Lei Orgânica da Advocacia Geral da União (LCP73/1993)

Artigo 41 - Lei Orgânica da Advocacia Geral da União / 1993

VER EMENTA

Dos Pareceres e da Súmula da Advocacia-Geral da União

Arts. 39 ... 40 ocultos » exibir Artigos
Art. 41. Consideram-se, igualmente, pareceres do Advogado-Geral da União, para os efeitos do artigo anterior, aqueles que, emitidos pela Consultoria-Geral da União, sejam por ele aprovados e submetidos ao Presidente da República.
Arts. 42 ... 44 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 41

Lei:Lei Orgânica da Advocacia Geral da União   Art.:art-41  

STJ


EMENTA:  
ADMINISTRATIVO. POLICIAL MILITAR DO ANTIGO DISTRITO FEDERAL. EXTENSÃO DE GRATIFICAÇÕES PAGAS AOS MILITARES DO ATUAL DISTRITO FEDERAL. IMPOSSIBILIDADE. FALTA DE AMPARO LEGAL. ART. 65 DA LEI N. 10.486/02. EXTENSÃO APENAS DAS VANTAGENS NELA PREVISTAS. SÚMULA 339 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO DOS ARTS. 4º, XI, 39, 40, 41 ...
« (+191 PALAVRAS) »
...
, na hipótese do aresto recorrido estar de acordo com a jurisprudência desta Corte, porquanto a aludida divergência diz respeito à interpretação de lei federal V - Entendimento cristalizado no enunciado da Súmula n. 339 do STF: "Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia". VI - É entendimento pacífico desta Corte que a ausência de enfrentamento da questão objeto da controvérsia pelo tribunal a quo impede o acesso à instância especial, porquanto não preenchido o requisito constitucional do prequestionamento, nos termos da Súmula n. 282 do Supremo Tribunal Federal. VII - Recurso Especial não provido. (STJ, REsp 1661181/RJ, Rel. Ministra REGINA HELENA COSTA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 18/04/2017, DJe 02/05/2017)
Acórdão em POLICIAL MILITAR DO ANTIGO DISTRITO FEDERAL | 02/05/2017

TRF-3 VIDE EMENTA


EMENTA:  
SERVIDOR PÚBLICO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. PUBLICIDADE DO NOME DO SERVIDOR EM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. RECURSO DA UNIÃO DESPROVIDO. PEDIDO DE UNIFORMIZAÇÃO ENCAMINHADO À TNU. JUÍZO DE ADEQUAÇÃO. TESE FIRMADA: “A INSERÇÃO DO NOME DO SERVIDOR NA PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR IMPORTA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS AO SERVIDOR POSTERIORMENTE ABSOLVIDO NO REFERIDO PROCESSO, SEJA POR NÃO SER ELE O AUTOR DA INFRAÇÃO SEJA POR INEXISTIR A PRÓPRIA INFRAÇÃO”. PARTE AUTORA CONDENADA ADMINISTRATIVAMENTE. SENTENÇA REFORMADA. RECURSO DA UNIÃO PROVIDO. JUÍZO DE ADEQUAÇÃO EXERCIDO. (TRF 3ª Região, 2ª Turma Recursal da Seção Judiciária de São Paulo, RecInoCiv - RECURSO INOMINADO CÍVEL - 0002164-28.2015.4.03.6325, Rel. Juiz Federal ALEXANDRE CASSETTARI, julgado em 14/09/2023, DJEN DATA: 19/09/2023)
Acórdão em RECURSO INOMINADO CÍVEL | 19/09/2023

TNU


EMENTA:  
PEDIDO DE UNIFORMIZAÇÃO NACIONAL. DIREITO ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. DANO MORAL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL. PORTARIA INAUGURAL. MENÇÃO AO NOME DO ACUSADO. PUBLICAÇÃO EM BOLETIM DE SERVIÇO. PARECER GQ-12 DA AGU. INEXISTÊNCIA DE PROIBIÇÃO LEGAL. CONDUTA LÍCITA, INSERIDA NA ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE DA ADMINISTRAÇÃO. PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA PUBLICIDADE. ENTENDIMENTO ASSENTADO PELO STF NA ADI 5371. TESE FIXADA: "A SIMPLES INDICAÇÃO DO NOME DO SERVIDOR PÚBLICO ACUSADO DA PRÁTICA DE ILÍCITO EM PORTARIA INAUGURAL DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR PUBLICADA EM BOLETIM DE SERVIÇO NÃO CONSTITUI ATO ILÍCITO APTO A ENSEJAR A RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL DO ESTADO POR DANOS MORAIS". QUESTÃO DE ORDEM 13. RECURSO PROVIDO PARA JULGAR IMPROCEDENTE ...
« (+634 PALAVRAS) »
...
processo disciplinar publicada em boletim de serviço. 14. Conclui-se, portanto, que não há norma que proíba ou que obrigue a indicação do nome do servidor acusado do ilícito na portaria de instauração do processo administrativo disciplinar, tratando-se de ato que se insere no âmbito da discricionariedade administrativa. 15. Tese fixada: a simples indicação do nome do servidor público acusado da prática de ilícito em portaria inaugural de processo administrativo disciplinar publicada em boletim de serviço não constitui ato ilícito apto a ensejar a responsabilização civil do estado por danos morais. 16. Aplicação ao caso concreto, nos termos da Questão de Ordem nº 13. 17. Recurso da União Federal provido. Pretensão indenizatória julgada improcedente, com a condenação do autor à verba honorária. (TNU, Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei (Turma) 0002164-28.2015.4.03.6325, CAIO MOYSES DE LIMA, TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO, 20/06/2023)
Acórdão em Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei | 20/06/2023
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 45 ... 52  - Título seguinte
 Das Disposições Gerais e Finais

Início (Títulos neste Conteúdo) :