CDC - Código de Defesa do Consumidor (L8078/1990)

Artigo 84 - CDC / 1990

VER EMENTA

Disposições Gerais

Arts. 81 ... 83 ocultos » exibir Artigos
Art. 84. Na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.
§ 1° A conversão da obrigação em perdas e danos somente será admissível se por elas optar o autor ou se impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
§ 2° A indenização por perdas e danos se fará sem prejuízo da multa (Art. 287, do Código de Processo Civil).
§ 3° Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficácia do provimento final, é lícito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou após justificação prévia, citado o réu.
§ 4° O juiz poderá, na hipótese do § 3° ou na sentença, impor multa diária ao réu, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatível com a obrigação, fixando prazo razoável para o cumprimento do preceito.
§ 5° Para a tutela específica ou para a obtenção do resultado prático equivalente, poderá o juiz determinar as medidas necessárias, tais como busca e apreensão, remoção de coisas e pessoas, desfazimento de obra, impedimento de atividade nociva, além de requisição de força policial.
Arts. 85 ... 90 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 84


Jurisprudências atuais que citam Artigo 84

Lei:CDC   Art.:art-84  
Publicado em: 05/03/2020 TJ-SC Acórdão

Apelação Cível

EMENTA:  
APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO C/C INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS. DÉBITOS PROVENIENTES DE CONTRATOS DE REFINANCIAMENTO NÃO FIRMADO ENTRE AS PARTES. INSCRIÇÃO DO NOME DO AUTOR NOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA DO PEDIDO. RECURSO DE AMBAS AS PARTES. INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUE PROMOVEU O REFINANCIAMENTO DE CRÉDITOS EM QUATRO CONTRATOS SEM AUTORIZAÇÃO DA PARTE AUTORA. REPETIÇÃO DE INDÉBITO. PENDÊNCIA FINANCEIRA ENTRE AS PARTES NÃO COMPROVADA. ÔNUS DA PARTE DEMANDADA. DÉBITO INEXIGÍVEL. SENTENÇA MANTIDA NO PONTO. PEDIDO DO RÉU DE DESCONSTITUIÇÃO DA CONDENAÇÃO DE DEVOLUÇÃO EM DOBRO DO VALOR. INSUBSISTÊNCIA. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE ENGANO JUSTIFICÁVEL. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, ART. 42...
« (+69 PALAVRAS) »
...
CUMPRIMENTO DA DECISÃO JUDICIAL QUE DETERMINOU A EXCLUSÃO DO NOME DA DEMANDANTE DOS CADASTROS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO. VALORAÇÃO DA INDENIZAÇÃO FIXADA NA SENTENÇA EM R$ 2.000,00. IRRESIGNAÇÃO DE AMBAS AS PARTES QUANTO A ESTE PONTO. MAJORAÇÃO AO MONTANTE DE R$ 10.000,00. ARBITRAMENTO EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE E AOS CRITÉRIOS COMPENSATÓRIO DA VÍTIMA E SANCIONATÓRIO DO INFRATOR. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. MANUTENÇÃO AO PATAMAR DE 15% SOBRE O VALOR DA CONDENAÇÃO. OBSERVÂNCIA AO DISPOSTO NO ART. 85, § 2º, DO CPC. HONORÁRIOS RECURSAIS. ARBITRAMENTO. RECURSO DA PARTE RÉ CONHECIDO E DESPROVIDO. APELO DA PARTE AUTORA CONHECIDO E PROVIDO. (TJSC, Apelação Cível n. 0301298-26.2016.8.24.0041, de Mafra, rel. Des. Osmar Nunes Júnior, Sétima Câmara de Direito Civil, j. 05-03-2020)
COPIAR

Publicado em: 27/01/2021 TJ-BA Acórdão

Recurso Inominado

EMENTA:  
RECURSO INOMINADO. BANCÁRIO. CONSIGNADO. BANCO BMG. ALEGAÇÃO DE VÍCIO DE CONSENTIMENTO. ANALFABETO. ALEGAÇÃO DE QUE TERIA SIDO LUDIBRIADA. ALEGAÇÃO DE NULIDADE POR ABUSIVIDADE. SENTENÇA QUE JULGOU PARCIALMENTE PROCEDENTES PEDIDOS, DECLARANDO A NULIDADE DO CONTRATO, DETERMINANDO RESTITUIÇÃO DE VALORES. PARTE RÉ APRESENTOU CONTRATO COM DIGITAIS ATRIBUÍDAS À PARTE AUTORA, ACOMPANHADO DE SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS E DE DUAS TESTEMUNHAS, ALÉM DE ASSINATURA A ROGO. PESSOA QUE ASSINOU A ROGO O CONTRATO É FILHO DA PARTE AUTORA. DESNECESSIDADE DE INSTRUMENTO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO POR PESSOA ANALFABETA. RELAÇÃO CONTRATUAL PROVADA E VÁLIDA. AUSÊNCIA DE PROVA DA EXISTÊNCIA DE VÍCIO DE CONSENTIMENTO E DE ABUSIVIDADE. COBRANÇAS LEGÍTIMAS. DANOS MORAIS NÃO CONFIGURADOS. SENTENÇA REFORMADA. ...
« (+834 PALAVRAS) »
...
qualquer ilicitude na cobrança perpetrada pelo Acionado e contestada pela parte Autora e nem mesmo no contrato firmado.             Por outro lado, em que pese a alegação de abusividade, fato é que o contrato possui cláusulas claras sobre o funcionamento e consequências da contratação de empréstimo por cartão de crédito consignado RMC, não se constatando qualquer das hipóteses de cláusula abusiva prevista no CDC. Logo, penso que deva ser reformada a decisão recorrida para julgar improcedentes os pedidos formulados.                  Ante o exposto, voto no sentido de CONHECER O PRESENTE RECURSO E DAR-LHE PROVIMENTO para julgar improcedentes os pedidos. Sem custas nem honorários, ante o resultado.   BEL. ALBENIO LIMA DA SILVA HONORIO Juiz Relator   (TJ-BA, Classe: Recurso Inominado, Número do Processo: 0014919-42.2020.8.05.0110, Órgão julgador: PRIMEIRA TURMA RECURSAL, Relator(a): ALBENIO LIMA DA SILVA HONORIO, Publicado em: 27/01/2021)
COPIAR

Publicado em: 13/02/2023 TJ-GO Acórdão

PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Agravos -> Agravo de Instrumento    

EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. SUSPENSÃO DA COMERCIALIZAÇÃO DE NOVAS COTAS DE CONSÓRCIO. DANO AO CONSUMIDOR. 1. Em se tratando de ação civil pública que tem por objeto a proteção do consumidor, são aplicáveis os artigos 83 e 84 do Código de Defesa do Consumidor. 2. Deste modo, ao contrário do que alega a agravante, verifico estar presente o periculum in mora, haja vista a quantidade de processos protocolizados em seu desfavor (33 processos no TJ/GO), o que evidencia a possibilidade de danos ainda maiores aos consumidores e a sociedade, caso a agravante continue comercializando as cotas de consórcio. 3. Assim, estou certo de ter agido corretamente o r. juízo de origem ao suspender a comercialização de novas cotas de consórcio, situação que poderá ser revertida caso, após uma maior dilação probatória, o desenho fático/probatório apresentado nos autos for outro. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONHECIDO E DESPROVIDO. AGRAVO INTERNO PREJUDICADO. (TJGO, PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Agravos -> Agravo de Instrumento 5682722-06.2022.8.09.0051, Rel. Des(a). REINALDO ALVES FERREIRA, 2ª Câmara Cível, julgado em 13/02/2023, DJe de 13/02/2023)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 91 ... 100  - Capítulo seguinte
 Das Ações Coletivas Para a Defesa de Interesses Individuais Homogêneos

Da Defesa do Consumidor em Juízo (Capítulos neste Título) :