Decreto nº 6.170 (2007)

Artigo 10 - Decreto nº 6.170 / 2007

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DAS NORMAS DE CELEBRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTASLEI REVOGADA

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Art. 10. As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas, decorrentes da celebração de convênios e contratos de repasse, serão feitas exclusivamente por intermédio do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econômica Federal, que poderão atuar como mandatários da União para execução e fiscalização, devendo a nota de empenho ser emitida até a data da assinatura do respectivo acordo, convênio, ajuste ou instrumento congênere. LEI REVOGADA
Art. 10. As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas, decorrentes da celebração de convênios e contratos de repasse, serão feitas exclusivamente por intermédio de instituição financeira controlada pela União, que poderá atuar como mandatária desta para execução e fiscalização. LEI REVOGADA
Art. 10. As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas, decorrentes da celebração de convênios e contratos de repasse, serão feitas exclusivamente por intermédio de instituição financeira oficial, federal ou estadual, que poderá atuar como mandatária da União para execução e fiscalização. LEI REVOGADA
Art. 10. As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas decorrentes da celebração de convênios serão feitas exclusivamente por intermédio de instituição financeira oficial, federal ou estadual, e, no caso de contratos de repasse, exclusivamente por instituição financeira federal. LEI REVOGADA
§ 1º Os pagamentos à conta de recursos recebidos da União, previsto no caput, estão sujeitos à identificação do beneficiário final e à obrigatoriedade de depósito em sua conta bancária. LEI REVOGADA
§ 2º Excepcionalmente, mediante mecanismo que permita a identificação, pelo banco, do beneficiário do pagamento, poderão ser realizados pagamentos a beneficiários finais pessoas físicas que não possuam conta bancária, observados os limites fixados na forma do art. 18. LEI REVOGADA
§ 3º Toda movimentação de recursos de que trata este artigo, por parte dos convenentes, executores e instituições financeiras autorizadas, será realizada observando-se os seguintes preceitos: LEI REVOGADA
I - movimentação mediante conta bancária específica para cada instrumento de transferência (convênio ou contrato de repasse); LEI REVOGADA
II - pagamentos realizados exclusivamente mediante crédito na conta bancária de titularidade dos fornecedores e prestadores de serviços; e LEI REVOGADA
II - pagamentos realizados mediante crédito na conta bancária de titularidade dos fornecedores e prestadores de serviços, facultada a dispensa deste procedimento, por ato da autoridade máxima do concedente ou contratante, devendo o convenente ou contratado identificar o destinatário da despesa, por meio do registro dos dados no SICONV; e LEI REVOGADA
III - transferência das informações mencionadas no inciso I ao SIAFI e ao Portal de Convênios, em meio magnético, conforme normas expedidas na forma do art. 18. LEI REVOGADA
§ 4º Os recursos de convênio, enquanto não utilizados, serão obrigatoriamente aplicados em cadernetas de poupança de instituição financeira pública federal se a previsão de seu uso for igual ou superior a um mês, ou em fundo de aplicação financeira de curto prazo ou operação de mercado aberto lastreada em títulos da dívida pública, quando a utilização desses recursos verificar-se em prazos menores que um mês. LEI REVOGADA
§ 4º Os recursos de convênio, enquanto não utilizados, serão aplicados conforme disposto no Art. 116, § 4º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. LEI REVOGADA
§ 5º As receitas financeiras auferidas na forma do § 4º serão obrigatoriamente computadas a crédito do convênio e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade, observado o parágrafo único do art. 12. LEI REVOGADA
§ 6º O convenente ficará obrigado a prestar contas dos recursos recebidos no prazo de trinta dias, contados da data do último pagamento realizado. LEI REVOGADA
§ 6º O convenente ficará obrigado a prestar contas dos recursos recebidos, na forma da legislação aplicável e das diretrizes e normas previstas no art. 18. LEI REVOGADA
§ 6º A prestação de contas no âmbito dos convênios e contratos de repasse observará regras específicas de acordo com o montante de recursos públicos envolvidos, nos termos das disposições e procedimentos estabelecidos no ato conjunto de que trata o caput do art. 18. LEI REVOGADA
§ 7º O concedente terá prazo de noventa dias para apreciar a prestação de contas apresentada, contados da data de seu recebimento. LEI REVOGADA
§ 7º A prestação de contas inicia-se concomitantemente com a liberação da primeira parcela dos recursos financeiros que deverá ser registrada pelo concedente no SICONV. LEI REVOGADA
§ 8º A exigência contida no caput poderá ser substituída pela execução financeira direta, por parte do convenente, no SIAFI, de acordo com normas expedidas na forma do art. 18. LEI REVOGADA
§ 8º O prazo para análise da prestação de contas e a manifestação conclusiva pelo concedente será de um ano, prorrogável no máximo por igual período, desde que devidamente justificado. LEI REVOGADA
§ 9º Constatada irregularidade ou inadimplência na apresentação da prestação de contas e comprovação de resultados, a administração pública poderá, a seu critério, conceder prazo de até 45 dias para a organização da sociedade civil sanar a irregularidade ou cumprir a obrigação. LEI REVOGADA
§ 9º Constatada irregularidade ou inadimplência na apresentação da prestação de contas e na comprovação de resultados, a administração pública federal poderá, a seu critério, conceder prazo de até quarenta e cinco dias para o convenente sanar a irregularidade ou cumprir a obrigação. LEI REVOGADA
§ 10. A análise da prestação de contas pelo concedente poderá resultar em: LEI REVOGADA
I - aprovação; LEI REVOGADA
II - aprovação com ressalvas, quando evidenciada impropriedade ou outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário; ou LEI REVOGADA
III - rejeição com a determinação da imediata instauração de tomada de contas especial. LEI REVOGADA
§ 11. A contagem do prazo de que trata o § 8º inicia-se no dia da apresentação da prestação de contas. LEI REVOGADA
§ 12. Findo o prazo de que trata o § 8º, considerado o período de suspensão referido no § 9º, a ausência de decisão sobre a aprovação da prestação de contas pelo concedente poderá resultar no registro de restrição contábil do órgão ou entidade pública referente ao exercício em que ocorreu o fato. LEI REVOGADA
§ 13. Nos casos de contratos de repasse, a instituição financeira oficial federal poderá atuar como mandatária da União para execução e fiscalização desses contratos. LEI REVOGADA
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Jurisprudências atuais que citam Artigo 10

Lei:Decreto nº 6.170   Art.:art-10  

TRF-2


EMENTA:  
DIREITO ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO. REMESSA NECESSÁRIA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONVÊNIO. AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIAS. FRAUDE À LICITAÇÃO E SUPERFATURAMENTO. OBRIGATORIEDADE. SUPERFATURAMENTO. PROVAS SUFICIENTES À CONDENAÇÃO. AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS. sENTENÇA reformada. remessa necessária não conhecida (Tema 1.042 do STJ)PROVIMENTO do recurso. 1. Hipótese em que foi proposta ação de improbidade administrativa  pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL com o objetivo de obter a condenação de: i. ODYR (...), pela prática de atos de improbidade previstos no art. 10, caput e incisos II...
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lhes foram imputadas, não há qualquer incompatibilidade deste julgamento com o entendimento consagrado pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento em sessão plenária de 18/08/2022 do leading case que deu origem ao Tema 1.199 da repercussão geral - ARE  843989, sob a relatoria do Ministro ALEXANDRE DE MORAES, fixou, dentre outras, a seguinte tese:  "É necessária a comprovação de responsabilidade subjetiva para a tipificação dos atos de improbidade administrativa, exigindo-se - nos artigos 9º, 10 e 11 da LIA - a presença do elemento subjetivo - DOLO". 7. Sentença reformada. Remessa Necessária não conhecida. Recurso de apelação provido.. (TRF-2, Apelação/Remessa Necessária n. 00006203720104025119, Relator(a): Desembargador Federal MARCELO PEREIRA DA SILVA, Assinado em: 12/12/2023)
Acórdão em Apelação/Remessa Necessária | 12/12/2023
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TRF-5


EMENTA:  
PROCESSO Nº: 0801929-86.2017.4.05.8302 - APELAÇÃO CÍVEL APELANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL APELADO: (...) ADVOGADO: (...) e outros RELATOR(A): Desembargador(a) Federal Fernando Braga Damasceno - 3ª Turma MAGISTRADO CONVOCADO: Desembargador(a) Federal Bernardo Monteiro Ferraz JUIZ PROLATOR DA SENTENÇA (1° GRAU): Juiz(a) Federal Tiago Antunes De Aguiar ADMINISTRATIVO. PROCESSO CIVIL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. APELAÇÃO. CONVÊNIO FEDERAL. APLICAÇÃO IRREGULAR DE VERBA PÚBLICA. TRANSFERÊNCIA DE VALORES DA CONTA CORRENTE EXCLUSIVA DO AJUSTE PARA CONTAS DO MUNICÍPIO. IMPROBIDADE DEPENDENTE DA COEXISTÊNCIA DE EFETIVOS PREJUÍZOS. DANO AO ERÁRIO. COMPROVAÇÃO CONCRETA. NÃO CONCLUSÃO ...
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Penalidades. Ressarcimento dos valores indevidamente transferidos às contas municipais, a ser apurado em liquidação de sentença (art. 509, II, do CPC). Perda da função pública e suspensão dos direitos políticos do demandado por 6 anos. Multa civil, no importe equivalente ao ressarcimento ao erário. Proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 05 anos. 9. Provimento do recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Federal. (TRF-5, PROCESSO: 08019298620174058302, APELAÇÃO CÍVEL, DESEMBARGADOR FEDERAL BERNARDO MONTEIRO FERRAZ, 3ª TURMA, JULGAMENTO: 25/08/2022)
Acórdão em Apelação Civel | 25/08/2022
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TRF-5


EMENTA:  
ADMINISTRATIVO, CIVIL E PROCESSO CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO. INEXECUÇÃO PARCIAL DE CONVÊNIO. RESPONSABILIZAÇÃO PESSOAL DOS GESTORES E PARTICULARES. RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. DESCABIMENTO. REDISCUSSÃO DA LIDE. IMPROVIMENTO. 1. Embargos de declaração opostos em face de acórdão que deu provimento à remessa necessária e às apelações para julgar improcedente a demanda, na qual objetiva a promoção de obras de engenharia em penitenciária masculina para atender às condições de segurança e salubridade compatíveis com o custo e projeto definidos em convênio, bem como o ressarcimento dos valores desembolsados pela União. 2. Intuito do embargante em provocar a rediscussão da matéria, pois o acórdão vergastado analisou detidamente a questão da responsabilização pessoal dos gestores públicos e ...
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ao erário, em razão da ausência de comprovação de desproporcionalidade entre os recursos utilizados do convênio e os valores das medições pagas à construtora, visto que somente foram despendidos 45,83% do total estipulado para a construção do presídio em tela. 5. Ausência de violação aos dispositivos elencados pelo embargante (art. 389 do Código Civil e art. 67 da Lei n.º 8.666/93). 6. Esta Corte tem esta posição firmada no sentido de que o mero propósito de prequestionamento da matéria, por si só, não acarreta a admissibilidade dos embargos declaratórios. 7. Embargos de declaração rejeitados. drc (TRF-5, PROCESSO: 00043252520054058000, APELAÇÃO CÍVEL, DESEMBARGADOR FEDERAL FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS (CONVOCADO), 4ª TURMA, JULGAMENTO: 04/05/2021)
Acórdão em Apelação Civel | 04/05/2021
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TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
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 REPASSE - SICONV E DO PORTAL DOS CONVÊNIOS

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