CPC - Código de Processo Civil (L13105/2015)

Artigo 554 - CPC / 2015

VER EMENTA

Disposições Gerais

Art. 554. A propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela cujos pressupostos estejam provados.
§ 1º No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública.
§ 2º Para fim da citação pessoal prevista no § 1º, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.
§ 3º O juiz deverá determinar que se dê ampla publicidade da existência da ação prevista no § 1º e dos respectivos prazos processuais, podendo, para tanto, valer-se de anúncios em jornal ou rádio locais, da publicação de cartazes na região do conflito e de outros meios.
Arts. 555 ... 559 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Artigos Jurídicos sobre Artigo 554

Ações possessórias e petitórias: Entenda as diferenças - Imobiliário
Imobiliário 07/02/2020

Ações possessórias e petitórias: Entenda as diferenças

Por serem muito similares, as ações possessórias e as petitórias são frequentemente confundidas pelos operadores de direito, o que pode ser fatal diante de causas urgentes ou com iminente término do prazo prescricional, especialmente quando não se admite a fungibilidade. Veja algumas diferenças.

Jurisprudências atuais que citam Artigo 554

Lei:CPC   Art.:art-554  
Publicado em: 20/10/2023 TJ-RS Acórdão

Apelação - Posse

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE VEÍCULO. AÇÃO POSSESSÓRIA. INAPLICABILIDADE DA FUNGIBILIDADE PARA DEMANDA PETITÓRIA. NÃO PREENCHIDOS OS REQUISITOS DO ART. 561 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA CONFIRMADA.A FUNGIBILIDADE PREVISTA PELO ART. 554 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL APLICA-SE ÀS AÇÕES POSSESSÓRIAS ENTRE SI, NÃO ENTRE ESTAS E AS AÇÕES PETITÓRIAS, AS QUAIS POSSUEM FUNDAMENTO JURÍDICO DISTINTO E PRESTAM A DEFENDER O DIREITO DE PROPRIEDADE, NÃO A POSSE ANTERIORMENTE EXERCIDA.REQUISITOS DA REINTEGRAÇÃO DE POSSE.A PETIÇÃO INICIAL ...
« (+113 PALAVRAS) »
...
FISCAIS. OS DEPOENTES TAMBÉM ANUÍRAM QUE ESTE ERA O EFETIVO POSSUIDOR DO AUTOMÓVEL E QUE MANTINHA UNIÃO ESTÁVEL COM A RÉ.ESTES ELEMENTOS IMPEDEM O RECONHECIMENTO DO DIREITO AUTORAL, POIS FRAGILIZAM A ALEGAÇÃO DE EXERCÍCIO DA POSSE POR PARTE DA EMPRESA. AINDA QUE ESTA, OBVIAMENTE, NÃO POSSA EXERCER POR SI A POSSE SOBRE O VEÍCULO, PODEM-NO SEUS PREPOSTOS, MAS NÃO HÁ INDÍCIO DE QUE O FAZIAM, E SÓ RESTA CONCLUIR QUE A AUTORA NÃO SE DESINCUMBIU DO ÔNUS PROBATÓRIO QUE LHE IMPÕEM OS ARTIGOS 373, I, E 561 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. IMPROCEDÊNCIA MANTIDA.NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME. (TJ-RS; Apelação Cível, Nº 50003297120178210065, Décima Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ketlin Carla Pasa Casagrande, Julgado em: 13-10-2023)
COPIAR

Publicado em: 11/12/2019 TJ-MG Acórdão

Apelação Cível

EMENTA:  
APELAÇÕES PRINCIPAL E ADESIVA - CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) - AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE - PROCEDIMENTO ESPECIAL - ESBULHO - LIMINAR DEFERIDA - NÃO CUMPRIMENTO - CITAÇÃO - POSSIBILIDADE - NULIDADE - INOCORRÊNCIA - JULGAMENTO ANTECIPADO - SENTENÇA EXTRA PETITA - INEXISTÊNCIA DE VÍCIO - PEDIDO PROCEDENTE -ORDEM DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE - CARÁTER MANDAMENTAL - CONTESTAÇÃO - INTEMPESTIVIDADE - REVELIA - PRECLUSÃO - APELAÇÃO ADESIVA. 1. Ocorrendo inadimplemento pelo arrendatário no pagamento avençado em contrato de arrendamento mercantil (leasing) envolvendo veículo, com demonstração do esbulho possessório, a medida judicial adequada para a retomada da posse do bem pelo arrendador é a ação de reintegração de posse, elencada como procedimento especial pelo Código de Processo Civil...
« (+54 PALAVRAS) »
...
respectivo mandado, dá início ao prazo para resposta da parte ré, sob as advertências legais. 3. O julgamento antecipado da lide, no sentido de procedência do pedido inicial, antes do efetivo cumprimento da liminar de reintegração de posse, não acarreta nulidade da sentença. 4. Ao julgar procedente o pedido e confirmar a liminar de reintegração de posse, ainda que não efetivada, a sentença proferida de acordo com o procedimento especial da ação de reintegração de posse atinge seu objetivo e não padece de vícios ou nulidades, mormente diante do seu caráter mandamental. 5. A contestação apresentada de modo intempestivo acarreta a revelia do réu e, diante da inconteste preclusão, as respectivas alegações reprisadas em sede de apelação adesiva ficam sem efeito, ensejando o não provimento do recurso. (TJ-MG - Apelação Cível 1.0027.10.000676-9/001, Relator(a): Des.(a) Júlio Cezar Guttierrez, julgamento em 04/12/2019, publicação da súmula em 11/12/2019)
COPIAR

Publicado em: 21/11/2022 TJ-PE Acórdão

Apelação Cível - Esbulho / Turbação / Ameaça

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO REIVINDICATÓRIA. NÃO RESTOU DEMONSTRADOS OS REQUISITOS. CONVERSÃO DA POSSESSÓRIA EM REIVINDICATÓRIA. IMPOSSIBILIDADE. NATUREZAS DIFERENTES. RECURSO IMPROVIDO. À UNANIMIDADE. O princípio da fungibilidade entre as ações possessórias, instituído pelo artigo 920 do Código de Processo Civil/1973 (artigo 554 do CPC/2015), possui aplicação restritiva, somente alcançando a manutenção e reintegração de posse e o interdito proibitório. Portanto, o princípio não se aplica em absoluto entre ações possessórias e petitórias, pois se trata de ações de naturezas diferentes, com fundamentos diversos e distintos. Na ação reivindicatória incumbe à parte autora provar a propriedade do bem, a posse injusta exercida pela parte ré e a individualização do bem. Circunstância dos autos em que restaram preenchidos os requisitos impunha-se a procedência da ação. Honorários advocatícios que majoro para 20% (vinte por cento) do valor atribuído à causa devidamente atualizado. Ficando sua exigibilidade suspensa diante do deferimento da Justiça gratuita. Apelo a que se nega provimento. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Apelação nº 0000657-78.2015.8.17.2810, em que é apelante (...) e apelado (...), acordam os Exmos. Srs. Desembargadores que compõem a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco, à unanimidade, em NEGA PROVIMENTO, na forma do relatório, votos e das notas taquigráficas, anexos que passam a integrar o presente julgado. Recife, DES. ITABIRA DE BRITO FILHO - Relator - (TJPE, APELAÇÃO CÍVEL 0000657-78.2015.8.17.2810, Relator(a): ITABIRA DE BRITO FILHO, Gabinete do Des. Itabira de Brito Filho, Julgado em 21/11/2022, publicado em 21/11/2022)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 560 ... 566  - Seção seguinte
 Da Manutenção e da Reintegração de Posse

DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS (Seções neste Capítulo) :