Gestão na advocacia: 5 dicas práticas

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Por Modelo Inicial
16/10/2019  
Gestão na advocacia: 5 dicas práticas - Geral
Entenda que estratégias um advogado pode utilizar para realizar a gestão correta da sua carreira.

Neste artigo:
  1. Elabore um planejamento estratégico
  2. Realize uma boa gestão de processos
  3. Invista no tratamento ao cliente
  4. Utilize a tecnologia a seu favor
  5. Invista no marketing digital

Com o grande número de profissionais que se formam em todos os semestres e devido à competitividade do mercado de trabalho, ser um advogado de sucesso é uma tarefa que tem exigido cada vez mais dedicação e emprego de estratégias adequadas. Nesse ponto, a gestão na advocacia é uma aliada fundamental e pode ser capaz de colocar o nome do operador do Direito em evidência no mundo jurídico.

Realizar o gerenciamento de um escritório de advocacia não é tarefa das mais simples: o profissional deve ter muita organização e comprometimento para alinhar uma prestação de serviço adequada para os seus clientes com o cumprimento de prazos e obrigações. Ressaltamos, no entanto, que com o emprego de técnicas corretas essa missão será facilitada e o profissional alcançará êxito no seu ofício.

Ficou interessado em saber como facilitar a gestão no seu escritório de advocacia? Então, este post é para você! Continue a leitura e confira as 5 dicas que vamos apresentar.

1. Elabore um planejamento estratégico

Qualquer processo de gerenciamento, seja na advocacia ou em outro ramo, deve ter como base um planejamento. Essa ferramenta servirá como diretriz para que o advogado tenha base histórica para suas atitudes, tome decisões certeiras e esteja PREPARADO para imprevistos.

A gestão na advocacia passa muito por este ponto. Um dos maiores erros de advogados é iniciar a atividade sem traçar metas, elaborar planos de ações e identificar pontos fortes e fracos. Devido a essa desorganização, alguns operadores do Direito acabam entrando em sociedades que não há COMPATIBILIDADE, ou mesmo abraçando uma carreira autônoma sem detenção das HABILIDADES necessárias.

Por isso, você, advogado, deve traçar um planejamento de tudo que deseja colocar em prática durante determinado período. Trace metas, reconheça quais são os pontos que podem ser melhorados e acompanhe os seus resultados.

Dessa forma, você terá a noção exata de como a sua carreira jurídica está caminhando e que atitudes e decisões pode tomar para desenvolvê-la ainda mais ou para corrigir falhas. Quando o advogado consegue verificar esses aspectos, ele passa a ACOMPANHAR RESULTADOS e ter ascensão na carreira

2. Realize uma boa gestão de processos

Um dos alicerces fundamentais para o sucesso de um advogado é uma gestão correta dos seus processos. Essa atitude deve ser inerente à carreira do advogado. E quando nos referimos à gestão de processos não são apenas os jurídicos, mas todas as rotinas relacionadas à operação do escritório.

Essa atitude envolve desde a gestão de redes sociais, sistema financeiro de um escritório jurídico até a contratação de pessoal, captação de clientes e o acompanhamento de prazos e andamentos. Se todos esses setores estiverem alinhados, pode-se dizer que o escritório está organizado e totalmente pronto para atingir êxito no mundo jurídico.

Quando o advogado desempenha seu ofício com a correta gestão dos processos do seu escritório os ganhos são perceptíveis, pois favorece o melhor aproveitamento do tempo, e, consequentemente, MAIOR EFICIÊNCIA e retorno da hora técnica. Desse modo, potencializam-se lucros e o prestígio.

3. Invista no tratamento ao cliente

O cliente é um dos pilares fundamentais do exercício da advocacia. É por eles e para eles que o profissional do Direito exerce o seu nobre ofício e é dessa relação que advêm os resultados.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO - E em um mercado tão competitivo em que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço, desenvolver diferenciais nesse ponto, em especial no tratamento humano e personalidade é essencial. Assim, será possível fidelizar clientes e ampliar indicações.

CONFIANÇA - Por isso, uma gestão na advocacia feita de forma consciente deve levar em conta esse ponto. Desenvolva métodos e estratégias para que o seu cliente se sinta acolhido e totalmente representado por você. Além disso, mantenha-o sempre a par do andamento de seus processos e de qualquer atividade que seja realizada em relação ao seu pedido junto à justiça, fortalecendo a confiança.

Assim, ele se sente parte integrante da relação processual, junto ao profissional que o representa, e percebe que a sua escolha pelo representante foi muito bem feita. O resultado são indicações e a condição de advogado de confiança daquela pessoa para todos os assuntos.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma tendência em todos os setores do mercado. Ela é capaz de dinamizar e facilitar processos, tornando-os mais céleres e seguros. Na advocacia não é diferente: vários softwares jurídicos e aplicativos para advogados viabilizam a atuação dos profissionais do Direito e promovem uma gestão na advocacia mais adequada.

Por isso, utilize a tecnologia a seu favor. Faça uso de sistemas jurídicos que facilitem a COMUNICAÇÃO entre os profissionais do seu escritório, o CONTROLE de prazos e andamentos processuais e a relação com os clientes.

Outro aspecto base da vida de um advogado são as peças processuais que ele tem que desenvolver no exercício de sua profissão. Além da atualização constante do arcabouço legal brasileiro, cada caso concreto exige suas peculiaridades, portanto, canalize sua energia no desenvolvimento da estratégia processual, utilizando MODELOS PRONTOS de petições.

Em um mercado tão competitivo, poupar tempo no desenvolvimento de qualquer atividade é essencial para que esse período seja investido naquilo que é INSUBSTITUÍVEL POR MÁQUINAS, pensar a estratégia. Por isso, contar com modelos prontos de documentos jurídicos, correspondentes para pequenas intervenções e principalmente gestão de processos são excelentes alternativa para potencializar a gestão na advocacia.

5. Invista no marketing digital

Dentre os desafios da Advocacia não se pode negar que a captação de clientes continua sendo uma tarefa árdua. Dentre as facilidades tecnológicas, o ddvogado moderno não pode deixar de construir uma marca digital, e se tornando uma referência na área. Para tanto, alguns passos importantes devem ser dados:

1. INÍCIO: Toda mudança de hábito exige um trabalho dobrado. Tente dedicar um tempo por semana na construção de conteúdo. Dificilmente os resultados aparecerão rapidamente, trace metas e persiga-as;

2. AUTORIDADE: Aposte em compartilhar seu conhecimento e sua experiência. Seja em blogs, fóruns ou num webinar, as plataformas digitais não tem restrições no seu compartilhamento, mas invista em qualidade e originalidade no seu conteúdo para que você seja visto e seja possível construir uma autoridade;

3. CONSISTÊNCIA: A constante publicação de conteúdo de qualidade coloca você a frente de inúmeras outras opções que os canais de busca tem para oferecer ao seu cliente. Portanto, busque manter uma consistência nas publicaçòes e atualizar seu conteúdo.

Em breves considerações, você percebeu que a gestão na advocacia ultrapassou a mera administração de prazos, sendo fundamental uma construção multidisciplinar de habilidades. Utilize estas e outras táticas já compartilhadas em busca de evidência, que os resultados gradativamente aparecerão.

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