Arts. 1 ... 4 ocultos » exibir Artigos
Art. 5º Seja qual for o fundamento do término da locação, a ação do locador para reaver o imóvel é a de despejo.
Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica se a locação termina em decorrência de desapropriação, com a imissão do expropriante na posse do imóvel.
Arts. 6 ... 13 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Artigos Jurídicos sobre Artigo 5
Contratos
18/12/2024
O que fazer em casos de contrato de locação verbal?
Saiba como funciona o contrato de locação verbal e como lidar com os seus principais riscos.Jurisprudências atuais que citam Artigo 5
STJ
ACÓRDÃO
RECURSO ESPECIAL. REINTEGRAÇÃO DE POSSE. IMÓVEL ALUGADO. DESCABIMENTO. AÇÃO DE DESPEJO. VIA ADEQUADA. RECURSO PROVIDO.
1. A via processual adequada para a retomada, pelo proprietário, da posse direta de imóvel locado é a ação de despejo, na forma do art. 5º da Lei n. 8.245/1991, não servindo para esse propósito o ajuizamento de ação possessória.
2. Recurso especial provido para julgar extinta ação de reintegração de posse.
(STJ, REsp n. 1.812.987/RJ, relator Ministro Antonio Carlos Ferreira, Quarta Turma, julgado em 27/4/2023, DJe de 4/5/2023.)
TJ-RS
ACÓRDÃO
AGRAVO DE INSTRUMENTO. LOCAÇÃO. DESPEJO. ACORDO JUDICIAL HOMOLOGADO. INADIMPLEMENTO. NECESSIDADE DE AÇÃO PRÓPRIA. RECURSO DESPROVIDO. I. CASO EM EXAME:1. Agravo de instrumento interposto contra decisão que indeferiu o processamento do cumprimento de sentença visando a efetivação de despejo compulsório previsto em acordo judicial homologado em ação de despejo por falta de pagamento. II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO:1. A questão em discussão consiste na possibilidade de processamento de cumprimento de sentença para efetivação de despejo com base em cláusula resolutória prevista em acordo judicial homologado. III. RAZÕES DE DECIDIR:1. O art. 5º da Lei nº 8.245/91 estabelece que, independentemente do motivo que leve ao término da relação locatícia, a retomada do imóvel pelo locador deve ser buscada por meio da ação de despejo, procedimento específico previsto na legislação especial.2. Embora exista acordo homologado judicialmente prevendo o despejo em caso de inadimplemento, tal previsão não afasta a necessidade de ajuizamento da ação própria para reaver o imóvel.3. O despejo não constitui obrigação de fazer, mas medida executiva direta, que demanda ação própria, mesmo nos casos em que o crédito de aluguel constitui título executivo extrajudicial, como é o caso, aliás, do contrato de locação. RECURSO DESPROVIDO.
(TJ-RS; Agravo de Instrumento, Nº 50394369420258217000, Décima Sexta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Vivian Cristina Angonese Spengler, Julgado em: 31-07-2025)
01/08/2025 •
Acórdão em Agravo de Instrumento
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA