CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 411 - CPP / 1941

VER EMENTA

Da Acusação e da Instrução Preliminar

Arts. 406 ... 410 ocultos » exibir Artigos
Art. 411. Na audiência de instrução, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se o debate.
§ 1º Os esclarecimentos dos peritos dependerão de prévio requerimento e de deferimento pelo juiz.
§ 2º As provas serão produzidas em uma só audiência, podendo o juiz indeferir as consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatórias.
§ 3º Encerrada a instrução probatória, observar-se-á, se for o caso, o disposto no Art. 384 deste Código.
§ 4º As alegações serão orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, à acusação e à defesa, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogáveis por mais 10 (dez).
§ 5º Havendo mais de 1 (um) acusado, o tempo previsto para a acusação e a defesa de cada um deles será individual.
§ 6º Ao assistente do Ministério Público, após a manifestação deste, serão concedidos 10 (dez) minutos, prorrogando-se por igual período o tempo de manifestação da defesa.
§ 7º Nenhum ato será adiado, salvo quando imprescindível à prova faltante, determinando o juiz a condução coercitiva de quem deva comparecer.
§ 8º A testemunha que comparecer será inquirida, independentemente da suspensão da audiência, observada em qualquer caso a ordem estabelecida no caput deste artigo.
§ 9º Encerrados os debates, o juiz proferirá a sua decisão, ou o fará em 10 (dez) dias, ordenando que os autos para isso lhe sejam conclusos.
Art. 412 oculto » exibir Artigo
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 411

Lei:CPP   Art.:art-411  

STJ


EMENTA:  
HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO PRÓPRIO. JÚRI. SUPOSTAS NULIDADES APÓS A PRONÚNCIA. UTILIZAÇÃO DA CONFISSÃO EM DESFAVOR DO RÉU. NÃO COMPROVADO. RECONHECIMENTO PESSOAL DO PACIENTE EM SESSÃO PLENÁRIA. MERA DISPOSIÇÃO LEGAL. ALEGADO PREJUÍZO. NÃO DEMONSTRADO. PRINCÍPIO DA PAS DE NULLITÈ SANS GRIEF. REVOLVIMENTO FÁTICO-PROBATÓRIO. INVIÁVEL. HABEAS CORPUS NÃO CONHECIDO. I - A Terceira Seção desta Corte, seguindo entendimento da Primeira Turma do col. Pretório Excelso, firmou orientação no sentido de não admitir habeas corpus em substituição ao recurso adequado, situação que implica o não conhecimento da impetração, ressalvados casos excepcionais em que, configurada flagrante ilegalidade apta a gerar constrangimento ilegal, seja possível a concessão da ordem de ofício, em homenagem ao princípio ...
« (+354 PALAVRAS) »
...
probatório e mediante fundamentação própria, específica e concreta, no mesmo sentido aqui delineado. VII - Assim, obstada a análise de todo o acervo fático-probatório nesta via estreita do writ, que não admite dilação probatória e o aprofundado exame do acervo da ação penal, para desconstituir as conclusões das instâncias ordinárias, soberanas na análise dos fatos e provas. In verbis: "Se as instâncias ordinárias, mediante valoração do acervo probatório produzido nos autos, entenderam, de forma fundamentada, ser o réu autor do ilícito descrito na exordial acusatória, a análise das alegações concernentes ao pleito de absolvição demandaria exame detido de provas, inviável em sede de writ" (HC n. 431.708/MS, Quinta Turma, Rel. Min. Ribeiro Dantas, DJe de 30/5/2018). Habeas corpus não conhecido. (STJ, HC 687.712/PR, Rel. Ministro JESUÍNO RISSATO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJDFT), QUINTA TURMA, julgado em 14/09/2021, DJe 22/09/2021)
Acórdão em JÚRI | 22/09/2021

TJ-SP Tráfico de Drogas e Condutas Afins


EMENTA:  
PRELIMINARES. NULIDADE DO JULGADO EM VIRTUDE DA MANUTENÇÃO DAS ALGEMAS EM AUDIÊNCIA. VIOLAÇÃO À SÚMULA VINCULANTE Nº 11. INOCORRÊNCIA. Determinada a manutenção das algemas no acusado durante a realização do ato, por decisão judicial devidamente fundamentada, não há que se falar em nulidade ou suspeição do Juízo. Pleito afastado. ALEGAÇÃO DE PRÉ-JULGAMENTO, DIANTE DA RAPIDEZ NA PROLAÇÃO DA SENTENÇA. DESCABIMENTO. Instrução penal que observou o artigo 411 do Código de Processo Penal. Ademais, observa-se que o decisum enfrentou todas as teses defensivas deduzidas e o MM. Juízo a quo manifestou-se expressamente quanto às provas produzidas. TRÁFICO DE ENTORPECENTES. Confissão judicial corroborada pelos ...
« (+201 PALAVRAS) »
...
do crime de tráfico, a absoluta incompatibilidade com o regime de pena cabível, ora fixado, e insuficiência de tais benefícios para prevenção e repressão do delito. Advento da Lei nº 13.964/19 que não altera tal conclusão, por expressar tratamento não equiparado a hediondo do art. 33, parágrafo 4º, Lei 11.343/06 unicamente para os fins do artigo 112 da LEP, sem excluí-lo do rol dos crimes equiparados a hediondos. Por unanimidade, preliminares afastadas. Por maioria de votos, recurso defensivo parcialmente provido, para redução das penas. (TJSP;  Apelação Criminal 0000895-35.2018.8.26.0323; Relator (a): Gilda Alves Barbosa Diodatti; Órgão Julgador: 15ª Câmara de Direito Criminal; Foro de Lorena - Vara Criminal; Data do Julgamento: 05/03/2020; Data de Registro: 25/03/2020)
Acórdão em Apelação Criminal | 25/03/2020

TJ-MG


EMENTA:  
MANDADO DE SEGURANÇA CRIMINAL. PRELIMINAR DE NÃO CONHECIMENTO. REJEIÇÃO. INEXISTÊNCIA DE RECURSO ESPECÍFICO CABÍVEL CONTRA A DECISÃO IMPUGNADA. CONHECIMENTO PARCIAL DA IMPETRAÇÃO. PARTE DOS REQUERIMENTOS JÁ APRECIADA EM SEDE DE HABEAS CORPUS MANEJADO PELO IMPETRANTE. MÉRITO. VIOLAÇÃO A DIREITO LÍQUIDO E CERTO DO PACIENTE. INOCORRÊNCIA. INTELIGÊNCIA DO ART. 411, §2º, DO CPP. DISCRICIONARIEDADE JUDICIAL NO INDEFERIMENTO DE DILIGÊNCIA PROBATÓRIA INÚTIL AO DESLINDE DA IMPUTAÇÃO. ORDEM PARCIALMENTE CONHECIDA E DENEGADA. 1. Inexistindo recurso específico contra decisão que indefere requerimento de produção probatória, hipótese que não se enquadra ...
« (+83 PALAVRAS) »
...
o poder discricionário de indeferir algum requerimento de produção probatória que considere irrelevante, impertinente ou protelatório, nos termos do art. 411, §2º, do Código de Processo Penal. 4. Estando fundamentada e se mostrando razoável a decisão do juízo de origem que indeferiu pedido de remessa do GPS da viatura policial envolvida na cena delitiva, inclusive em razão da não demonstração, de forma objetiva e concreta, pelo postulante, da imprescindibilidade de sua pretensão, não se constata ilegalidade ou violação a direito líquido e certo do paciente. 5. Mandado de segurança parcialmente conhecido e, na parte conhecida, denegado. (TJ-MG - Mandado de Segurança - Cr 1.0000.24.187724-0/000, Relator(a): Des.(a) Marcílio Eustáquio Santos, julgamento em 15/05/2024, publicação da súmula em 15/05/2024)
Acórdão em Mandado de Segurança - Cr | 15/05/2024
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 413 ... 421  - Seção seguinte
 Da Pronúncia, da Impronúncia e da Absolvição Sumária

DO PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI (Seções neste Capítulo) :