Arts. 29 ... 38 ocultos » exibir Artigos
Estado de necessidade, com excludente de culpabilidade
Art. 39. Não é igualmente culpado quem, para proteger direito próprio ou de pessoa a quem está ligado por estreitas relações de parentesco ou afeição, contra perigo certo e atual, que não provocou, nem podia de outro modo evitar, sacrifica direito alheio, ainda quando superior ao direito protegido, desde que não lhe era razoàvelmente exigível conduta diversa.
Arts. 40 ... 47 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 39
TJ-PR
ACÓRDÃO
POLICIAL MILITAR – CRIME DE DESERÇÃO POR EVASÃO OU FUGA.I. PRELIMINAR – FALTA DE CONDIÇÃO DE PROSSEGUIMENTO DO PROCESSO – NÃO CONFIGURAÇÃO
– PERDA SUPERVENIENTE DO STATUS DE MILITAR DO SERVIÇO ATIVO PELO LICENCIAMENTO DA CORPORAÇÃO – IRRELEVÂNCIA – QUALIDADE EXIGIDA SOMENTE À PROPOSITURA DA AÇÃO.
II. PRETENDIDA ABSOLVIÇÃO – INVIABILIDADE – ALEGADO ESTADO DE NECESSIDADE – INEXISTÊNCIA DE PROVA CABAL DA
CAUSA EXCLUDENTE DA CULPABILIDADE (CPM, ART. 39) – CONDENAÇÃO MANTIDA.RECURSO DESPROVIDO.
(TJPR - 1ª C.Criminal - 0018001-46.2018.8.16.0013 - Curitiba - Rel.: Desembargador Telmo Cherem - J. 15.12.2020)
20/12/2020 •
Acórdão em POLICIAL MILITAR – CRIME DE DESERÇÃO POR EVASÃO OU FUGA.I
COPIAR
TJ-AL Perda da Graduação / Promoção
ACÓRDÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL E PENAL MILITAR. REPRESENTAÇÃO PARA PERDA DA GRADUAÇÃO. COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DESTE TRIBUNAL PARA PROCESSAR E JULGAR PRAÇAS MILITARES, MEDIANTE REPRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DA NATUREZA DO CRIME E DO QUANTUM DA PENA, QUANDO AUSENTE A DECLARAÇÃO DE PERDA DA GRADUAÇÃO COMO EFEITO SECUNDÁRIO DA PENA. ENTENDIMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. POSSIBILIDADE DE O TRIBUNAL APRECIAR A COMPATIBILIDADE DA CONDUTA DO MILITAR COM A ÉTICA CASTRENSE, MESMO APÓS DOIS ANOS DA PUBLICAÇÃO DO ATO DE SUA REFORMA. ALEGAÇÃO MINISTERIAL DE QUE OS MILITARES VIOLARAM ...
+478 PALAVRAS
... inatividade, de modo que não prejudique os princípios da disciplina, respeito e decoro Policial Militar; f) zelar pelo bom nome da Polícia Militar e de cada um dos seus integrantes. 5. Forte nessas razões, sendo insustentável sua permanência na caserna, declaro a perda da graduação de ambos os representados, bem como determino sua exclusão dos quadros da Polícia Militar. 6. Representação julgada procedente.
(TJ-AL; Número do Processo: 9000111-15.2020.8.02.0900; Relator (a): Des. Ivan Vasconcelos Brito Júnior; Comarca: Foro de Maceió; Órgão julgador: Câmara Criminal; Data do julgamento: 19/06/2024; Data de registro: 20/06/2024)
20/06/2024 •
Acórdão em Representação p
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA