CTB - Código de Trânsito Brasileiro (L9503/1997)

Artigo 233 - CTB / 1997

VER EMENTA

DAS INFRAÇÕES

Arts. 161 ... 232 ocultos » exibir Artigos
Art. 233. Deixar de efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorridas as hipóteses previstas no art. 123:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo.
Arts. 233-A ... 255 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 233

Lei:CTB   Art.:art-233  

TJ-GO


EMENTA:  
JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA. RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE PASSIVA. AFASTADA. RENOVAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH). IMPEDIMENTO. PENALIDADE IMPOSTA NO PERÍODO DE PERMISSÃO PARA DIRIGIR. INFRAÇÃO MERAMENTE ADMINISTRATIVA. AUSÊNCIA DE INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO. OFENSA AO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. 1 ? Ressoa dos autos epigrafados que a parte autora, ora recorrida, pleiteia em juízo a anulação do ato de impedimento de renovação de sua carteira nacional de habilitação (CNH), uma vez que o alegado impedimento baseia-se em infração cometida durante o período de permissão para dirigir, bem como se trata de natureza meramente administrativa. Sobreveio sentença de ...
« (+901 PALAVRAS) »
...
dos autos, a parte autora já havia recebido sua carteira de habilitação definitiva, portanto, qualquer ato de restrição do seu direito deveria ser apurado mediante processo administrativo, para oportunizar o contraditório e a ampla defesa, motivo pelo qual não pode ser simplesmente obstada de renovar sua carteira de habilitação em razão de imposição de multa de trânsito no período em que ainda possuía apenas a permissão para dirigir. 12 ? Desse modo, a negativa de revalidação por questões atinentes a período anterior a própria expedição do documento definitivo, configura comportamento contraditório e viola o princípio da confiança e do postulado de boa-fé, o que afeta diretamente a validade do ato. 13 ? Recurso conhecido e desprovido. Sentença mantida por estes e seus próprios fundamentos. (TJGO, PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível 5101099-11.2021.8.09.0051, Rel. MÔNICA CEZAR MORENO SENHORELO, 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, julgado em 26/05/2022, DJe de 26/05/2022)
Acórdão em PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível     | 26/05/2022
DETALHES PDF COPIAR

TJ-GO


EMENTA:  
JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA. RECURSO INOMINADO. AÇÃO OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. MULTA POR RECIBO VENCIDO. ARTIGO 233 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. TRANSFERÊNCIA EFETIVADA NO PRAZO DE TRINTA DIAS. DADOS INCORRETOS NO SISTEMA DO ÓRGÃO DE TRÂNSITO. RESPONSABILIDADE. MULTA INDEVIDA. RESTITUIÇÃO. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO.   1 ? Ressoa dos autos epigrafados que a parte autora, ora recorrente, pleiteia em juízo a anulação de multa e pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação, gerada em decorrência de divergência de datas no sistema do Órgão de Trânsito, bem como indenização por danos materiais e morais, tendo sido seus pedidos, por ocasião da sentença, ...
« (+647 PALAVRAS) »
...
personalidade.   12 ? Destarte, à míngua de circunstância excepcional ou de provas que sustentem o dano alegado, a situação caracteriza somente um mero dissabor ao qual todo indivíduo que viva em sociedade está sujeito.   13 ? Portanto, ausentes os requisitos ensejadores de reparação moral, a improcedência do pedido de pagamento indenização por danos morais é medida que se impõe.   14 ? Recurso conhecido e parcialmente provido. Sentença fustigada parcialmente reformada para julgar procedentes o pedido de indenização por dano material, condenando a reclamada a restituir ao autor o importe de R$195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos), acrescido de correção monetária a partir do efetivo desembolso e de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, estes a partir da citação. (TJGO, PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível 5080551-96.2020.8.09.0051, Rel. MÔNICA CEZAR MORENO SENHORELO, 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, julgado em 20/04/2022, DJe de 20/04/2022)
Acórdão em PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Recurso Inominado Cível     | 20/04/2022
DETALHES PDF COPIAR

TJ-RS CNH - Carteira Nacional de Habilitação


EMENTA:  
SEGUNDA TURMA RECURSAL DA FAZENDA PÚBLICA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DETRAN/RS. NULIDADE DE AUTO DE INFRAÇÃO. DUPLA NOTIFICAÇÃO. NAIT. NIP. SÚMULA 312 DO STJ. NOTIFICAÇÕES ENVIADAS AO PROPRIETÁRIO. RESPONSÁVEL LEGAL PELO PAGAMENTO DA SANÇÃO PECUNIÁRIA. ART. 282, §3°, CTB. NATUREZA ADMINISTRATIVA DA INFRAÇÃO. ART. 233 DO CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. MAIORIA. (TJ-RS; Agravo de Instrumento, Nº 71009722703, Segunda Turma Recursal da Fazenda Pública, Turmas Recursais, Relator: Mauro Caum Gonçalves, Redator: José Luiz John dos Santos, Julgado em: 26-02-2021)
Acórdão em Agravo de Instrumento | 09/03/2021
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 256 ... 268-A  - Capítulo seguinte
 DAS PENALIDADES

Início (Capítulos neste Conteúdo) :