O chat GPT se tornou conhecido porque os usuários da Internet podem fazer qualquer pergunta e, geralmente, receber uma resposta precisa com palavras eloquentes. Com esses chats, as oportunidades de busca por informações são infinitas. No entanto, no universo jurídico, essa solução está sendo recebida com preocupação e isso é normal, pois esses profissionais trabalham com diversas leis.
Mas também existem entusiastas do uso desses chatbots na advocacia. Há aqueles que, pela curiosidade, tentam analisar o funcionamento do sistema, que é atrativo por contar com os mecanismos da Inteligência Artificial (IA). E tem também os profissionais que ficam contentes em utilizar a ferramenta e aproveitar os seus benefícios sem considerar os riscos.
Neste post, vamos explicar melhor como funciona o GPT na advocacia e como ele pode ser usado no Direito! Acompanhe!
O que são os chats GPT?
Chat Generative Pre-Trained Transformer (ChatGPT) é um chatbot interessante lançado em 2022 pela empresa OpenAI após algum tempo de pesquisa e de implantação de IA. A solução conta com um modelo de linguagem que pode gerar textos realistas e muito semelhantes aos conteúdos humanos, consegue fazer a tradução de idiomas e resumo de artigos, por exemplo.
Os Agentes do ChatGPT são ferramentas de linguagem treinadas com terabytes de dados da Internet para fornecerem aos aplicativos de IA a capacidade de gerar textos, de acordo com prompts específicos. Portanto, eles estão entre as maiores redes neurais que foram modeladas conforme funciona o cérebro humano.
Consequentemente, essas soluções coletam dados e produzem uma resposta que melhor corresponda às solicitações dos usuários. Na realidade, os ChatGPTs podem gerar respostas rápidas de conteúdos informativos sobre qualquer assunto sempre que for solicitado. Isso o torna útil, por exemplo, para atendimento ao cliente, automação de tarefas e até para geração de documentos jurídicos.
Como funciona o uso dos chatbots na advocacia?
Na advocacia, os ChatGPTs são frequentemente utilizados em sites dos escritórios nas mais diversas áreas, dentre as quias:
1. Pesquisa preliminar de temas jurídicos
Ferramentas de IA podem ser utilizadas para obter explicações iniciais sobre conceitos, princípios legais ou doutrinas jurídicas, servindo como ponto de partida para aprofundamentos em fontes confiáveis.
2. Leitura e extração de informações de PDFs (petições, iniciais, contratos, etc.)
O ChatGPT pode auxiliar na leitura e compreensão de arquivos em PDF, especialmente aqueles contendo peças processuais ou documentos complexos.
3. Revisão de linguagem e clareza textual
O ChatGPT pode revisar a linguagem de petições, tornando o texto mais direto, claro ou técnico, conforme desejado.
4. Tradução e adaptação de textos jurídicos
Pode ser usado para traduções preliminares ou para adaptar linguagem jurídica para o público leigo em comunicações extrajudiciais.
No entanto, esses chatbots não podem substituir os advogados, pois os dados fornecidos, por vezes, desviam da realidade.
Qual é o papel do advogado com os chats GPT?
O ChatGPT jurídico é um chatbot com IA desenvolvido especificamente para auxiliar os advogados, tendo como base a arquitetura GPT-3.5 e treinamento com uma grande quantidade de dados legais.
Diante disso, a solução pode fornecer aos juristas um nível de assistência sem precedentes, ajudando-os em uma ampla gama de tarefas.
Conciliador
O GPT faz pesquisas jurídicas e melhora o gerenciamento de relacionamento com clientes. Ele pode ser uma ferramenta incrivelmente valiosa para advogados, automatizando as tarefas rotineiras e conferindo maior eficiência aos usuários.
A sua atuação libera tempo para que os juristas se concentrem em tarefas mais complexas e de alto valor, como fornecer consultoria jurídica e atuar como conciliador.
Mediador
O advogado que trabalha em conjunto com o ChatGPT tem a sua produtividade aprimorada. Desse modo, as soluções de IA ajudam os escritórios de advocacia a aumentar a sua produção e abrem espaço para aceitar mais clientes sem ter que contratar novos profissionais.
Elas fazem previsões sobre resultados de processos judiciais e facilitam o trabalho de quem atua como mediador.
Psicológico
Com o ChatGPT, fica mais fácil melhorar o atendimento ao cliente, prestar serviços com mais qualidade e tirar dúvidas com agilidade e precisão. Em virtude disso, os advogados podem começar a construir relacionamentos mais fortes com os seus clientes, aumentar a sua satisfação e ouvir com calma as suas queixas.
Quais as vantagens e facilidades no uso do chat pelo advogado?
As principais vantagens do ChatGPT são:
- economia com custos de pessoal;
- acessibilidade aos serviços jurídicos;
- poder da automação para responder a um cliente em segundos;
- envio automático de e-mails;
- aumento da integração entre os profissionais;
- fácil acesso para gerenciar informações de histórico de clientes;
- análise de estudos de caso e leis relevantes agilizada;
- maior capacidade de resposta para satisfazer os clientes;
- simplificação do fluxo de trabalho.
Quais são os riscos envolvidos no uso do chat pelo advogado?
A profissão jurídica envolve uma enorme quantidade de interação humana, interpretação de leis e decisões jurisprudenciais. O julgamento de um processo ainda é algo difícil para a IA replicar, a ética jurídica e as regras de conduta profissional exigem que os advogados humanos tomem certas decisões.
Por isso, veja a seguir alguns riscos que o ChatGPT pode oferecer!
O funcionário bajulador
Um dos maiores riscos evidenciados na plataforma é obter a falsa sensação de que suas ideias são sensacionais e o raciocínio sugerido é o melhor caminho, levando o profissional a adotar estratégias furadas e até podendo incorrer em litigância de má fé.
Isso ocorre porque o algoritmo da maioria das plataformas são moldados para manter o usuário conectado, fixado na tela. E a estratégia de bajular, concordar com tudo se provou ser um mecanismo eficaz para isso. No entanto, ao usar profissionalmente, o Advogado pode ficar confiante numa tese já superada e oferecer ganhos irreais aos clientes, podendo responder complicados processos éticos e de responsabilidade civil.
Erro na pesquisa
Os advogados devem prestar atenção para não criar uma dependência excessiva do ChatGPT e de outras soluções de IA semelhantes. O conhecimento jurídico dessas ferramentas não deve ser superestimado porque elas geram conteúdos baseados nos padrões usados em seu treinamento, podendo cometer erros na pesquisa. Os seus recursos nem sempre serão suficientes para áreas especificas do Direito.
Indicações de falsas jurisprudências
O ChatGPT pode ser vulnerável a um tipo de alucinação e criar conteúdo incorreto ou indicar falsas jurisprudências. Essa solução, assim como outros programas de IA, tem a capacidade de fabricar fatos e produzir fontes sem ter o acesso a dados suficientes.
Em determinadas situações, o GPT tem a tendência de criar estudos científicos para responder aos usuários.
Problemas nas transcrições de leis
Outro problema proeminente do ChatGPT são os erros que ele comente ao transcrever os artigos das leis. Como essa solução é baseada em um grande conjunto de dados contidos no GPT-3, ela tende a reproduzir as informações e os vieses ali encontrados.
A inclusão de leis superadas ou sem a atualização das modificações realizadas pelo legislador pode causar problemas.
Como começar a utilizar os chats GPT?
A IA já transformou o setor jurídico, e o ChatGPT é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar muito os advogados em suas operações diárias, mas não para fazer todo o trabalho. Ela traz facilidades, economia de custos e de tempo.
Observe abaixo como essa ferramenta tecnológica pode ajudar a alavancar o seu escritório de advocacia!
Elaboração de textos simples
Plataformas de IA já trazem inúmeras ferramentas para criar uma ampla variedade de textos simples que auxiliarão o profissional. Mas foque em elaborar tópicos curtos, pois quando a plataforma elabora um texto completo, por vezes se torna repetitiva e prolixa.
E-mails
A implementação do ChatGPT é um processo direto que envolve determinar as suas necessidades. Você pode treinar o chat para enviar e-mails, fazer o agendamento de reuniões, marcar compromissos com os clientes e muito mais.
A ferramenta também envia lembretes para que os interessados compareçam aos eventos agendados.
Notificações
O GPT tem a capacidade de elaborar alguns documentos, como notificações extrajudiciais. A elaboração de uma notificação é uma tarefa para a qual ele pode ser treinado, assim como para a digitação de contratos e peças processuais simples. Além disso, ele oferece sugestões de cláusulas e garante que o documento seja formatado corretamente.
Como a OAB se posicionou sobre o uso do Chat Gpt?
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou recentemente recomendações para assegurar que a adoção dessas tecnologias respeite os princípios fundamentais da advocacia, garantindo a transparência, a responsabilidade profissional e a proteção dos direitos do cliente.
Recentemente, o CNJ igualmente aprovou um regulamento atualizando a Resolução nº 332/2018, sobre o uso da IA no Poder Judiciário, destacando sobre a necessidade de transparência com o cliente sobre o uso de IA.
As diretrizes da OAB reforçam a necessidade de supervisão humana, transparência com os clientes e compromisso com a segurança da informação. Advogados que adotarem essas boas práticas poderão aproveitar ao máximo o potencial da IA sem comprometer a integridade da profissão e a confiança dos clientes.
Sobre o tema, veja um modelo de comunicação ao cliente sobre o uso de IA.
Entendeu os riscos e funcionalidades de usar chatbots na advocacia? Saiba que o ChatGPT dificilmente substituirá os advogados no futuro, mas é importante se adaptar ao uso das novas ferramentas. Embora a IA tenha feito grandes progressos, podendo realizar algumas tarefas anteriormente reservadas aos humanos, a substituição de pessoas pelas máquinas não é algo simples de se realizar.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que os seus seguidores tenham acesso a essas informações!