Arts. 439 ... 440 ocultos » exibir Artigos
Art. 441. Serão admitidos documentos eletrônicos produzidos e conservados com a observância da legislação específica.
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 441
TRT-2
ACÓRDÃO
VALIDADE DE MENSAGENS DE WHATSAPP COMO PROVA. NECESSIDADE DE OBEDIÊNCIA A PRINCÍPIOS LEGAIS, DE MODO A ASSEGURAR A HIGIDEZ DA PROVA. As mensagens de whatsapp apresentadas nos autos como prova, bem como os links apresentados na petição inicial, foram desconsiderados pela r. sentença guerreada, considerando que não é possível confirmar a cadeia de custódia da prova (autenticidade, confiabilidade, completude e credibilidade da prova), assim como, o teor das informações por impossível a aferição das circunstâncias e efetivo contexto da conversa obtida. E é certo que a juntada de tais documentos se ...
+103 PALAVRAS
... refere-se à constância da exposição no contexto da função desempenhada. Ainda que breves, os acessos devem ser integrados de forma sistemática à rotina funcional para configurar o risco ocupacional. A função de Operador de Loja, exercida pela reclamante, não envolvia diretamente atividades de reposição ou abastecimento que demandassem ingressos sistemáticos em câmaras frias, sendo estas atribuições dos repositores, conforme declarado por diversos paradigmas ouvidos, com uniformidade nas declarações.
(TRT-2; Processo: 1000114-20.2025.5.02.0371; Relator(a). DANIEL VIEIRA ZAINA SANTOS; Órgão Julgador: 15ª Turma - Cadeira 5; Data: 06/08/2025)
06/08/2025 •
Acórdão em Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo
COPIAR
TJ-RS Práticas Abusivas
ACÓRDÃO
APELAÇÃO CÍVEL. NEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. CONTRATO ELETRÔNICO. ASSINATURA DIGITAL. VALIDADE DA CONTRATAÇÃO. REGULARIDADE DO DÉBITO. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA MANTIDA. I. Caso em Exame 1.1 Recurso de apelação interposto contra sentença que julgou improcedentes os pedidos de declaração de inexistência de débito e indenização por danos morais, formulados pela parte autora contra a instituição financeira ré. 1.2 A apelante sustenta que a simples apresentação de documentos eletrônicos pela ...
+95 PALAVRAS
... admitidos documentos eletrônicos que observam a legislação específica. 3.2 A ré apresentou contrato digital com assinatura eletrônica certificada, com informação de código de autenticação, data, hora, IP e e-mail, cujo endereço não foi rebatido pela parte autora, comprovando a regularidade da contratação. 3.3 Inexistindo ilicitude na cobrança e regular a inclusão do nome da parte autora nos cadastros de inadimplentes, não se verifica o dever de indenizar por danos morais. RECURSO DE APELAÇÃO DESPROVIDO.
(TJ-RS; Apelação Cível, Nº 50295757920238210008, Décima Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Roberto José Ludwig, Julgado em: 04-06-2025)
11/06/2025 •
Acórdão em Apelação
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA