIPÓTESE DE INTERVENÇÃO DO ART. 698, P. ÚN., DO CPC, NÃO CARACTERIZADA. RECURSO NÃO CONHECIDO.   I. A hipótese de intervenção prevista no artigo 698, parágrafo único, do Código de Processo Civil, não autoriza a interposição de apelação pelo Ministério Público, na condição de fiscal da ordem jurídica, quando não se colhe dos autos nenhum elemento, ainda que de natureza indiciária, de violência doméstica e familiar contra a mulher.  II. Se não há nenhum indicativo concreto de que a autora da ação de alimentos é ?vítima de violência doméstica e familiar? e se ela, capaz e devidamente representada, opta expressamente por não recorrer, não pode ser conhecida apelação interposta pelo Ministério Público na qualidade de fiscal da ordem jurídica.  III. Apelação não conhecida.     (TJDFT, Acórdão n.1825608, 07020101520218070019, Relator(a): JAMES EDUARDO OLIVEIRA, 4ª Turma Cível, Julgado em: 29/02/2024, Publicado em: 05/04/2024)
COPIAR

Publicado em: 08/08/2019 TJ-SC Acórdão

Apelação Cível

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO C/C PARTILHA DE BENS. HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO QUE FIXOU, ENTRE OUTRAS DISPOSIÇÕES, GUARDA COMPARTILHADA DE DUAS CRIANÇAS. COMPOSIÇÃO HOMOLOGADA SEM INTIMAÇÃO PRÉVIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RECURSO DO ÓRGÃO MINISTERIAL. AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO DO ENTE NO PRIMEIRO GRAU. NULIDADE. LIÇÃO DOS ARTS. 178, II, 279, §§ 1º E 2º E 698, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. IMPRESCINDÍVEL RETORNO DOS AUTOS À ORIGEM. APELO CONHECIDO E PROVID698, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. IMPRESCINDÍVEL RETORNO DOS AUTOS À ORIGEM. APELO CONHECIDO E PROVIDO. (TJSC, Apelação Cível n. 0304490-14.2016.8.24.0090, da Capital, rel. Des. Osmar Nunes Júnior, Sétima Câmara de Direito Civil, j. 08-08-2019)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 700 ... 702  - Capítulo seguinte
 DA AÇÃO MONITÓRIA

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS (Capítulos neste Título) :