Artigo 25 - Lei nº 8.629 / 1993

VER EMENTA
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Arts. 1 ... 24 ocultos » exibir Artigos
Art. 25. O orçamento da União fixará, anualmente, o volume de títulos da dívida agrária e dos recursos destinados, no exercício, ao atendimento do Programa de Reforma Agrária.
§ 1º Os recursos destinados à execução do Plano Nacional de Reforma Agrária deverão constar do orçamento do ministério responsável por sua implementação e do órgão executor da política de colonização e reforma agrária, salvo aqueles que, por sua natureza, exijam instituições especializadas para a sua aplicação.
§ 2º Objetivando a compatibilização dos programas de trabalho e propostas orçamentárias, o órgão executor da reforma agrária encaminhará, anualmente e em tempo hábil, aos órgãos da administração pública responsáveis por ações complementares, o programa a ser implantado no ano subseqüente.
Arts. 26 ... 28 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 25

Lei:Lei nº 8.629   Art.:art-25  

TJ-RS Cláusulas Abusivas


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. PROMESSA DE COMPRA E VENDA. AÇÃO REVISIONAL DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS DO FINANCIAMENTO CONTRAÍDO PARA AQUISIÇÃO DO IMÓVEL. JUROS REMUNERATÓRIOS DE 12% AO ANO. ABUSIVIDADE NÃO VERIFICADA. ART. 25 DA LEI Nº 8.629/93. CAPITALIZAÇÃO DE JUROS. TABELA PRICE. ADOÇÃO DO MÉTODO QUE NÃO IMPLICA DISPOSIÇÃO CONTRATUAL ABUSIVA. AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JUROS SOBRE JUROS. CORREÇÃO MONETÁRIA. INCIDÊNCIA DO IGP-M, ÍNDICE QUE MELHOR REFLETE A DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA NACIONAL EM RAZÃO DA FLUTUAÇÃO INFLACIONÁRIA. COMISSÃO DE PERMANÊNCIA. INEXISTÊNCIA DE CLÁUSULA CONTRATUAL COM ESSE TEOR. SEGURO PRESTAMISTA. VÍCIO DE CONSENTIMENTO NÃO EVIDENCIADO. CONTRATAÇÃO DE SEGURO CONJUNTA À AQUISIÇÃO IMOBILIÁRIA QUE, POR SI SÓ, NÃO IMPLICA RECONHECIMENTO DA VENDA CASADA. DISPOSIÇÃO DE BENEFÍCIO RECÍPROCO. TARIFA DE ADMINISTRAÇÃO. CLAREZA DA CLÁUSULA CONTRATUAL. CONTRAPARTIDA PECUNIÁRIA DECORRENTE DE CUSTOS DA ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DO INSTRUMENTO DE FINANCIAMENTO. ABUSIVIDADE NÃO CARACTERIZADA. JUROS MORATÓRIOS DE 1% AO MÊS. LEGALIDADE. MANTIDA A DISTRIBUIÇÃO SENTENCIAL DOS ÔNUS DE SUCUMBÊNCIA. MAJORAÇÃO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DEVIDOS AO PATRONO DA PARTE RÉ. APELO DESPROVIDO. (TJ-RS; Apelação Cível, Nº 50082940920198210008, Décima Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ícaro Carvalho de Bem Osório, Julgado em: 23-03-2023)
Acórdão em Apelação | 03/04/2023

STJ


EMENTA:  
ADMINISTRATIVO. DESAPROPRIAÇÃO. REFORMA AGRÁRIA. ARTS. 25 DA LEI 8.629/1993; 3º, 4º, VII, 14 DA LEI 6.938/1981 E , III, DA LEI 12.651/2012. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. INDENIZAÇÃO. VALOR. LAUDO PERICIAL. JUROS COMPENSATÓRIOS. TERMO FINAL. EFETIVO PAGAMENTO. TDA COMPLEMENTAR. TERMO INICIAL PARA RESGATE. IMISSÃO NA POSSE. PASSIVO AMBIENTAL. OBRIGAÇÃO PROPTER REM. DEDUÇÃO DO VALOR DA INDENIZAÇÃO. CABIMENTO.1. ...
« (+557 PALAVRAS) »
...
emitidos com dedução do tempo decorrido a partir da imissão na posse, mais uma vez, o recorrente não tem razão, pois o Superior Tribunal de Justiça consolidou o posicionamento exatamente em tal sentido sobre a matéria 9. O valor relativo ao passivo ambiental da propriedade deve ser excluído da indenização, eis que a recuperação da Área de Preservação Permanente e da Reserva Legal, assim como outras incumbências incidentes sobre o imóvel e decorrentes da função ecológica da propriedade, constitui obrigação propter rem; logo, parte inseparável do título imobiliário, inexistindo, no ordenamento jurídico brasileiro, direito adquirido a degradar ou poluir, ou a desmatamento realizado.10. Recurso Especial parcialmente conhecido e, nessa parte, parcialmente provido. (STJ, REsp 1755077/PA, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 17/10/2018, DJe 04/02/2019)
Acórdão em DESAPROPRIAÇÃO | 04/02/2019

TRF-1


EMENTA:  
PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. DESAPROPRIAÇÃO POR INTERESSE SOCIAL PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO. PREQUESTIONAMENTO. VÍCIOS INEXISTINTES. RECURSOS NÃO PROVIDOS. 1. O expropriado afirma que o acórdão padece de omissão, pois ao analisar o percentual relativo aos honorários de sucumbência, deveria aplicar o disposto no art. 19, §1º, da Lei Complementar n. 76/1993, o qual preveria que a parcela poderia ser fixada em até vinte por cento sobre a diferença entre o valor da indenização e o preço oferecido. 2. O acórdão ...
« (+637 PALAVRAS) »
...
INCRA sustenta ainda que da parte dispositiva do acórdão deve constar a determinação de que a correção monetária deve ser efetuada nos termos do Manual de Cálculos da Justiça Federal, e, em relação aos Títulos da Dívida Agrária, que possuem regulamentação própria, nos termos do Decreto nº 578/92 e da Lei nº 8.177/91. 10. Verifica-se que tal passagem constou de capítulo do acórdão relativo aos juros de mora e à correção monetária, sendo que, quanto ao tema, foi negado provimento à apelação do INCRA. A sentença proferida, assim como acórdão, determinou a observância do Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal, sendo que este expressamente indica a observância dos critérios aludidos. Inexiste, portanto, omissão a ser sanada. 11. Embargos de declaração não providos. (TRF-1, EDAC 0028040-15.1996.4.01.3800, DESEMBARGADOR FEDERAL NÉVITON GUEDES, QUARTA TURMA, PJe 17/09/2021 PAG PJe 17/09/2021 PAG)
Acórdão em EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA APELAÇÃO CIVEL | 17/09/2021
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

(Conteúdos ) :