MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Ação de revogação de doação

Atualizado por Modelo Inicial em 08/03/2024
A revogação da doação é cabível nos casos de ingratidão ou por descumprimento do encargo. Os casos de ingratidão são previstos no Art. 557 do CC e ocorre: I - se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; II - se cometeu contra ele ofensa física; III - se o injuriou gravemente ou o caluniou; IV - se, podendo ministrá-los, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava. Difere-se dos casos de anulação da doação que ocorre nos casos de vício de consentimento, incapacidade ou outra nulidade do ato jurídico em que o modelo é distinto.

AO JUÍZO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE


Para os casos de doação inoficiosa, vício de consentimento ou demais nulidades, veja modelo específico para anulação de doação.


AÇÃO DE REVOGAÇÃO DE DOAÇÃO
C/C INDENIZAÇÃO


DOS FATOS QUE AMPARAM A PETIÇÃO INICIAL

Previamente a interposição da ação houve a tentativa de resolução dos fatos junto ao Réu sem êxito, pelo contrário , razão pela qual move a presente ação.

DO DIREITO

  • Nos termos do artigo 538 do Código Civil considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.
  • O direito do Autor vem primordialmente amparado no Código Civil o qual dispõe as condições de validade de um negócio jurídico.
  • Ou seja, diante do , como já destacado anteriormente, o Autor tem direito ao desfazimento da doação. Portanto, outro não poderia ser o entendimento se não o necessário provimento da presente ação.

DAS PROVAS QUE PRETENDE PRODUZIR

O Autor pretende instruir seus argumentos com as seguintes provas:

a) depoimento pessoal do Réu, para esclarecimentos sobre ;

b) ouvida de testemunhas, cujo rol será depositado em Cartório na devida oportunidade,

c) a juntada dos documentos em anexo, em especial ;

d) reprodução cinematográfica a ser apresentada em audiência nos termos do Parágrafo Único do art. 434 do CPC;

e) análise pericial da ;

Tais provas são indispensáveis à perfeita compreensão dos fatos, conforme precedentes sobre o tema:

  • CERCEAMENTO DE DEFESA. OCORRÊNCIA. AÇÃO DE ANULAÇÃO DE DOAÇÃO CUMULADA COM PENA DE SONEGADOS. VÍCIO DE CONSENTIMENTO. IRREGULARIDADE NO INSTRUMENTO DE DOAÇÃO. AUTORES DA HERANÇA IDOSOS E ENFERMOS. DOADORES FALECIDOS QUE NÃO DISPUNHAM DE CONDIÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS PARA DISPOR DO BEM E LAVRAR O INSTRUMENTO DE DOAÇÃO. REGULARIDADE DA DOAÇÃO QUE NÃO É APREENSÍVEL DE PLANO COM BASE NA PROVA DOCUMENTAL. NECESSIDADE, POIS, DA PRÉVIA REALIZAÇÃO DE PROVA TÉCNICA, POSTULADA PELOS DEMANDANTES. SENTENÇA ANULADA. RECURSO PROVIDO. (TJ-SP - APL: 10262750220148260576 SP 1026275-02.2014.8.26.0576, Relator: Vito Guglielmi, Data de Julgamento: 27/06/2017, 6ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 27/06/2017)

Razão pela qual, indispensáveis a produção das provas acima referidas.

IMPORTANTE: Incumbe à parte instruir a petição inicial com todos os documentos destinados a provar suas alegações. Art. 434. CPC. Só serão admitidos documentos posteriormente se devidamente provada a inacessibilidade há época da distribuição. Art. 435, Parágrafo Único.

DOS PEDIDOS

Por todo o exposto, REQUER:

  1. A concessão da gratuidade de justiça, nos termos do art. 98 do Código de Processo Civil;
  2. O deferimento da medida liminar para fins de determinar a indisponibilidade dos bens, para impedir qualquer ato que comprometa a integridade, bem como a sua disposição;
  3. A citação do Réu para responder, querendo;
  4. A total procedência da ação para:
    4.1 Revogar a doação do ,
    4.2 Seja o Réu condenado ao pagamento indenizatório pelo descumprimento do encargo assumido, no valor de % do valor do imóvel ;
  5. A produção de provas admitidas em direito;
  6. A condenação do réu ao pagamento de honorários advocatícios nos parâmetros previstos no art. 85, §2º do CPC;
  7. Desde já manifesta seu interesse na audiência conciliatória, nos termos do Art. 319, inc. VII do CPC.
  8. Requer que as intimações ocorram EXCLUSIVAMENTE em nome do Advogado , OAB .
  9. INTIMAÇÃO EM NOME DE ADVOGADO ESPECÍFICO: O pedido de intimação em nome exclusivo de um Advogado serve para resguardar o controle das notificações em caso de juntada de substabelecimentos ou procurações futuras no processo (eventuais diligências), com o risco de publicação somente em nome do novo Advogado. Veja precedente: "Havendo requerimento expresso de publicação exclusiva, é nula a intimação em nome de outro advogado, ainda que conste dos autos instrumento de procuração ou substabelecimento, haja vista o cerceamento de defesa (art. 236, § 1º, do CPC) (...) Na hipótese dos autos, é possível concluir que a publicação do acórdão de fls. 614/620 não levou em consideração pedido pretérito para que as publicações fossem realizadas em nome de advogado específico, restando evidenciado o cerceamento de defesa, (...)." (STJ - REsp: 1577282 MA 2015/0327496-5, Relator: Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, Data de Publicação: DJ 02/10/2018)
  10. Por fim, manifesta o na audiência conciliatória, nos termos do Art. 319, inc. VII do CPC.

Dá-se à causa o valor de R$

Nestes termos, pede deferimento.

  • , .

ANEXOS








Ao chegar ao final da inicial, revise uma, duas vezes a peça. De preferência, passe para um colega revisar, evitando a leitura "viciada" daquele que elabora a ação. Seja objetivo e destaque os elementos necessariamente relevantes, de forma que direcione o julgador aos fatos que influenciem de fato à conclusão do direito. Se houver alguma nova dica nos envie!! Colabore com a continuidade desta plataforma. ;)



VER MODELO COMPLETO