Art. 71. O salário-maternidade é devido à segurada da Previdência Social, durante 120 (cento e vinte) dias, com início no período entre 28 (vinte e oito) dias antes do parto e a data de ocorrência deste, observadas as situações e condições previstas na legislação no que concerne à proteção à maternidade.
§ 2º O salário-maternidade de que trata o caput deste artigo será prorrogado por 60 (sessenta) dias em razão de nascimento de criança com deficiência permanente decorrente de síndrome congênita associada Zika.
§ 3º Na hipótese de internação hospitalar da segurada ou do recém-nascido que supere o prazo de 2 (duas) semanas, em decorrência de complicações médicas relacionadas ao parto, o salário-maternidade será devido durante o período de internação e por mais 120 (cento e vinte) dias após a alta, descontado o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto.
Arts. 71-A ... 73 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Petições selectionadas sobre o Artigo 71
Previdenciário
Previdenciário
Previdenciário
Previdenciário
Artigos Jurídicos sobre Artigo 71
Família e Sucessões
22/04/2025
Dia das Mães 2025: Uma análise jurídica sobre os Direitos da Maternidade
Comemorado em 11/05 em 2025, o Dia das mães representa uma lembrança sobre os direitos previstos na legislação brasileira de proteção à maternidade.
Previdenciário
22/02/2025
Salário maternidade: 3 erros que podem afastar o benefício
Apesar de parecer simples o atendimento aos requisitos ao auxílio maternidade, algumas situações conduzem ao indeferimento do pedido.
Previdenciário
22/02/2025
Salário-maternidade: 7 cuidados ao pedir o benefício
Você sabe como funciona o salário-maternidade? Confira este texto e conheça os requisitos e como fazer o pedido!Decisões selecionadas sobre o Artigo 71
Súmulas e OJs que citam Artigo 71
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA