MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Contrarrazões ao Recurso Ordinário - Indenizatória trabalhista - Acidente de trabalho

Atualizado por Modelo Inicial em 02/04/2024

AO JUÍZO DA DE .

PRAZO: 8 dias úteis - Art. 900 e 775 da CLT.


Ref.: Processo nº


, devidamente qualificado nos autos da reclamação trabalhista, vem tempestiva e respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 900 da CLT propor

CONTRARRAZÕES AO
RECURSO ORDINÁRIO

interposto por , o que faz pelas razões abaixo dispostas.

Requer o seu recebimento e posterior encaminhamento ao Tribunal competente.

Termos em que pede e espera deferimento.




EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DA REGIÃO

COLENDA TURMA

Trata-se de recurso ordinário em face de decisão que à Reclamatória proposta, que não deve ser provido pelas razões abaixo dispostas.

PRELIMINARES

DO MÉRITO

  • DA CARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

  • A lei nº. 8213/1991 conceitua o acidente de trabalho da seguinte forma:
  • Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:
    (...)
    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:
    (...)
    d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
  • A Lei nº 6.367/76 tratou de conceituar didaticamente o que se enquadra como acidente de trabalho:
  • "Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho."
  • O NEXO e a CULPA do empregador devem ficar perfeitamente demonstradas, sob risco de indeferimento da demanda: INDENIZAÇÃO. ACIDENTE TRABALHO. NEXO CAUSAL COM A ATIVIDADE LABORATIVA. DANO INCAPACITANTE. INEXISTÊNCIA. Ausentes a prova do acidente de trabalho, do nexo causal entre a patologia que acometeu o trabalhador e as atividades desenvolvidas em prol do empregador e, mesmo o alegado dano incapacitante, improcedem os pedidos constantes da inicial relativos a alegada ocorrência de acidente de trabalho. (TRT-1, 00017746120125010432, Relator Desembargador/Juiz do Trabalho: Jose Antonio Teixeira da Silva, Oitava Turma, Publicação: DOERJ 09-04-2018)
  • De toda forma, reconhecido o nexo causal, bem como a culpa do Empregador, deve-se dar total provimento à presente demanda.


DOS REQUERIMENTOS

Diante do exposto, requer seja recebida a presente contraminuta ao Recurso Ordinário, por tempestiva e cabível, para no mérito seja extinto o Recurso, pelos motivos acima dispostos.

Nestes termos, pede deferimento.

  • , .



VER MODELO COMPLETO